Cursos para professores com inscrições abertas - PORVIR
Freepik

Inovações em Educação

Cursos para professores com inscrições abertas – edição fevereiro 2024

Confira seleção de cursos para professores sobre projetos de vida, metodologias ativas, inclusão e outros temas

por Redação ilustração relógio 28 de fevereiro de 2024

ilustração atualização Este conteúdo foi atualizado.

A educação está em constante evolução, com novas metodologias, tecnologias e abordagens sendo desenvolvidas. Para que professores consigam encontrar propósito e levem essas novidades para suas aulas de forma integrada ao currículo, oportunidades de formação são mais que bem-vindas.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Na lista abaixo, o Porvir separou cursos e editais para que professores ingressem em redes de educadores que aplicam novas metodologias e abordagens de ensino e aprendizagem em suas escolas.

Formação em matemática

O Instituto Sidarta, em Cotia (SP), oferece o primeiro curso presencial imersivo do Programa Mentalidades Matemáticas no Brasil, em cinco encontros, de fevereiro a junho, destinado a professores das redes pública e privada. A abordagem, baseada em neurociência e desenvolvida por Jo Boaler da Universidade de Stanford (Estados Unidos), promove o ensino de matemática em um ambiente colaborativo, utilizando estratégias visuais para combater o estigma de que a matemática é apenas para gênios. 

O programa inclui 40 horas de atividades e reflexões para promover um ensino de matemática significativo. Além do curso, os participantes terão acesso a recursos didáticos, certificado e acesso a uma comunidade no WhatsApp para troca de experiências. 

Inscrições neste link para lista de espera

Metodologias ativas e projetos de vida

A temporada de 2024 do ATIVAR! Metodologias Ativas por WhatsApp está com inscrições abertas para dois cursos com certificação pela USP: “Projetos de Vida e o Bom Professor” e “Novas Arquiteturas Pedagógicas”. Indicadas para educadores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, as atividades têm a duração de oito semanas e os participantes terão o acompanhamento de tutores. Trata-se de uma iniciativa do Instituto iungo, Instituto Eurofarma, Faculdade de Educação da USP e NAP/USP (Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo).

Inscrições neste link até 8 de março

Curso sobre educação e diversidade

O projeto “Culturas em Diálogo: Educação e Diversidade” é uma iniciativa do Grupo +Unidos e da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, com o objetivo de capacitar 90 educadores da rede pública sobre culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, alinhando-se às leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 

O programa busca promover a igualdade e respeito à diversidade por meio de um curso online de abril a junho de 2024, destinado a professores, coordenadores pedagógicos e formadores de educação. O Grupo +Unidos, parceiro do projeto, é um fundo colaborativo de investimento social focado em educação e formação tecnológica, apoiando a responsabilidade social corporativa no Brasil desde 2008.

Inscrições neste link até 11 de março

Certificação em educação midiática

Inscrições para a primeira turma de 2024 do Programa de Certificação do EducaMídia estão abertas até o dia 11 de março. O programa visa capacitar educadores para disseminar educação midiática, é gratuito, mas requer seleção devido à alta demanda. Os participantes terão até 30 horas de formação online, apoio para implementar projetos e receberão certificado do Instituto Palavra Aberta, condicionado à conclusão integral do programa.

Inscrições neste link até 11 de março 

Encontro e formação em educação STEAM

O Encontro Nacional de Educação STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática), programado para setembro de 2024, é uma oportunidade de formação presencial intensiva para 250 educadores do ensino básico e técnico, além de coordenadores curriculares de escolas públicas de todo o Brasil. Este evento de uma semana, focado em formação continuada, selecionará 54 participantes para terem suas despesas custeadas pelo programa. O encontro tem como objetivo oferecer aos educadores contato com ferramentas digitais e metodologias de ensino inovadoras, para fortalecer a educação pública e preparar os jovens para o mercado de trabalho. Os participantes também desenvolverão atividades práticas e, em conjunto, devem criar planos de ação específicos para a implementação de melhorias na educação STEAM em seus estados.

Inscrições neste link até 22 de abril

Série de cursos online

O Instituto Brasil Solidário abre inscrições para uma variedade de cursos a distância gratuitos, direcionados a educadores de escolas públicas de todo o país. Essas formações, enriquecidas com interpretação em libras, abrangem temas como história da arte, desenho, pintura, xilogravura, fotografia, rádio escolar, incentivo à leitura, música, oficinas criativas, cuidados na primeira infância, teatro de bonecos, além de capacitações em planejamento familiar e atividades que incorporam conceitos de sustentabilidade.

Inscrições neste link

Percurso nas artes para professores: a fotografia na sala de aula

Este curso gratuito da Escola do Itaú Cultural busca capacitar professores para a utilização da fotografia como apoio em sala de aula, propondo possibilidades de aplicação dessa arte de diferentes formas e relacionando-a com matérias do currículo escolar. Os alunos terão contato com diferentes campos da fotografia, além da oportunidade de desenvolver um olhar crítico, criador e atento. Em modelo autoformativo e com carga horária de dez horas, a formação é ministrada por João Kulcsár – professor de fotografia e curador, com mestrado em artes pela Universidade de Kent, na Inglaterra.

Inscrições neste link

Educação Profissional e Tecnológica e o ensino médio

Voltado para professores, gestores e técnicos de secretarias de educação, o curso gratuito da Plataforma Polo reflete sobre as dimensões de currículo e da aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades, considerando seus impactos sobre os currículos dos cursos técnicos. O curso aborda o trajeto que nos trouxe ao Ensino Médio que temos hoje e as leis que o embasam, além de ampliar os conceitos de juventude e o impacto das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional e Tecnológica nos currículos da formação profissional em sua perspectiva emancipatória.

Inscrições neste link

Práticas reflexivas de educação socioemocional

A proposta deste curso oferecido pela Plataforma Escolas Conectadas é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.

Inscrições neste link

Pensando uma educação antirracista

Com a proposta de fomentar a implementação mais eficaz da lei 10.639/03, o Centro de Formação da Vila promove o curso “Entre o Remendar e o Tecer: Costura de Pensamentos e Práticas para uma Educação Antirracista”, entre 27 de março e 18 de setembro. Misturando atividades práticas e teóricas, síncronas e assíncronas, a formação contará também com uma experiência imersiva em Salvador (BA), envolvendo oficinas, rodas de conversas, visitas a escolas e organizações baianas de referência na luta antirracista.

Inscrições neste link

ilustração atualização Este conteúdo foi atualizado.


TAGS

ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x