Filme 'Miradas' analisa como crianças brincam de forma espontânea - PORVIR
Divulgação

Inovações em Educação

Filme ‘Miradas’ analisa como crianças brincam de forma espontânea

Novo documentário do programa Território do Brincar está disponível gratuitamente na plataforma Videocamp

por Redação ilustração relógio 4 de junho de 2019

É brincando que a criança explora suas relações e as possibilidades de estar no mundo. Esse processo frequentemente chama a atenção de documentaristas e pesquisadores do desenvolvimento infantil, que buscam entender o que faz essa interação com o que está ao redor ser tão divertida e prazerosa. Esse é o caso de “Miradas”, o mais novo filme capitaneado pelo programa Território do Brincar, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, que está disponível gratuitamente na plataforma Videocamp.

Leia mais:
Conheça a série do Porvir sobre educação infantil

O que o brincar livre e espontâneo das crianças nos revela? Como observá-lo de forma viva? Em uma jornada para encontrar respostas a estas perguntas, oito pesquisadores (Beatriz Olival, Elisa Hornett, Gabriel Limaverde, Lia Mattos, Reinaldo Nascimento, Renata Meirelles, Sandra Eckschmidt e Soraia Chung Saura) realizaram durante um ano um trabalho de observação do brincar livre de crianças em diferentes contextos.

O trabalho do grupo foi guiado pela fenomenologia do escritor Johann Wolfgang von Goethe, que tem como premissa a apreensão do fenômeno, o voltar a olhar para as essências e a valorização da percepção sensorial. O percurso de quatro passos do filme foi referenciado nos elementos da natureza: terra, água, fogo e ar.

“Temos que desaprender muita coisa para, então, nos colocarmos no lugar cuidadoso de observador. E essa construção de um olhar só se cria e se desenvolve quando paramos efetivamente para ver as crianças brincando”, ressalta Renata Meirelles, coordenadora do programa Território do Brincar, do Instituto Alana.

O filme também conta com material de apoio publicado pelo programa Território do Brincar. Assista abaixo ao trailer:

 


TAGS

brincadeiras, cinema, educação infantil, ensino fundamental

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x