Conheça 12 professores que transformam suas realidades - PORVIR
Crédito: Fatcamera/iStock

Inovações em Educação

Conheça 12 professores que transformam suas realidades

Prêmio Professor Transformador divulga lista de finalistas; vencedores serão conhecidos em maio

por Redação ilustração relógio 15 de março de 2022

O Instituto Significare e a Bett Brasil anunciaram os 12 projetos transformadores, alinhados às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que passam à etapa final da premiação.

As práticas destacam como educadores e alunos atuam juntos, em projetos com a comunidade, para desenvolver habilidades de socialização e empatia, além de práticas que levam a sustentabilidade como princípio. Em várias iniciativas, a tecnologia também é uma ferramenta que impulsiona o uso de metodologias ativas e proporciona ao professor novas abordagens com suas turmas.

Uma banca composta por especialistas, mestres e doutores em educação foi responsável por analisar os 350 projetos pré-selecionados na etapa anterior. A classificação final de cada categoria será anunciada durante a Bett Brasil 2022, considerado o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que será realizado de 10 a 13 de maio, em São Paulo (SP), no Transamerica Expo Center.

Os segundos e terceiros colocados em cada uma delas receberão R$ 2,5 mil, troféu e a oportunidade de apresentar seus projetos na Bett Brasil. Já os vencedores em cada categoria serão premiados com R$ 7 mil, troféu, participação na Bett Brasil, divulgação do projeto vencedor em matéria especial para veiculação na mídia e o certificado “Escola que acredita na transformação pela educação”.

Todas as atualizações sobre o Prêmio Professor Transformador podem ser acompanhadas pelo blog do Instituto Significare. As iniciativas contemplam os quatro segmentos da educação básica, da educação infantil ao ensino médio. Conheça os finalistas:

Categoria educação infantil

Andrea Lange – Eu e você: no nosso mundo, as nossas diferenças nos tornam iguais.
Escola de Educação Básica Municipal Nossa Senhora de Lourdes
Joaçaba (SC)
O projeto tem como finalidade desenvolver e valorizar o reconhecimento da segunda língua oficial do Brasil, Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). A professora, tendo um aluno surdo em sala de aula, trouxe inclusão e inovação com o projeto, por meio de imagens com a língua de sinais por todo o ambiente escolar. Os estudantes demonstraram interesse e empatia ao se relacionar com o aluno surdo, e ele pôde se integrar de forma receptiva com a comunidade escolar.

Alessandra de Melo – O Carteiro Chegou!
Escola Municipal Professor Ismar Gonçalves
Luziânia (GO)
O projeto buscou estreitar laços afetivos entre alunos, professores e toda a comunidade escolar em tempos de isolamento social. A prática pedagógica aproximou famílias e escola, com diminuição da evasãoe o estímulo à leitura e escrita. A dinâmica estimulou o contato por cartas, bilhetes e mensagens que os pais buscavam na escola e liam em casa para as crianças, que decidiam como responder, por meio de um desenho ou ditando a resposta para um adulto escrever.

Valeria Mariano – A Liga da Reciclagem
Ume (Unidade Municipal de Ensino) Estado de São Paulo
Cubatão (SP)
O projeto foi desenvolvido devido à necessidade de se trabalhar as questões ambientais e a ressignificação do lixo doméstico produzido durante o período de pandemia. Por meio dacriação dos “super-heróis” da Liga da Reciclagem, e de lixeiras caracterizadas que seguem as cores padrão da coleta seletiva, as crianças puderam assimilar a importância da  reciclagem e do reaproveitamento do lixo limpo. A prática pedagógica buscou estimular criatividade, resolução de problemas, análise e elaboração de ideias de forma divertida e contextualizada.

 

Categoria ensino fundamental 1

Eliane Babi – Cadê o mosquito que estava aqui? O sapo comeu
Escola Municipal do Campo de Terra Nova
Castro (PR)
Em razão do aumento de casos de dengue no estado do Paraná, onde a professora reside, o projeto buscou alertar e mobilizar a comunidade sobre os cuidados a serem tomados para impedir a propagação da doença. A iniciativa mostrou aos alunos e à comunidade que a mudança de comportamento pode salvar vidas. Foram produzidas fichas técnicas explicativas sobre o Aedes aegypti, cartazes informativos e, com as ações, procurou-se eliminar possíveis focos do mosquito nas casas. O projeto englobou competências como: cultura digital, trabalho e projeto de vida e responsabilidade e cidadania.

Karina Letícia – Câmara Mirim 2019
Escola Estadual José Ferreira Maia
Timóteo (MG)
Preconceitos, discriminação e intolerância ainda estão presentes em muitos lugares e na sala de aula não é diferente. Os alunos por vezes demonstram atitudes discriminatórias e de intolerância quando alguém possui um ponto de vista ou opinião diferente. A prática pedagógica da professora Karina levou os alunos a debaterem os diferentes pontos de vista, buscando entendimento e diálogo aberto. Com o projeto, os conflitos entre os alunos diminuíram significativamente e novas visões e ações foram postas em prática dentro e fora da comunidade escolar. A metodologia utilizada consistiu em uma sequência didática de aulas, dividida em encontros temáticos. O projeto englobou várias competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), entre elas: o pensamento científico, crítico e criativo, trabalho e Projeto de Vida e argumentação.

