Conteúdos da FTD serão integrados à plataforma de educação do Google - PORVIR
crédito: pixome / Fotolia.com

Inovações em Educação

Conteúdos da FTD serão integrados à plataforma de educação do Google

Parceria anunciada nesta segunda-feira (10) levará conteúdos teóricos e exercícios para o pacote de aplicativos que pretende facilitar a vida do professor

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 10 de abril de 2017

A FTD Educação e o Google anunciaram nesta segunda-feira (10) uma parceria que levará conteúdos didáticos da editora para dentro da plataforma Google Education, pacote de aplicações com o Drive (para armazenamento de dados), o Calendário e o Sala de Aula, que permite ao professor gerenciar tarefas escolares, acompanhar a execução de trabalhos e tirar dúvidas em tempo real. A partir de agora, escolas que já acessam conteúdos por uma plataforma própria da FTD vão começar um período de transição e, em 2018, todos os exercícios e materiais serão oferecidos exclusivamente no novo ambiente.

– Conheça o guia Tecnologia na Educação do Porvir

“Há 115 anos, as primeiras obras que publicamos no Brasil foram trazidas da França, adaptados para as escolas brasileiras. Temos essa tradição secular de oferecer livros impressos e há cinco anos começamos a empreender na frente digital. Quando começamos esse desenvolvimento, não existia nenhuma solução que a gente pudesse utilizar, ainda mais gratuita como é a do Google. De acordo com a avaliação econômica e financeira, a gente acabou criando uma solução dentro de casa. Obviamente, desenvolver jogos, criar tecnologia e desenhar código não está no nosso negócio”, disse Antonio Rios, diretor superintendente da FTD Educação.

Do outro lado, o Google se diz aberto à chegada de conteúdo. “A amplitude da parceria é muito grande, pois alia conteúdos, metodologia e inovação com um plano de ação e um caso de uso bem definidos para sala de aula”, diz Rodrigo Pimentel , diretor do Google for Education no Brasil. Entre outras novidades, o pacote de aplicativos Google vai começar a conversar com um banco de mais de 100 mil questões com séries históricas de vestibulares de diversas instituições, do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e de criação da equipe interna da FTD, que são atualizadas constantemente e disponibilizadas a 10 mil escolas privadas e a um número de equivalente de instituições públicas de secretarias parceiras.

Segundo a editora, também está em jogo com a parceria um esforço para facilitar a vida do professor, seja com a parte técnica do aplicativo em sala de aula, ou com a seleção de conteúdos realizada previamente pelo grupo editorial. “Embora haja muito conteúdo disponível, o trabalho do professor para localizar o conteúdo que precisa para uma dinâmica é muito complexo e, em geral, ele não tem condições de fazer, seja por sua formação ou pela falta tempo. Para que a educação real aconteça, é fundamental entregar um conteúdo que já tenha passado por pessoas que tenham pensado no concatenamento, no nível de vocabulário adequados e se desafios propostos estão condizentes com os conceitos trabalhados com as crianças. Um professor autônomo pode usar o que ele quiser, mas a maioria precisa desse tipo de material”, diz Fernando Fonseca, gerente de inovação e novos negócios da FTD.

Com a parceria, a atualização de conteúdos de atualidades poderá chegar à conta dos alunos e professores em até três semanas, após preparo por uma equipe pedagógica. Se receber vídeos ou extras interativos, uma semana a mais é adicionada ao processo. De qualquer forma, é um prazo muito menor que a espera por uma nova versão de um livro didático, que pode levar até um ano para ser atualizado ou dois, caso a editora decida criar uma obra totalmente nova.

A FTD não divulgou modelo de assinatura para escolas ou redes de ensino.


TAGS

aplicativos, google, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x