MIT e Harvard se unem para oferecer cursos on-line
EdX reunirá cursos gratuitos e acessíveis a qualquer pessoa; a ideia é que outras instituições façam parte do projeto
por Mariana Fonseca e Patrícia Gomes
2 de maio de 2012
Imagine uma sala de aula não com 40 nem 80, mas com 120 mil alunos. Para Harvard e MIT isso já é possível. As duas universidades mais importantes do mundo anunciaram a criação da edX, uma plataforma on-line em que as duas instituições vão oferecer cursos livres e gratuitos para milhares de alunos de todo o mundo simultaneamente.
Com aporte de U$S 30 milhões de cada universidade, a edX nasce com a missão de disseminar conhecimento qualificado pelo mundo, com cursos disponíveis a partir de setembro. Mas não é só isso. Tem o objetivo também de permitir que as instituições entendam melhor como os alunos aprendem, quanto cada parte das aulas é bem compreendida e quais áreas demandam mais explicações e informações.
“Nós não vamos apenas tornar o conhecimento mais acessível, também iremos entender mais sobre o processo de aprendizagem”, disse Drew Faust, presidente de Harvard, durante a coletiva de imprensa de anúncio da edX. “Dois dos meus compromissos mais importantes como presidente de Harvard têm sido aumentar o acesso à educação e fortalecer o ensino-aprendizado. A edX vai nos permitir avançar nesses dois propósitos de formas inimagináveis.”
Para isso, a parceria conta com toda a tecnologia que o MIT já vinha desenvolvendo com o MITx (leia mais aqui), plataforma semelhante lançada no fim do ano passado que reuniu mais de 120 mil inscritos no único curso que ofereceu e que serviu de piloto para a edX. Do MITx, além do know-how, a edX herda também o presidente, Anant Agarwal.
As funcionalidades da plataforma incluem grupos de discussão, laboratórios on-line, aprendizado de forma colaborativa baseado nos formatos “wiki” – como da Wikipedia, por exemplo – e avaliação da aprendizagem na medida em que o aluno progride no curso. Os estudantes que cumprirem os requisitos ao longo do curso receberão um certificado de conclusão, mas que não será aceito como créditos cumpridos em nenhuma das duas universidades.
Segundo o MIT, a nova plataforma vai além das tradicionais aulas virtuais, em que a participação do aluno era passiva. “Iremos além do modelo padrão de educação on-line que se baseia em assistir o conteúdo de vídeo. Vamos oferecer uma experiência interativa”, afirma a universidade no site em que explica a plataforma.
A presidente do MIT, Susan Hockfield, disse ao MIT News que a edX “será uma expedição compartilhada para explorar as fronteiras da educação digital”. Ainda segundo a presidente, a plataforma será uma grande ferramenta de pesquisa e aprendizagem. “O que descobrirmos juntos vai nos ajudar a melhorar o que já fazemos no campus e, ao mesmo tempo, vai aumentar as oportunidades educacionais para alunos e professores de todo o planeta.”
Hockfield afirma que a educação on-line não deveria ser encarada como inimiga da educação tradicional e sim “como aliada inspiradora e libertadora.” A intenção das universidades é que novas instituições façam parte do projeto e mais pessoas possam colaborar. Por isso, a edX foi construída em um software livre, que vai possibilitar que outros pesquisadores e desenvolvedores acrescentem suas sugestões.
A edX nasce pouco mais de um mês depois do Coursera, plataforma conjunta das universidades de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania em uma onda internacional de fortalecimento do ensino on-line. Neste ano, outro anúncio de peso foi a criação da Minerva, universidade on-line que pretende estar entre as melhores do mundo (leia mais detalhes aqui).






Simplesmente magnífico!
Fantástico! Sonho de consumo agora possível : )))
Uma oportunidade simplismente INDISPENSÁVEL!!!!!!!!!=’),dá até uma emoção!
Meu Deus!!!! que sonho tudo de bom.
Ótima iniciativa, PARABÉNS!!!
