O que é, quem faz e os comos da educação integral - PORVIR
crédito Ruhrgebiet / Fotolia.com

Como Inovar

O que é, quem faz e os comos da educação integral

Infográfico sintetiza os principais elementos deste conceito, que defende o desenvolvimento integral dos seres humanos

por Patrícia Gomes ilustração relógio 6 de setembro de 2013

S
Este conteúdo faz parte da
Série Educação Integral

Nas últimas semanas, o Porvir trouxe uma sequência de matérias sobre o conceito de educação integral, alguns exemplos de como ela vem sendo aplicada e discussões sobre os desafios que sua implantação ainda enfrenta. A relevância do debate se tornou ainda maior com a meta do governo federal de fazer a educação integral chegar a 60 mil escolas públicas até o ano que vem. Para ajudar tantos novos envolvidos com o conceito, a matéria que encerra essa série de reportagens traz um infográfico que sintetiza o debate.

As informações constantes nesse material foram coletadas durante as discussões do lançamento do Centro de Referências em Educação Integral, plataforma on-line que pretende ajudar quem assume o desafio de participar de uma educação desse tipo – educadores, alunos, família e comunidade. Na ocasião, especialistas envolvidos com o tema sob os mais diversos olhares foram convidados a se reunir em grupos temáticos para discutir propostas a cada um dos oito desafios: 1. O papel dos gestores e coordenadores pedagógicos; 2. O papel de professores e alunos; 3. A participação da família; 4. A participação da comunidade; 5. A formação de gestores, coordenadores e professores; 6. O acompanhamento das escolas; 7. O financiamento e a infraestrutura; e 8. A articulação intersetorial.

A íntegra das recomendações e os vídeos das palestras estarão disponíveis no Centro de Referências. Confira aqui alguns destaques.

Infográfico: o que é, quem faz e como


TAGS

competências para o século 21, educação integral, engajamento familiar, série educação integral, uso do território

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x