EdX anuncia 7 cursos grátis e adesão da UC Berkeley - PORVIR
crédito Sandra Knopp / Fotolia.com

Inovações em Educação

EdX anuncia 7 cursos grátis e adesão da UC Berkeley

Plataforma on-line lançada por MIT e Harvard abre inscrições; tire suas dúvidas sobre como participar e veja quais cursos estão disponíveis

por Patrícia Gomes ilustração relógio 24 de julho de 2012

O edX, plataforma on-line lançada em uma parceria entre Harvard e MIT, fez hoje um anúncio duplo: apresentou os sete cursos que vai oferecer a partir do site neste semestre e divulgou a adesão de mais uma instituição top à iniciativa: a Universidade da Califórnia, Berkeley, considerada a melhor universidade pública dos EUA neste ano pela US News & World Report.

O edX começa oficialmente a oferecer os primeiros cursos neste semestre. O curso piloto, que vai servir de modelo para os próximos, foi o de circuitos e eletrônica, dado pelo MIT no primeiro semestre e que está novamente disponível agora. O curso teve 155 mil inscritos e pouco mais de 7.000 concluintes em vários países do mundo.

A notícia de que a UC Berkeley também vai oferecer cursos nesse primeiro semestre do edX foi comemorada por Robert J. Birgeneau, chanceler da universidade. “Nós estamos comprometidos com a educação on-line de excelência, com o objetivo de levar a educação superior para longe e melhorar a qualidade da que é oferecida no campus. Nós compartilhamos a visão que MIT e Harvard têm e também acreditamos na colaboração com esse modelo sem fins lucrativos.”

Para L. Rafael Reif, presidente do MIT, a entrada da UC Berkeley no grupo, que está sendo chamado de “X Universities”, aumenta o alcance da iniciativa. “O MIT já está vendo os benefícios da parceria com Harvard e esperamos poder trabalhar com os nossos colegas de Berkeley para explorar o futuro da educação. Juntos, estamos certos de que conseguiremos enriquecer o aprendizado em casa e também alcançar alunos bem longe dos nossos campi.”

De acordo com o site do edX, mais de 120 universidades demonstraram interesse em ser uma “X University”. Em breve, a intenção é que outras instituições participem do consórcio, que servirá não apenas para ofertar cursos, mas também como um espaço para trocar experiências e melhorar o aprendizado on-line.

Por enquanto, as três universidades estão oferecendo sete cursos, todos com inscrições abertas: saúde em números e ciência da computação (Harvard); introdução à ciência da computação e à programação, circuito e eletrônica, introdução à química sólida (MIT); inteligência artificial e software como serviço (UC Berkeley). Para se inscrever, basta preencher um cadastro simples na disciplina desejada. As disciplinas começam entre setembro e outubro e terminam entre novembro e abril. Algumas têm pré-requisitos, como conhecimentos matemáticos ou de programação e outras não exigem nenhum.

Veja mais detalhes sobre cada curso e sobre a plataforma abaixo:

O que é edX?

É uma plataforma on-line aberta que vai oferecer cursos gratuitos, virtuais e de nível universitário. Por enquanto, o grupo, que está sendo chamado de X Universities, é formado por três universidades – MIT, Harvard e UC Berkeley. A expectativa é que mais instituições passem a ser uma X University nos próximos meses.

O que o edX tem a ver com o Coursera?

Ambas são plataformas on-line que ofertam cursos de ensino superior gratuitamente. Mas edX e Coursera têm parceria com universidades distintas e disponibilizam cursos de suas respectivas grades.

Quem pode se inscrever no edX?

Qualquer pessoa que tenha acesso à internet. Em geral, não haverá processo de seleção, mas o aluno precisa ter conhecimentos de inglês, porque essa é a língua em que os cursos são ministrados. Em alguns casos, as disciplinas terão pré-requisitos, como algum conhecimento específico fundamental para acompanhar as aulas.

Se eu fizer um curso pelo edX, eu vou ter um diploma de Harvard, do MIT ou da UC Berkeley?

Não exatamente. Os alunos que completarem o curso on-line vão receber um certificado de conclusão assinado por alguma das X Universidades. Ele não equivale a um diploma. Nesses primeiros cursos ofertados, os certificados serão gratuitos, mas há uma possibilidade de que seja cobrada uma pequena taxa no futuro.

Quais são mesmo os cursos que eu posso fazer neste semestre pelo edX?

1. Saúde em números: métodos quantitativos em pesquisa clínica e saúde pública

Responsável: Harvard

Duração: 15 de outubro a 18 de janeiro

Esforço: 10 horas/semana

Pré-requisito: não tem


2. Introdução à ciência da computação

Responsável: Harvard

Duração: 15 de outubro a 15 abril

Esforço: 8 sets de exercícios, 2 quizzes e um projeto final

Pré-requisito: não tem

 

3. Introdução à ciência da computação e programação

Responsável: MIT

Duração: 1 de outubro a 14 de janeiro

Esforço: 12 horas/semana

Pré-requisitos: álgebra básica

 

4. Circuitos e eletrônica

Responsável: MIT

Duração: 24 de setembro a 20 de dezembro

Esforço: 12 horas/semana

Pré-requisitos: conhecimentos em eletricidade, magnetismo, cálculo básico, algebra linear e equação diferencial

 

5. Introdução a química sólida

Responsável: MIT

Duração: 15 de outubro a 11 de janeiro

Esforço: 12 horas/semana

Pré-requisitos: não tem

 

6. Inteligência artificial

Responsável: UC Berkeley

Duração: 24 de setembro a 16 de novembro

Esforço: 15 horas/semana

Pré-requisitos: conhecimentos de programação (Phyton) e matemática básica

 

7. Software como um serviço

Responsável: UC Berkeley

Duração: 24 de setembro a 24 de outubro

Esforço: 12 horas/semana

Pré-requisitos: conhecimentos em Java, C#, C++, Python ou Ruby. Não recomendado para quem nunca fez curso de programação


TAGS

educação online, edx, harvard, mit, mooc

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

6 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
6
0
É a sua vez de comentar!x