Achei muito interessante e vou tentar acompanhar o andamento e as novidades.
Será que vai ter cotas???
Já tive oportunidade de assistir algumas aulas no Coursera, e realmente fiquei encantada com esta oportunidade e o nivel das aulas. Temos muito a ganhar com tais iniciativas. Os sites Veduca.com.br e Prg.unicamp.br/aulas também têm aulas muito interessantes, envolvendo diferentes áreas do conhecimento.
Que excelente notícia!!! Como professor e pesquisador na área da Educação, fico muito feliz em saber que, apesar das dificuldades e problemas que o mundo enfrenta atualmente, ainda existem pessoas bem intencionadas e com ideias inovadoras, que estão contribuindo para um futuro melhor para todos! Parabéns, Gilberto e equipe, não só por este belíssimo e útil espaço, mas também pelos benefícios que vocês estão proporcionando às pessoas!
Obrigado pela dedicação e esforço de todos. Desejo cada vez mais sucesso neste magnífico empreendimento! Grande abraço! Sérgio Alegre.
Como acessar o site e ter a oportunidade de se inscrever nos cursos?
Oi Jorge, o site é o http://www.edxonline.org/ e as inscrições devem abrir em junho. É preciso acompanhar as datas na plataforma.
Como posso obter mais informação, para saber os cursos e como se inscrever.
Elias, entre no site http://www.edxonline.org/ e acompanhe as atualizações por lá.
QUEM PODE PARTICPAR DESTE PEOJETO?
ALUNOS BRASILEIRO DE QUAL NÍVEL DE ESCOLARIDADE?
GRATA.
SIMPLESMENTE ESPECIAL, ENSINAR AO MUNDO O QUE ELES TEM DE MELHOR E AINDA APRENDER COM QUEM ESTA DISPOSTO A TROCAR EXPERIENCIAS UMA INICIATIVA LOUVÁVEL E EXTREMAMENTE NECESSÁRIA PARA O MUNDO NIVELAR O SEU CONHECIMENTO, PARABÉNS.
Parabéns, embora eu já tenha conhecimento de outros seguimentos no ensino a distância. A antiga empresa MSD Software em Brasília, nascida na incubadora de empresas da UNB foi uma das pioneiras neste seguimento de mercado.
Mesmo assim é muito bom saber que o futuro, passa por estes caminhos.
Enquanto isso, na Pindorama, a maioria dos professores da USP ainda “peitam” a educação a distãncia.
É uma grande chance para a evolução da humanidade. A democratização do ensino tornará o mundo melhor, essas são as boas novas.
Como faço para me cadastrar? Obrigada
estou curioso e ansioso pra entrar neste negocio! o que é que eu tenho que fazer? por favor me ajudem
Oi Heraldo,
É preciso acompanhar o site do projeto para saber exatamente quando as inscrições estarão abertas. Eles ainda não anunciaram uma data exata.
Abs,
parabens pela iniciativa!catraca
quero me cadastrar urgente
Isso certamente é uma coisa Divina,mas gostaria de saber se é pra qualquer nível Técnico e tambem qualquer grau de escolaridade.
Espero pelo período de inscrições. Já estamos nos dias de junho.
Otima noticia!!!,eque vai favorecer muinto o ( ensino a distancia).
É muito interessante fazer parte desse realidade…
A inovação é para ser aperfeiçoada. É de uma genialidade este curso, on-line, quem se inspirou tem que entra para concorrer um nobel.
A provadiscimo esta união da MIT com HARVARD.
Demais!!! Uma oportunidade fantástica.
Queria saber como me inscrevo?? obg!!
Por favor, onde conseguir material em vídeo e áudio para divulgar via TV e rádio educativas?
É revolucionário!!
Nossa muito interessante mesmo, parabéns!
Hello there! Would you mind if I share your blog with my twitter group?
There’s a lot of people that I think would really appreciate your content.
Please let me know. Thank you
IDEIA GENIAL E REVOLUCIONÁRIA