Carlos Henrique Patrício – Escola Humanizada: Acolher, escutar e pertencer
Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto
Magé (RJ)
O projeto surgiu com o intuito de manter a comunidade escolar unida diante da pandemia, promovendo momentos de reflexão sobre as ações pedagógicas, assegurando direitos dos alunos, garantindo acesso ao conhecimento e propondo o entendimento da escola como um organismo em movimento, acolhedora e humanizada. Por meio de ações direcionadas aos alunos e professores, a prática do professor Carlos Henrique promoveu encontros virtuais e deu apoio aos que não dominavam os recursos tecnológicos necessários ao aprendizado, criou a “árvore de Leitura” para incentivar a leitura durante o período da pandemia, dentre outras ações humanizadoras. O projeto buscou trabalhar as seguintes competências da BNCC: comunicação, empatia e cooperação.

 

Categoria ensino fundamental 2

Wagner Severgnini – Aquecendo Corações
Sesi Caçador
Caçador (SC)
Visando despertar nos alunos a consciência social e ajudar de forma prática a população socialmente mais fragilizada, o projeto Aquecendo Corações levou os alunos a produzirem uma sopa que foi oferecida gratuitamente à comunidade. Os alunos também foram responsáveis pelo gerenciamento, organização do processo operacional, armazenamento e distribuição. O projeto impactou 80 famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica da cidade. As seguintes competências foram trabalhadas com a prática pedagógica: trabalho e Projeto de Vida, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.

Celiana Mota – Projeto Desiderata
Centro de Ensino Fundamental 16 de Ceilândia (Pública)
Brasília (DF)
O projeto foi criado com o intuito de promover o protagonismo estudantil buscando despertar a criticidade, a capacidade de argumentação e a participação de toda a comunidade escolar. A metodologia incluiu a promoção de rodas de conversa com especialistas, uso de vídeos temáticos, incentivo à leitura, produção de textos e a elaboração de um Diário de Bordo. O projeto englobou as seguintes competências da BNCC: comunicação, conhecimento, capacidade de argumentação, trabalho e projeto de vida.

Luciano Sanches – Shogi na escola
Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares PRF
Palmas (TO)
A iniciativa buscou inovar as aulas de jogos de tabuleiro ministradas na escola, antes preenchidas com xadrez ocidental. A popularização de animes e da cultura asiática fez com que os próprios alunos sugerissem a prática do Shogi (também conhecido como xadrez japonês) na sala de aula. Aética do jogo foi reelaborada, ultrapassando o significado de ganhar ou perder, para aprender, desenvolver, ajudar e evoluir. O projeto propiciou até mesmo um intercâmbio cultural com comunidades de jogadores de outros países. A prática englobou várias competências da BNCC, entre elas: repertório cultural, conhecimento, a comunicação e o pensamento científico, crítico e criativo.

 

Categoria ensino médio

Marcelo Luiz – Práticas corporais dos povos indígenas: corpo – cultura – inclusão – cidadania
Colégio Santo Inácio/Noturno-EJA (Privada)
Rio de Janeiro (RJ)
Considerando as adversidades históricas enfrentadas pelos povos indígenas brasileiros e que no curso de suas histórias sofreram com o silenciamento, a omissão e a invisibilização, o professor Marcelo Luiz criou o projeto para desenvolver nos alunos uma consciência ampliada de cultura e sociedade. O projeto trabalhou aspectos como inclusão, diversidade, aprendizagem específica e experimentação, no qual os alunos puderam ampliar o entendimento sobre diversidade social e cultural, examinando suas experiências e vivências, e aprendendo sobre a cultura de povos ancestrais. A iniciativa englobou competências como: repertório cultural, comunicação, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.

Renato Nunes – Reaproveitamento das águas pluviais e cinzas nas escolas do semiárido paraibano
Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho
Cajazeiras (PB)
O projeto foi desenvolvido com o intuito de transformar o espaço escolar em um local de inovação de pequenas ideias e de pluralismo cultural, enfatizando que a sustentabilidade não é feita somente de forma individual ou de pequenos grupos segregados. O impacto social do projeto resultou no desenvolvimento de uma cultura de cuidado ambiental na escola, na comunidade e serviu de piloto para a sua ampliação na rede estadual de ensino. O projeto englobou diversas competências da BNCC, entre elas: repertório cultural, trabalho e projeto de vida, e o conhecimento.

Adilson Pontes da Silva – As verduras e legumes aproveitáveis e o extrato que dá gosto
EREM (Escola de Referência em Ensino Médio)Pedro Tavares (Pública)
Camutanga (PE)
O projeto tem como ideia principal o aproveitamento de verduras e legumes, descartados em feiras livres. Sendo uma iniciativa interdisciplinar, é capaz de trabalhar habilidades e competências em diferentes áreas de conhecimento. Os alunos aprenderam o método de estudo de pesquisa científica e puderam elaborar pesquisa que aprofundou o conhecimento sobre aproveitamento de verduras e legumes, e foram provocados a pensar de maneira lógica na busca de soluções para o problema do desperdício de alimentos. O projeto abordou diversas competências da BNCC, entre elas: o pensamento científico, crítico e criativo, trabalho e Projeto de Vida, a responsabilidade e cidadania.


TAGS

educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, prêmios

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x