Confira 5 planos de aula para Projetos de Vida no ensino médio - PORVIR
Porvir / iungo

Inovações em Educação

Confira 5 planos de aula para Projetos de Vida no ensino médio

Conteúdos fazem parte de nova ferramenta gratuita lançada pelo Porvir e pelo Instituto iungo

por Ruam Oliveira ilustração relógio 7 de junho de 2021

Um plano de aula bem estruturado pode ser de grande ajuda na hora de trabalhar competências como autoconhecimento, comunicação e cidadania. Para auxiliar no plano de aulas quando se trata de projetos de vida, um componente que tem atraído a atenção de cada vez mais professores, o Planejador de Aulas, um projeto do Porvir em parceria com o Instituto iungo, traz uma galeria com planos estruturados pelo iungo e por outros usuários da plataforma.

Totalmente gratuita, além da possibilidade de conferir planos de aulas de usuários de todo o país, a plataforma também permite que educadores criem seus próprios planos e compartilhem com outras pessoas, salvem o arquivo em pdf e colaborem com planos de terceiros.

Separamos aqui cinco planos de aula para serem usados no ensino médio. Confira:

Histórias de Vida e Trabalho

Crédito: enotmaks/Fotolia.com

Esse plano de aula incentiva que os jovens façam entrevistas com pessoas de seu convívio para conhecer e entender as trajetórias profissionais desses entrevistados. Proposto pelo Instituto iungo, o plano de aula é voltado para uma modalidade presencial ou semipresencial e entre as principais competências abordadas, está o autoconhecimento.

Saiba mais sobre o plano

Dilemas do Mundo e do Cotidiano

Braços diferentes da cor acima no fundo cinzentoCrédito: sebra / Foto

Como forma de incentivar os estudantes a se posicionarem eticamente em relação a temas complexos da atualidade, este plano de aula cria espaços de discussão coletiva que ajudam os estudantes a refletirem a respeito de questões pessoais. Pode ser aplicado tanto na modalidade presencial, quanto semipresencial e à distância.

Conheça o plano

Os outros são nosso espelho

Jovens posam para fotoDivulgação


Com este plano de aula, os estudantes são convidados a refletir sobre pessoas que os inspiram. O plano trabalha aspectos como identidade, autoconhecimento e histórias de vida e pode ser aplicado no modelo presencial.

Confira o plano

Gêneros Textuais

Depois da divulgação do Guia do Participante Enem 2013, o Porvir preparou algumas dicas para te ajudar a preparar seu textocrédito mavil / Fotolia.com


Explorar os gêneros discursivos como artigo de opinião, reportagem, charge, cartuns, entre outros é o mote deste plano de aula que facilitará a abordagens e aprendizagem dos diferentes gêneros textuais aprendidos no ensino médio. As atividades previstas no plano são recomendadas para um modelo semipresencial

Veja o Plano aqui

Imagem e autoimagem

Jovens reunidos mexendo em celularCrédito: Freepik


Como se vêem os estudantes? E de que forma os observam os que estão à volta? Por meio de um questionário enviado via WhatsApp para amigos e familiares, os estudantes são convidados a fazer uma reflexão sobre autoimagem e como se veem nas redes sociais. As respostas que recebem podem servir para trabalhar o autoconhecimento e identidade dos jovens.

Acesse o plano

Leia mais:
Nova ferramenta Porvir/Instituto iungo apoia professores na criação de planos de aula sobre Projetos de Vida
Rede pública promove trabalho coletivo entre educadores para planejar atividades remotas


TAGS

ensino médio, projeto de vida

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

12 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
12
0
É a sua vez de comentar!x