Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa recebe trabalhos para inspirar escolas públicas - PORVIR
Freepik

Inovações em Educação

Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa recebe trabalhos para inspirar escolas públicas

A CBAC 2023 abre oportunidades para a exploração de uma série de temáticas, que podem ser abordadas por meio de quatro modalidades de participação: apresentação oral, poster, oficina e mostra interativa

por Redação ilustração relógio 28 de julho de 2023

A 3a edição da Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, promovida pela RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa) em parceria com o MIT Media Lab (instituição dos Estados Unidos onde surgiram a abordagem da aprendizagem criativa e o Scratch) e a UFSJ (Universidade Federal de S João Del Rei), será realizada presencialmente de 12 a 15 de novembro em São João del-Rei (MG). A partir do tema “Saberes a Compartilhar, Caminhos a Trilhar“, a CBAC 2023 convida professores, gestores, pesquisadores, artistas, empreendedores, estudantes, e demais pessoas com experiência em aprendizagem criativa a submeterem trabalhos. 

O objetivo das quatro modalidades de submissão aceitas (apresentação oral, poster, oficina e mostra interativa) é o compartilhamento dos trabalhos que têm sido desenvolvidos em escolas e ambientes não-formais de ensino durante os últimos anos, mostrar conquistas, relatar os desafios encontrados, e identificar novas possibilidades.  

O comitê de avaliação da 3ª CBAC prioriza trabalhos já testados em ambientes educacionais, criativos e que possam ser aplicados em escolas públicas. Os projetos podem ser submetidos em 16 diferentes eixos temáticos que exploram temas pertinentes à educação brasileira relacionados à Aprendizagem Criativa, uma abordagem pedagógica proposta por Mitchel Resnick, professor e pesquisador do MIT Media Lab, que baseia-se principalmente nas ideias sobre construcionismo defendidas pelo matemático sul-africano Seymour Papert.

Para Ann Valente, pesquisadora do MIT Media Lab e coordenadora do comitê de avaliação de trabalhos da 3ª CBAC, “a participação de pessoas ligadas à educação em eventos como este é de extrema importância para o compartilhamento de conhecimento e aprendizados entre profissionais que buscam a transformação da educação tradicional para um modelo que atenda às necessidades do mundo contemporâneo”.

Os trabalhos podem ser submetidos para a 3ª Conferência de Aprendizagem Criativa – CBAC 2023 até 7 de agosto no site prendizagemcriativa.org/cbac, onde estão disponíveis todas as informações sobre modalidades e eixos temáticos. 


TAGS

educação mão na massa, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x