Estudantes vão ao cemitério para aprender história e matemática - PORVIR
Arquivo pessoal

Diário de Inovações

Estudantes vão ao cemitério para aprender história e matemática

Interdisciplinar, projeto realizado em Santa Cruz do Sul (RS) incentivou a pesquisa sobre a história da comunidade

por Tayná Luiza Henn / Mateus Silva Skolaude / Cícero Augusto Richter Schneider ilustração relógio 28 de abril de 2023

Michelangelo Giampaoli, professor na Universidade de Chicago (Estados Unidos) e estudioso de espaços funerários, costuma dizer que não deveríamos olhar para os cemitérios com tristeza: são lugares onde se encontra a paz. E muitas histórias. Em busca delas, desenvolvemos, para unidade curricular “Prática e produ(a)ção científica”, da Escola de Educação Básica Educar-se, em Santa Cruz do Sul (RS), um projeto com ponto de partida no cemitério municipal localizado bem próximo à escola. 

Interdisciplinar, voltada à turma do 1º ano do ensino médio, a proposta seguiu a premissa da unidade curricular: “ampliar a capacidade dos estudantes de problematizar, de investigar e agir cientificamente na realidade social, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado”. Ganhou o nome de “Biografias santa-cruzenses: educação, história e patrimônio”, reunindo elementos da matemática e da história com muita pesquisa. De agosto a dezembro de 2022, nós, professores, buscamos articular uma experiência científica que, sobretudo, mobilizasse o interesse e a curiosidade dos estudantes.

O passeio inusitado chamou a atenção da turma do 1º ano, que fez uma caminhada pela necrópole sob nossa orientação. Nós enfatizamos a importância histórica dos cemitérios e a dimensão cartográfica em diferentes temporalidades, e indicamos alguns jazigos de valor patrimonial, artístico e cultural de famílias com representatividade na comunidade.

Cada grupo de estudantes deveria, então, escolher um personagem a ser pesquisado e biografado, articulando suas trajetórias ao contexto social, cultural, político e econômico. Poderiam ser pessoas notórias ou anônimas. 

Visita dos estudantes ao Cemitério Municipal de Caxias do Sul
Arquivo pessoal

Passo a passo

Foram, ao todo, 16 nomes selecionados. Nas semanas seguintes, os estudantes iniciaram o levantamento das fontes. Enquanto dois professores ficavam com um grupo, mediando o processo de pesquisa e escrita das redações no laboratório de informática, o outro levava parte da turma à biblioteca da escola, para consultar o acervo do jornal Gazeta do Sul (com exemplares disponíveis desde 1945). Os anúncios fúnebres geralmente são publicados no periódico um dia após a data de falecimento, e os nomes mais conhecidos na cidade também eram temas de matérias ali publicadas. 

Por meio das redes sociais, os alunos entraram em contato com os familiares dos biografados. Nós também orientamos essa etapa, com uma mensagem padrão, explicando o cunho científico e respeitoso da pesquisa. Contamos, inclusive, com o apoio do jornal Gazeta do Sul, que publicou uma reportagem sobre o projeto, dando-nos ainda mais credibilidade para apresentá-lo à comunidade.

A matéria chegou até o antropólogo italiano Michelangelo Giampaoli, que citamos no começo deste relato. Ele fez questão de marcar uma videoconferência com a turma, e o bate-papo nos ajudou a enxergar o cemitério com outro olhar, voltado ao patrimônio público e à importância histórica. Pudemos compreender as necrópoles como guardiãs de histórias, de memórias individuais e coletivas, bem como seus valores patrimonial, cultural, artístico e turístico. A palestra contribuiu para sustentar pedagógica e cientificamente a pesquisa, por se tratar de um pesquisador de renome internacional nos estudos relacionados às necrópoles.

Clique na foto e confira a galeria de imagens do projeto

Resultados

Entre aqueles que tiveram suas histórias recontadas pelos estudantes, os ex-prefeitos Armando Wink e Arno Frantz são os mais conhecidos. Entre os “anônimos”, e não menos importantes, estão o ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Julio Machado da Silva, e o jogador de basquete Matheus Rafael Raschen, vítima do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, em 2013.

Os trabalhos produzidos ao longo do semestre foram apresentados aos colegas e aos coordenadores da escola. Os artigos científicos produzidos pela turma, além de enfatizar aspectos da vida pessoal e profissional dos biografados, trouxeram diferentes abordagens matemáticas. Uma das mortes foi causada por um acidente de carro, devido ao racha realizado por outro condutor. O grupo fez uma relação com dados estatísticos da morte por rachas no país nos últimos anos. No caso do estudante que frequentava a boate Kiss, conversamos sobre superlotação: qual deveria ser a ocupação daquele espaço para se tornar seguro? Também trabalhamos questões financeiras de empresas que empregaram os biografados e faliram. Assim, os estudantes perceberam que a matemática vai muito além de aplicar fórmulas.

Mesmo com pouco tempo de apuração, o trabalho em grupo e a organização foram aspectos centrais para a efetivação dos trabalhos. Aliado a isso, destacamos um desafio: a análise e a interpretação das fontes, especialmente em relação aos personagens sem notoriedade pública. Em alguns casos, as fontes eram escassas, sendo a família o elemento de referência para escrever o projeto. A turma também superou incertezas, tendo em vista que o aprendizado se deu no próprio processo – inclusive para nós, coordenadores.

Acreditamos que, ao estimular a pesquisa biográfica a partir do Cemitério Municipal de Santa Cruz do Sul, os alunos puderam compreender as necrópoles para além das dimensões estigmatizadas do sofrimento e da dor, bem como desenvolver habilidades fundamentais para sua formação educacional e pessoal. Os desdobramentos pedagógicos permitiram aos estudantes tomar consciência sobre a necessidade de preservação e valorização do patrimônio material e da memória local, bem como estabelecer uma relação mais próxima com a comunidade.


Tayná Luiza Henn

Graduada em matemática (licenciatura) pela Universidade de Santa Cruz do Sul e pós-graduada em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional. Atuou como professora na rede privada e pública de Venâncio Aires. Atualmente, atua como professora de matemática na rede privada de Santa Cruz do Sul, além de ministrar outros componentes curriculares.

Mateus Silva Skolaude

Professor no ensino médio da Escola de Educação Básica Educar-se e no Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul). Doutor em história pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), é pós-doutor em educação pela UNISC. Pesquisa temas relacionados à educação, história e identidade.

Cícero Augusto Richter Schneider

Graduado em história (licenciatura) UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), é pós-graduado em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade Dom Alberto (2022). Atuou como bolsista de pesquisa PUIC na Universidade de Santa Cruz do Sul entre de 2016 e 2020. Monitor de anos finais e ensino médio, com enfoque em alunos incluídos, na Escola de Educação Básica Educar-se.

TAGS

aprendizagem baseada em projetos, ensino médio, Finalista Prêmio Professor Porvir, história, interdisciplinaridade, Prêmio Professor Porvir, uso do território

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

10 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
10
0
É a sua vez de comentar!x