Guias gratuitos ajudam professores a inovar e usar metodologias ativas - PORVIR
Crédito: vegefox.com / Fotolia.com

Inovações em Educação

Guias gratuitos ajudam professores a inovar e usar metodologias ativas

Materiais produzidos pelo Instituto Crescer trazem sugestões e reflexões para professores que desejam adotar novas práticas pedagógicas

por Redação ilustração relógio 4 de fevereiro de 2019

Com a proposta de apoiar a adoção de tecnologias digitais e o desenho de novas práticas pedagógicas, o Instituto Crescer lançou os guias “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas” e “Oficinas Crescer em Rede”. Disponibilizados gratuitamente, eles trazem sugestões e reflexões para professores que estão dispostos a inovar em suas metodologias de ensino.

No guia “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas”, os educadores conhecem metodologias ativas que foram testadas junto a estudantes ou por meio de atividades de formação de professores realizadas pelo Instituto Crescer. O material traz orientações para escolas que desejam organizar um grupo de estudos para apoiar a formação continuada na escola. O foco está na implementação de metodologias que contribuem para o desenvolvimento de competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como pensamento crítico, científico e criativo, uso de diferentes e multilinguagens e cultura digital.

Já no guia “Oficinas Crescer em Rede”, os professores têm acesso a um conjunto de oficinas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais que podem ser aplicadas com crianças e adolescentes em diferentes contextos de aprendizagem, da educação formal até o contraturno. Todas as atividades foram planejadas para um período de 3 horas, utilizando materiais simples que estão disponíveis em qualquer escola. Entre as sugestões, estão atividades de circo, educomunicação, música e recreação.

Os guias foram produzidos com licença Creative Commons que permite o uso integral ou remixados, conforme os interesses de cada instituição, desde que mencionado o crédito de autoria. Os materiais estão disponíveis no site do Instituto Crescer.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, competências para o século 21, formação continuada, tecnologia

9
Deixe um comentário

avatar
500
9 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
9 Autores
FláviaPATRICIA BERWANGER DE ARAUJOPatrícia D Onofre SilvaLílian Fernandes Araújoiracema iuzwiak Carus Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Zeazelita Souza
Visitante
Zeazelita Souza

Quantas informações e formações interessantes e motivadoras.

Raimunda Nonata de Jesus Araujo Borges
Visitante
Raimunda Nonata de Jesus Araujo Borges

Essas metodologias ativas são sugestivas para serem aplicadas em sala de aula, podendo transformar as aulas em mais motivadoras

Hélia de Lima
Visitante
Hélia de Lima

Excelente trabalho com a disponibilização dessas oficinas, fica muito mais interessante o trabalho pedagógico.

eliete
Visitante
eliete

o professor precisa permanecer atualizado e oferecer uma educação atrativa, caso contrário, ele favorecerá a evasão escolar.

iracema iuzwiak Carus
Visitante
iracema iuzwiak Carus

quantas informações super interessantes.

Lílian Fernandes Araújo
Visitante
Lílian Fernandes Araújo

Muito bom ” oficinas crescer em rede”

Patrícia D Onofre Silva
Visitante
Patrícia D Onofre Silva

Estou adentrando em um universo que a muito me questionava! Maravilhoso, aprender o novo!á

PATRICIA BERWANGER DE ARAUJO
Visitante
PATRICIA BERWANGER DE ARAUJO

Não podemos mais ignorar a importância dos recursos tecnológicos para que as nossas aulas sejam motivadoras. Como trabalho com a geração z, é fundamental que eu conheça as preferências de meus alunos, unindo a tecnologia ao ensino.

Flávia
Visitante
Flávia

Maravilhoso!!!

X