Educação como Projeto de Nação - PORVIR

Blog

Educação como Projeto de Nação

O Ministério da Educação Aloísio Mercadante afirmou que está aberto a trabalhar com os demais setores da sociedade para transformar a educação em um projeto de país

por Redação ilustração relógio 11 de julho de 2012

O que disse o Ministro:

A educação tem que se tornar um projeto de país. “Somos a sexta economia e o segundo maior produtor de alimentos do mundo, uma nação sem guerras, com soberania energética, liderança e destaque na diplomacia internacional. Mas não é só isso. A educação é o nosso desafio mais importante e mais complexo.”

As campanhas pela educação têm que reconhecer as dificuldades, mas também valorizar o que está sendo feito de bom. “Para a população entender que a educação não é boa, é só abrir o jornal. Por outro lado, é difícil convencer o pai de que a escola não melhorou, porque a escola dele era pior. Por isso, temos que falar dos problemas, mas também dar esperança. Combinar as duas coisas. Do contrário, comprometemos a autoestima.”

O Ministério da Educação está aberto a trabalhar com os demais setores da sociedade. “Até porque educação é que nem futebol: todo mundo conhece e quer dar sugestão.”

 

Propostas:

“Minha crença é que, para a gente fortalecer o ensino público brasileiro, primeiro precisamos fazer com que a sociedade se aproxime da educação. O dia em que a gente conseguir que a educação pública seja um valor social, vamos conseguir colocá-la como pauta da nação.”
Maíra Pimentel
Ensina!

 

“Precisamos fazer com que várias políticas se harmonizem entre si e toquem juntas, como uma orquestra. Não existe instrumento numa orquestra que, se tocado sozinho, vá fazer com que a música final seja muito boa. A gente tem que garantir que todas as políticas educacionais – que são igualmente importantes, porque a educação é multifatorial – funcionem de forma harmônica para garantir que o aluno esteja na escola, alfabetizado na idade certa, aprendendo tudo aquilo que ele tem direito de aprender em todas as séries, para concluir o ensino médio no tempo certo e estar preparado para o trabalho, para a vida em sociedade, para a cidadania, para ter qualidade de vida, para a gente poder ter no Brasil uma maior distribuição de renda, justiça social. A educação é um veículo importantíssimo para a gente ter uma vida melhor para cada um dos brasileiros e para o Brasil todo. Aí sim, a gente consegue garantir novas tecnologias, inovação, botar esse país para crescer de forma sustentada.”
Priscila Cruz
Todos pela Educação

 

A origem de um bom modelo educacional está no projeto de país. Os esforços precisam acontecer em todos os âmbitos e setores da sociedade. Precisamos dispor de mais fóruns dialogados para a construção desse projeto de nação. Já existem milhares de inciativas sendo realizadas. É preciso articular tudo isso. Tem muito empresário interessado por esse assunto, mobilizado por isso, fazendo coisas ou não. Esse tema está preocupando todo mundo.”
Françoise Trapenard
Fundação Telefônica/Vivo

 

“A razão pela qual a educação não prospera é que a população entende que ela é boa, mas nós sabemos que isso é uma má interpretação de um público pouco informado. A presidente deveria levantar a bandeira de que a educação não é boa. O assunto precisa a aflorar. Só colocando o bode na sala é que o problema vai ser resolvido. Se não houver pressão, os prefeitos vão fazer o básico. A população precisa ter consciência disso, e o MEC poderia assumir essa causa.”
Jair Ribeiro
Parceiros da Educação

 

“A presidente está num momento muito bom, e a gente tem que aproveitar isso ao máximo. A sugestão é que ela faça esse chamamento a toda a sociedade, coloque a educação como uma bandeira, para que a gente possa avançar nessa agenda. O MEC tem respeitado o que já vem sendo feito e tem permitido que a sociedade entenda o que também pode fazer, sugerindo coisas novas, provocando, sempre na perspectiva de inovar e ser propositiva.”
Priscila Cruz
Todos pela Educação

 


TAGS

instituto inspirare, plano nacional de educação, série de diálogos, todos pela educação

2
Deixe um comentário

avatar
500
2 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
2 Autores
alecio rodriguesalecio rodrigues Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
alecio rodrigues
Visitante
alecio rodrigues

Bem, acredito que posso dizer alguma coisa sobre educação, sei que não obterei nenhum resultado. Um país com a dimensão continental como o Brasil, ja teve homens interessado na qualidade da educação mas por interresses de terceiros isso não pode ser feito, estou falando de Paulo Freire e outros, da época, depois dele não conseguimos chegar a lugar algum. Que pena tenho de algumas gerações passadas das que estãai e de futuras gerações.

alecio rodrigues
Visitante
alecio rodrigues

Bem, acredito que posso dizer alguma coisa sobre educação, sei que não obterei nenhum resultado. Um país com a dimensão continental como o Brasil, ja teve homens interessado na qualidade da educação mas por interresses de terceiros isso não pode ser feito, estou falando de Paulo Freire e outros, da época, depois dele não conseguimos chegar a lugar algum. Que pena tenho de algumas gerações passadas das que estãai e de futuras gerações.