Desafio Criativos da Escola ganha jornada criativa e novas regras para edição 2020 - PORVIR
Crédito: freepik

Coronavírus

Desafio Criativos da Escola ganha jornada criativa e novas regras para edição 2020

Por conta dos obstáculos impostos pela pandemia do coronavírus, neste ano a iniciativa vai premiar planos de ação, e não mais projetos finalizados

por Redação ilustração relógio 13 de agosto de 2020

O Desafio Criativos da Escola, que destaca o protagonismo de estudantes de ensino fundamental ou médio, chega a sua sexta edição em 2020 com novidades por conta da pandemia do novo coronavírus. A premiação do programa Criativos da Escola do Instituto Alana será uma jornada criativa com uma série de missões para mobilizar estudantes de todo o país. Diferentemente dos anos anteriores, a iniciativa irá premiar planos de ação e não mais projetos finalizados.

Leia mais:
Aprendendo Sempre: Plataforma com recursos para gestores, professores e famílias
Saiba tudo sobre aprendizagem baseada em projetos
Conheço os projetos premiados pelo Criativos da Escola em 2019

Como nos anos anteriores, a jornada de 2020 do Desafio Criativos da Escola pretende mobilizar crianças e adolescentes para realizar transformações que desejam ver no mundo e, assim, convidá-los a planejar uma ação coletiva para melhorar sua realidade. Mesmo sendo complementares, as etapas da jornada criativa são independentes. Conheça as etapas:

Etapa Fagulha
Na primeira etapa do Desafio, chamada Fagulha, estudantes do ensino fundamental ou médio podem participar de quatro missões individuais do dia 18 de agosto a 4 de setembro. Aqueles que cumprirem de três a quatro missões ou que tiverem as produções mais populares na plataforma do Criativos poderão ganhar recompensas especiais.

Em uma das missões, a Opina, por exemplo, os alunos e alunas deverão descobrir suas qualidades e habilidades a partir do que disserem seus amigos ou familiares. Respeitando as determinações de isolamento social, as crianças e adolescentes deverão expressar tais qualidades ou habilidades por meio de texto, imagem ou vídeo e postar na plataforma do Criativos.

Como reconhecimento, os estudantes que concluírem três ou quatro missões da etapa Fagulha irão participar de um bate-papo online com uma personalidade inspiradora. Já aquelas e aqueles que tiverem as produções mais votadas na plataforma do Desafio irão ganhar recompensas exclusivas do Criativos da Escola.

Ver essa foto no Instagram

SE JOGA! Experimente algo novo, diferente e sem compromisso que você sempre quis fazer, mas nunca teve coragem de tentar! Que tal cozinhar algo novo? Já tentou escrever uma história? E se você se vestir de um jeito diferente? Faça um texto, imagem ou vídeo criativo para contar como foi essa experiência nova. Clique no link na bio para compartilhar sua produção na nossa plataforma. Depois convide teus amigos para curtirem sua participação no nosso mural Quanto mais missões você cumprir e mais curtidas tiver, mais chances você tem de receber recompensas incríveis! Então corre no link na bio (ou digite bit.ly/Desafio2020-Fagulha no seu navegador) e faça parte dessa Jornada Criativa! Descrição da imagem: sequencia de vídeos de seis jovens dançando em diferentes espaços. Suas telas estão divididas ao meio por uma linha pontilhada e no topo da imagem a esquerda tem o escrito "eu nunca" e a direita tem o escrito "eu já". Durante a dança, os jovens oscilam de um lado para o outro da tela de acordo com suas respostas para as perguntas feitas em áudio. #Criativos2020 #criativosdaescola #desafiocriativosdaescola #designforchange #institutoalana #protagonismojuvenil #criatividade #protagonismoestudantil

Uma publicação compartilhada por Criativos da Escola (@criativosdaescola) em

Etapas coletivas
A partir do dia 15 de setembro, tem início a Chama, uma das etapas coletivas da jornada. Ao cumprirem as missões, os grupos terão subsídios para construir um plano de ação que tenha o objetivo de transformar a realidade em que vivem. Também respeitando as orientações de prevenção e de isolamento social recomendadas contra a pandemia do coronavírus, os grupos poderão inscrever seus planos de ação para a etapa de Premiação nacional.

Em 2020, o Desafio irá premiar planos de ação e não mais projetos finalizados. A premiação irá selecionar os planos de ação mais bem estruturados e que evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração das crianças e dos adolescentes. Para inscrever o plano de ação, os estudantes podem ou não ter participado da jornada criativa.

Acompanhe o site do Desafio Criativos da Escola para mais informações.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, ensino fundamental, ensino médio, prêmios

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x