Documentário brasileiro inspira meninas a ingressar em áreas STEAM
Lançado no Dia Internacional das Meninas, o filme “Meninas curiosas, mulheres de futuro” poderá ser exibido em escolas mediante inscrição. Saiba como participar
por Redação 11 de outubro de 2024
Quais os principais desafios que as meninas brasileiras enfrentam para ingressar nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)? Em 2023, o projeto “Força meninas”, plataforma social de aprendizagem de ciências para meninas de 6 a 18 anos, lançou uma pesquisa que responde à pergunta. O levantamento inspirou o documentário “Meninas curiosas, mulheres de futuro”, lançado neste 11 de outubro, Dia Internacional das Meninas.
💬 Tire suas dúvidas e converse com outros educadores nas comunidades do Porvir no WhatsApp
A comemoração foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2011, a fim de destacar a importância das garotas para o crescimento econômico mundial. Neste ano, o lema é “A visão das meninas para o futuro”, temática que coincide com a proposta do filme de 45 minutos. O projeto foi viabilizado em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e com o patrocínio das empresas Fundação ArcelorMittal S/A, 3M e Hotmart, além do apoio do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura).
O documentário apresenta histórias de cinco meninas da comunidade “Força meninas”. Letícia Vieira da Silva (Santana do Cariri/CE), Cellina Landim (Fortaleza/CE), Graziella Doche (Brasília/DF), Anna Luisa Beserra (Salvador/BA) e Catarina Xavier (São Paulo/SP) foram vencedoras do prêmio “Mude o Mundo como uma Menina”.
“Pudemos identificar com a pesquisa ‘Meninas curiosas, mulheres de futuro’, que nossas meninas não recebem o suporte necessário para trilhar caminhos mais vantajosos. Por isso, o prêmio atua muito nesse sentido, de mostrar para essas jovens que existem trajetórias vencedoras dentro das áreas STEAM, e que elas podem chegar lá, com o apoio da Força Meninas e da rede que desenvolvemos até aqui”, disse Déborah De Mari, fundadora e CEO da iniciativa, à Agência Brasil.
O filme destaca as trajetórias das adolescentes que compartilham seus desafios nas carreiras científicas. As escolas interessadas em exibir o documentário podem preencher um formulário de inscrição. As unidades selecionadas contarão, ainda, com uma roda de conversa com as protagonistas sobre temas como empoderamento, desafios e conquistas das meninas.