Dia da Fotografia: oportunidade para projetos e aulas mão na massa - PORVIR
Crédito: Renata Angerami/iStockPhoto

Inovações em Educação

Dia da Fotografia: oportunidade para projetos e aulas mão na massa

Confira ideias inspiradoras para adotar fotografias como recurso didático para o protagonismo de estudantes e melhoria dos registros

por Redação ilustração relógio 19 de agosto de 2022

Com a popularização dos celulares, todo mundo tira fotografias o tempo todo. Para além das selfies e de curtidas nas redes sociais, essa é uma maneira de interpretar o mundo ao redor, exercitar a criatividade e o senso crítico. No Dia Mundial da Fotografia, celebrado neste 19 de agosto, o Porvir mostra como professores das diversas áreas do conhecimento podem se beneficiar. 

Se você optar por um projeto mais prático, mão na massa, o uso de narrativas visuais por meio de fotografias também pode tornar o pensamento vísivel, ao convidar o estudante a mostrar o que entendeu e como chegou a uma determinada conclusão sobre o assunto tratado em aula. 

Na seção Diário de Inovações, já foram publicados projetos que trazem histórias pessoais de estudantes para o processo de aprendizagem. Além de valorizar trajetórias, esse tipo de atividade apoia o desenvolvimento de Projetos de Vida.

Quer uma aula mais reflexiva, que tenha como foco diferentes interpretações de imagens históricas? O Educamídia, programa do Instituto Palavra Aberta sobre educação midiática, oferece um plano de aula sobre como as imagens, assim como textos verbais, também nos transmitem informações e precisam ser lidas. 

Como imagens históricas podem ser comparadas a fatos atuais? É uma boa pergunta para aquecer o debate. Os alunos podem traçar semelhanças entre problemas passados e presentes e tirar conclusões sobre como esses problemas podem ser evitados, como exemplifica o site TeachTought.

RELACIONADAS

Fotografias retratam cotidiano do diretor escolar no Brasil

ACESSAR

Obra de Conceição Evaristo ganha exposição em aula do ensino médio

ACESSAR

Projeto fotográfico mapeia escolas pelo olhar de alunos

ACESSAR

5 inspirações

Desenvolvida desde 2012, iniciativa do professor Paulo Carrano na UFF (Universidade Federal Fluminense) usa a linguagem fotográfica como ferramenta para a construção de identidade dos futuros pedagogos. Nessa matéria, Paulo explica como conhecer a vida e a rotina dos estudantes também teve um impacto em sua própria maneira de ver o mundo.

Realizado com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), o projeto se transformou em exposição com cerca de 700 imagens e debates sobre as questões educacionais da modalidade de ensino em um colégio no Rio Grande do Sul. Ao longo da atividade, a professora Katiuci Pavei pôde conhecer como a escola era um meio importante para a realização dos Projetos de Vida de seus alunos.

Professora de um colégio no Recife (PE) propôs uma série de atividades síncronas e assíncronas, aproveitando o uso de diferentes ferramentas digitais. As fotografias dos estudantes foram publicadas em um mural digital no Padlet.

Projeto em escola municipal de Niterói (RJ) compartilha câmera fotográfica com crianças de 3 e 4 anos para valorizar o olhar infantil para o cotidiano e estimular a contação de história a partir de recursos imagéticos.

No subúrbio do Rio de Janeiro (RJ), a professora Aparecida Silva estimula estudantes a fotografar as sutilezas do cotidiano, valorizando sua própria identidade e o entorno no qual estão inseridos. Os alunos tiveram aulas teóricas sobre fotografia, técnicas de enquadramento, luz, contraste, e estudaram como afrodescendentes eram representados ao longo da história.

Boas fotografias para melhorar o registro de práticas pedagógicas

O uso de fotografias também beneficia o próprio professor. No link Como fazer um bom registro de práticas pedagógicas, apresentamos dicas de fotógrafos profissionais para educadores aprimorarem o acompanhamento das atividades feitas em aula e compartilharem seus projetos. Ali você também encontra um guia com a colaboração do fotógrafo Rodrigo Zaim, do R.U.A Foto Coletivo, que você encontra ao final deste link, em “MATERIAIS PARA BAIXAR”.

Ao melhorar o registro do que acontece em sala de aula, a tarefa de avaliar e acompanhar o progresso dos estudantes fica menos burocrática e convida o professor a um trabalho de autorreflexão. 

E não é preciso uma máquina profissional para cumprir essa tarefa. O celular, que está sempre à disposição, é mais do que adequado e ainda permite ajustes básicos a partir dos aplicativos nativos, seja nos sistemas Android ou iOS.

Tudo começa com a limpeza da lente do celular e uma boa iluminação. Na matéria, os fotógrafos dizem ainda o quê fotografar e como conseguir cenas que contam uma história da sua aula. Com bons registros em mãos, aproveite para compartilhar com seus colegas e apoiá-los a multiplicar práticas inovadoras em mais salas de aula.

Fontes externas: Educamídia, TeachTought


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, educação mão na massa, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x