Folclore brasileiro e sala de aula: 5 práticas para te inspirar - PORVIR
Crédito: Arquivo EBC

Inovações em Educação

Folclore brasileiro e sala de aula: 5 práticas para te inspirar

Para comemorar o Dia do Folclore brasileiro, o Porvir selecionou 5 atividades que valorizam a cultura local

por Ruam Oliveira ilustração relógio 22 de agosto de 2022

Hoje, 22 de agosto, comemora-se o Dia do Folclore brasileiro. Um dos objetivos para a criação da data, instituída oficialmente no calendário em 1965, é a preservação da cultura popular.

A preocupação em valorizar e celebrar o folclore brasileiro, contudo, vem de bem antes: começou durante a Semana da Arte Moderna, em 1922. Em 1947, foi criada a Comissão Nacional de Folclore.

Ter datas comemorativas como essa é uma forma de reforçar a importância do tema. E na sala de aula, como o folclore pode aparecer?

Além de explorar contos e mitos como as histórias do Saci Pererê, da Iara e do boto cor-de-rosa, por exemplo, olhar para as lendas e para a cultura regional também pode ser uma interessante ferramenta pedagógica.

Muitos educadores, de diferentes áreas do conhecimento, desejam criar projetos e atividades relacionadas a tais assuntos, mas nem sempre a inspiração vem logo.

O Porvir já recebeu diversos relatos de práticas sobre cultura local. São projetos de valorização dos saberes de diferentes territórios, que reforçam as múltiplas formas de trabalhar a temática. Confira abaixo uma seleção:

Cultura local e canções se transformam em estratégia de alfabetização

Neste projeto, o professor Givanilson Soares da Silva usou diversas músicas de artistas da periferia do Recife (PE) para trabalhar estruturas silábicas junto com os alunos.

Leia o relato

Alunos usam celular para produzir filmes e discutir cultura local

Este é um projeto que colocou os estudantes com a mão na massa, aproveitando o recurso de fotografia e filmagem dos smartphones para incentivar a turma a olhar para diferentes histórias do território.

Leia o relato

Professora usa bonecas e cultura local para tratar de questões raciais

Neste projeto, a professora Carla Santos Pinheiro buscou consolidar a relação escola-família-comunidade e fomentar o protagonismo das crianças para a construção de uma identidade racial positiva.

Leia o relato

Uma rede de cordéis para conectar professores durante aulas remotas

Apesar de as aulas remotas não serem mais uma realidade como foi no período de pandemia, esta prática colocou três professoras em diferentes estados brasileiros ligadas por uma questão: a literatura de cordel. Leia a matéria que conta um pouco sobre como costuraram essa rede e fizeram do cordel um assunto para a sala de aula.

Professoras criam caixa de brincadeiras para valorizar cultura brasileira

A partir da vontade dos estudantes em vivenciar o brincar em sala de aula, as professoras Aurelyana Oliveira de Freitas Morais e Suzana Rodrigues Moraes criaram um projeto interdisciplinar com brincadeiras comuns da cultura brasileira como pião, pipa, passa anel e outras. Assim, elas contavam de qual região havia surgido cada brincadeira. Era informação e brincar ao mesmo tempo.

Leia o relato


TAGS

cultura, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x