Cursos online para professores abordam questões do retorno presencial - PORVIR
Crédito: Jason Goodman/Unsplash

Inovações em Educação

Cursos online para professores abordam questões do retorno presencial

Das temáticas socioemocionais ao apoio das metodologias ativas em diferentes disciplinas, veja uma seleção de formações que apoiam educadores a atualizar, e melhorar, suas práticas pedagógicas

por Redação ilustração relógio 24 de junho de 2022

Em um semestre no qual os estudantes voltaram à sala de aula com novas demandas, principalmente com questões ligadas aos aspectos socioemocionais e à retomada da aprendizagem, mesmo os professores mais experientes se veem em um ambiente desconhecido. 

Diante disso, buscar formações para atualizar o currículo e incrementar as práticas pedagógicas são caminhos buscados por muitos educadores, ainda mais durante o período das férias escolares. Para apoiá-los nessa escolha, o Porvir lista, abaixo, alguns cursos de especialização – e manteremos essas sugestões em constante atualização durante o mês de julho.

Confira a seleção abaixo:

Clube Porvir – Como lidar com a ansiedade na escola?

Para professores interessados em resolver os desafios da sala de aula, o Clube Porvir oferece trilhas temáticas com conteúdos formativos exclusivos, como vídeos, webinário com especialistas, curadoria de recursos, infográficos e ferramentas de aplicação. A trilha de junho fala sobre como a ansiedade pode gerar impactos na aprendizagem e como os educadores conseguem lidar com essa questão, construindo estratégias para apoiar estudantes que enfrentam esse transtorno.

Imersão – Aprendizagem visível nas áreas do conhecimento

Ministrado pelas especialistas Danielly Abud Bonilha, Malu Brandão e Julia Andrade, autora do livro “Aprendizagens visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula”, o curso é um convite para vivenciar experiências em metodologias ativas propostas pelo Project Zero (da Faculdade de Educação de Harvard) por meio de Rotinas de Pensamento Visível aplicadas em exemplos brasileiros das diferentes áreas do conhecimento. A aula acontece no dia 30 de julho, das 9h às 16h, e grupos de professores têm descontos especiais.

UFRN – Metodologias Ativas de Aprendizagem 

O curso de especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), será realizado em formato 100% online, contando com encontros e atividades disponibilizadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Entre os temas, estão Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, Storytelling e Design Thinking na Educação.

Polo Itaú Social – Percurso de formação – recuperação das aprendizagens

A formação oferece seis cursos contendo estratégias e ferramentas pedagógicas para potencializar o planejamento educacional da rede e das escolas. Cada curso pode ser feito de forma independente, mas existe uma relação sequencial entre as formações, uma vez que as temáticas se complementam.

Vivescer – Acolhimento e bem-estar na sala de aula

Os estudantes retornaram para o ensino presencial com altos índices de estresse, ansiedade, sintomas de depressão, dificuldade de aprendizagem e excesso de conflitos. O curso oferecido pela Vivescer busca apoiar professores e melhorar sua conexão com os alunos. 

Mathema – Resolução de problemas e jogos em matemática

Este curso autoinstrucional, que pode ser concluído em 65 dias, é voltado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre os temas, estão jogos, resolução de problemas e aprendizagem matemática. 

Avante – Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil

A ONG Avante oferece, na plataforma Polo, este curso para incentivar educadores a valorizar a experiência e o protagonismo das crianças na educação infantil, esclarecer concepções e práticas alinhadas com BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e informar sobre novas pesquisas e teorias da área. 

Centro de formação Escola da Vila – Minha turma é difícil! 

O curso trata de questões relativas às práticas do professor diante de desafios pedagógicos e educacionais em grupos-classe diversos, em especial no contexto pós-pandemia. Como, diante destes desafios, manter os princípios fundamentais da instituição educativa?

Rhyzos Educação – Aprendizagem por Encantamento

A Academia Rhyzos oferece para docentes de escolas públicas e privadas o curso “Aprendizagem por Encantamento – Como ter aulas encantadoras e estudantes protagonistas de seu aprendizado”. O objetivo do conteúdo é fazer com que os docentes compreendam e apliquem os fundamentos teóricos e metodológicos da Aprendizagem por Encantamento, desenvolvam planejamento, práticas e instrumentos de avaliação envolvendo a abordagem.

(atualizado em 21/07/22)


TAGS

cursos, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x