Dicas de ferramentas para criar um portfólio digital - PORVIR
Crédito: shutter_m/iStockPhoto

Inovações em Educação

Dicas de ferramentas para criar um portfólio digital

Os portfólios são uma boa maneira para os alunos perceberem e compartilharem a evolução do aprendizado ao longo do tempo; confira recursos digitais que facilitam sua criação

por Mary Beth Hertz, do Edutopia ilustração relógio 10 de janeiro de 2020

Ao avaliar a aprendizagem, uma das dificuldades que os professores enfrentam aparece quando os alunos criam um produto para um projeto. Nesta situação, eles têm a chance de chance de compartilhar seu trabalho e isso traz vários benefícios: saber como seus colegas interpretaram o conteúdo ou as perguntas do projeto de maneira diferente e refletir sobre seu próprio aprendizado, o que ajuda a melhorar futuros projetos e processos.

Compartilhar os trabalhos dos alunos de maneira mais ampla, com as famílias ou com especialistas externos, por exemplo, também traz benefícios.

Então, como colocamos o trabalho dos alunos diante do maior número de olhos possível para aumentar o impacto de suas ideias? Uma das melhores maneiras para fazer isso é estimular que os alunos criem portfólios digitais, que os ajudam a acompanhar seu crescimento pessoal e compartilhar seu trabalho com colegas de classe, a comunidade e o mundo.

Leia mais:
8 formas de avaliar sem ser por múltipla escolha

Privacidade do estudante

Antes de criar portfólios digitais com os alunos, o professor deve levar em conta questões de privacidade e ter ciência das políticas da rede de ensino e da escola em relação ao compartilhamento da produção com terceiros.

Compartilhar o trabalho do aluno é algo poderoso, mas também é vital que os alunos e suas famílias concordem com esse compartilhamento, o que inclui postar o trabalho do aluno em plataformas de terceiros – nas quais os alunos devem se registrar fora dos sistemas internos da escola. Você também pode verificar com sua escola e rede de ensino se o aplicativo ou site que você deseja usar é aprovado para uso em sala de aula.

Ferramentas digitais de portfólio

Os portfólios podem atender a diferentes propósitos, que determinam seu conteúdo e como são compartilhados. Para portfólios que serão apresentados ao público, os alunos geralmente criam produtos refinados. Esses são portfólios que os alunos podem usar para exibir seu trabalho para competir em prêmios, vagas de estágio, emprego e concorrer a uma vaga em faculdades. O trabalho compartilhado aqui pode conectar os alunos com especialistas e trazer uma opinião pessoal sobre temas com os quais eles se preocupam mais, além de validar sua influência como integrantes de uma comunidade global. Esses portfólios também podem ser uma ferramenta para que eles celebrem seu trabalho com a família, amigos, colegas de escola ou rede. Não importa como eles sejam usados, esses portfólios ajudam a criar confiança e entusiasmo em relação ao aprendizado dos alunos.

Às vezes, no entanto, os portfólios são mais restritos e servem para compartilhamento apenas com o professor e a família do aluno. Nesses casos, rascunhos do trabalho do aluno podem ser incluídos para mostrar a evolução da aprendizagem. Se os alunos puderem criar um portfólio que se estende por vários anos, vai ser possível perceber o crescimento ao longo do tempo. Esses portfólios são uma ótima janela que permitem ver o que os alunos estão aprendendo, mostrando o que entendem e o que estão enfrentando dificuldade, de modo que o professor possa fazer intervenções adequadas. As famílias podem ver o progresso de seus filhos em tempo real e comemorar sucessos ou fornecer apoio em casa nos momentos mais difíceis. Os portfólios também ajudam os alunos a refletir sobre seu progresso e estabelecer conexões com seu próprio processo de aprendizado. Partes do portfólio interno podem ser compartilhadas mais amplamente em um portfólio público.

Quando você estiver pronto para oferecer aos alunos a oportunidade de refletir e compartilhar seu trabalho para um público de verdade, existem várias ferramentas que você pode usar.

Para compartilhar dentro da sala de aula

Os alunos podem usar o Apresentações Google para criar um portfólio digital que mostre seu progresso em um projeto, publicando seu trabalho e suas reflexões. Você pode começar do zero ou criar um modelo. Os alunos têm a oportunidade de compartilhar o  portfólio diretamente com você, incorporá-lo a uma postagem de blog ou publicá-lo em uma pasta do Google Drive compartilhada com a turma.

Em vez disso, você pode usar o Google Classroom para criar portfólios: um aluno consegue adicionar ao portfólio documentos que podem ser vistos tanto por você quanto por ele ao longo do ano.

Para compartilhar com o mundo exterior

Os alunos podem postar seus slides do Google em um blog de classe voltado para o público ou adotar uma ferramenta como o Flipgrid para postar apresentações em vídeo sobre seu aprendizado. Esses vídeos podem ser sumativos ou funcionar como pontos de verificação à medida que os alunos avançam no projeto. O Flipgrid é gratuito e a empresa fornece uma carta de consentimento de uso para enviar para casa. Os vídeos podem ser compartilhados publicamente, só com a turma ou com o professor.

Outra ferramenta, o Book Creator, permite que os alunos criem portfólios digitais que podem incluir texto, imagens, gravações de áudio e vídeos. Os livros ficam em uma biblioteca de turmas e os alunos podem navegar pelos livros dos outros. O BookCreator pode ser usado gratuitamente, mas se você quiser criar mais de 40 livros, precisará pagar pelo acesso.

A ferramenta Seesaw permite que os professores criem atividades para os alunos e compartilhem em um portfólio da turma. Essas atividades podem ser criadas pelo professor ou importadas de uma biblioteca com curadoria da Seesaw. Uma atividade pode pedir aos alunos que expliquem seu raciocínio enquanto resolvem um problema de matemática, lendo e refletindo sobre um artigo, ou refletindo sobre seu progresso em um projeto recente. O Seesaw permite ainda que professores forneçam acesso às famílias dos alunos, para que os pais tenham uma ideia do que os alunos estão aprendendo.

Benefícios de portfólios digitais

Portfólios digitais – como repositórios de evidências de aprendizado e crescimento – podem ser usados ​​de várias maneiras. Eles são úteis para o professor para planejar as aulas e avaliar a aprendizagem, bem como para comunicar o progresso dos alunos com as famílias e estimular conversas em casa.

Eles também podem ser úteis na criação de uma cultura de aprendizado na sala de aula, na qual os alunos procuram seus colegas para tirar dúvidas e ter uma melhor compreensão. E também são uma ferramenta útil para que os alunos reflitam sobre seu próprio crescimento pessoal ao longo do ano.

Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização
© Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation


TAGS

aplicativos, aprendizagem baseada em projetos, avaliação, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, tecnologia

1
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
1 Autores
Ramon Neiva Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Ramon Neiva
Visitante
Ramon Neiva

Dicas muito produtivas