Educação para os ouvidos: 6 podcasts para você acompanhar - PORVIR
math / unsplash

Inovações em Educação

Educação para os ouvidos: 6 podcasts para você acompanhar

Quer saber o que há de mais atual nos debates educacionais ou mesmo se inspirar para criar seu próprio podcast? Confira nossas sugestões

por Ruam Oliveira ilustração relógio 29 de dezembro de 2021

Os podcasts vieram para ficar. Vimos este ano que, além do aumento no número de títulos e de pessoas ouvindo podcasts – o Ibope aponta que o Brasil está em 5º lugar entre os países que mais produzem podcasts –, houve também um crescimento de professores e professoras que estão produzindo seus próprios programas sobre as mais diversas temáticas.

Ao longo do ano, o Porvir recebeu alguns relatos no Diário de Inovações com exemplos de produções sobre conteúdos pedagógicos variados e interessantes.

Se você ainda não tem ideia de por onde começar e quer se inspirar, confira alguns títulos selecionados pelo Porvir. Coloque os episódios para tocar e conheça o que há de mais interessante na produção em áudio sobre educação.

Artigo 205

Podcast semanal do Instituto Unibanco apresentado pelos jornalistas Marta Avancini e Rubem Barros. A partir de experiências reais da escola, o podcast traz conversas com legisladores, acadêmicos e profissionais da educação sobre como a melhoria das políticas públicas pode garantir o aprendizado de qualidade para os jovens.

Confira todos os episódios aqui

Um professor lê

Esse aqui é para professores e professoras que estão ligados na literatura e gostam de ouvir sobre leitura. O podcast – que é parte do projeto de extensão “Um professor lê: diálogos virtuais de literatura”, da Universidade Federal da Fronteira Sul – quer mostrar que textos literários podem ser tratados como algo próximo e como elementos fundamentais da cultura.

Ouça aqui

O Futuro se Equilibra

Resultado de parceria entre o Porvir e o Instituto Unibanco, o podcast trata sobre equidade na educação. Com episódios quinzenais, “O Futuro se Equilibra” aborda diferentes marcadores sociais como classe, raça, gênero e diferenças e como eles impactam a vida escolar das pessoas.

Ouça aqui

Educação Superior em pauta

Produzido pelo Semesp, instituição que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil, o podcast apresenta análises e discussões a respeito das principais tendências e notícias do ensino superior.

Ouça aqui

De 0 a 5

Outra produção do Porvir, dessa vez com o apoio da Rede Nacional pela Primeira Infância, o De 0 a 5 reflete sobre o período de pandemia e ensino remoto na primeira infância, dialogando sobre os impactos de ficar tanto tempo longe da escola – ou até mesmo não conhecê-la fisicamente. A primeira temporada tem cinco episódios e é apresentada por Marta Avancini e Ruam Oliveira.

Você pode ouvir aqui

Meu professor de inglês maluco

Um podcast para aprender – e praticar – inglês. Acompanhando a Selena nas aulas de inglês, o programa usa humor, brincadeiras e diferentes surpresas para falar sobre o ensino do idioma.

A primeira temporada está disponível aqui


Leia também:

Já pensou no podcast como recurso educacional?

Professor cria podcast de geografia com conteúdo da BNCC e atualidades

 

 


TAGS

podcasts, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x