Evento estimulará troca de experiências pedagógicas - PORVIR
crédito Aliasching / Fotolia.com

Inovações em Educação

Evento estimulará troca de experiências pedagógicas

Líderes da América Latina se reúnem no Rio de Janeiro para debater os desafios do uso de tecnologias na sala de aula

por Fernanda Kalena ilustração relógio 13 de novembro de 2014

“Já é consenso que a tecnologia chegou para ficar no universo da educação. Mas como utilizá-la da melhor forma para garantir um aprendizado com mais qualidade aos alunos é o debate que deve ser feito atualmente”, afirma Vera Cabral, consultora de educação da Bett Latin America Leadership Summit. Não por acaso, a segunda edição do evento, que será realizado dias 17 e 18 no Rio de Janeiro, terá como objetivo dar espaço para líderes educacionais trocarem experiências e discutirem estratégias pedagógicas inovadoras que podem transformar o futuro da educação.

O fórum internacional reunirá líderes educacionais do Brasil, da América Latina e do Caribe, incluindo ministros e secretários de educação. “Essa troca de experiências entre especialistas de diferentes países é a parte mais relevante desse fórum. É uma oportunidade para entender como cada um está tentando resolver os problemas e quais as soluções estão surgindo”, diz Cabral. Para ela, além de os países latino-americanos possuírem desafios comuns, eles também compartilham a percepção de que a educação é o caminho para o crescimento e desenvolvimento pleno das nações.

Nesse contexto, um dos gargalos comuns que devem ser enfrentados é a formação de professores, precisa acompanhar o ritmo das inovações tecnológicas, seja para tirar o melhor proveito delas, seja para os professores conseguirem estar mais próximos da realidade de seus alunos.

“Antigamente a formação que se dava ao professor era para ele aprender a usar o computador e seus recursos. Mas essa utilização já está mais difundida, mesmo entre pessoas de mais idade, pois a tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano e os recursos também estão mais intuitivos”, explica a consultora. Segundo ela, o que tem se mostrado mais efetivo hoje é contextualizar a tecnologia dentro dos processos de ensino e aprendizagem, e como fazer o uso dos recursos em sala de aula.

Temos que levar a tecnologia para a escola como ela é hoje, empoderar os professores que nelas trabalham para que sejam os agentes de mediação entre os recursos e os alunos

Com esse entendimento, o Instituto Ayrton Senna desenvolve programas de formação docente visando aos professores em serviço. “As escolas não devem ser todas derrubadas para que se construam propostas que façam uso de tecnologia. E não digo derrubar apenas fisicamente, mas também em relação a todo o quadro docente. Temos que levar a tecnologia para a escola como ela é hoje, empoderar os professores que nelas trabalham para que sejam os agentes de mediação entre os recursos e os alunos”, argumenta Fabiano Gonçalves, gerente de programas do instituto, que defende ainda que é preciso capacitar os professores que estão hoje nas salas de aula para que seus estudantes tenham acesso a experiências pedagógicas mais dinâmicas e condizentes com o que se espera do jovem do século 21.

O importante, segundo ele, é fazer os professores vivenciarem as experiências educacionais que os novos recursos proporcionam e significar essa aprendizagem, para que depois eles a reproduzam em suas salas de aula. “O docente precisa ter a consciência de que o uso da tecnologia está em função de uma proposta pedagógica, e não o contrário. Precisamos primeiro saber o que queremos desenvolver no ensino e aprendizagem para depois planejar o que e como usar as ferramentas”, ressalta ele que durante o evento participará do painel intitulado: O papel da tecnologia na sala de aula do século 21: Incentivar o uso da tecnologia nas escolas.

Vera Cabral completa dizendo que não adianta tentar inovar se o processo não for mudado. “Não é para a tecnologia ser usada para fazer a mesma coisa e manter a mesma relação em que o professor é o único transmissor de conhecimento e lidera todo o processo, mas sim abrir espaço para o aluno ser protagonista, escolher como prefere aprender”.

O que já sabíamos há muito tempo na pedagogia, a tecnologia está nos permitindo fazer

Ainda de acordo com ela, os recursos devem ser usados para alterar o processo tradicional e padronizado de ensino, pois já é sabido que cada indivíduo aprende de maneira diferente, em velocidade diferente e fazendo relações distintas. “Hoje temos recursos para repensarmos e criarmos diferentes estratégias para melhorar o aprendizado de cada aluno. O que já sabíamos há muito tempo na pedagogia, a tecnologia está nos permitindo fazer”.

A Bett Latin America Leadership Summit terá dois dias de debates e palestras, no Rio de Janeiro. No dia 19 de novembro, duas atividades complementares serão simultaneamente realizadas: o Fórum de Desenvolvimento de Educadores e a Conferência de Tecnologia no Ensino Superior. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento e custam de R$ 625 a R$ 6350.


TAGS

ensino superior

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x