Infográfico: O impacto da pandemia e do racismo na trajetória dos jovens negros no ensino médio - PORVIR
Crédito: Regiany Silva/Porvir Instituto Unibanco

Inovações em Educação

Infográfico: O impacto da pandemia e do racismo na trajetória dos jovens negros no ensino médio

Baixe o material que sistematiza informações da série de reportagens Observatório de Educação - Ensino Médio e Gestão

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 28 de outubro de 2020

Na série de reportagens Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão, publicada em parceria com o Instituto Unibanco, o Porvir apresentou os impactos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) sobre o ensino médio em diferentes aspectos: evasão, atraso na implementação dos novos currículos, ensino remoto, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e clima escolar. Em comum, todas as reportagens apontam para um cenário ainda mais desafiador para estudantes negros.

Mais atingidos pelo coronavírus por residirem em áreas vulneráveis com menor cobertura de serviços de saúde, com menos acesso a computadores e internet para acompanhar as aulas remotas, eles tiveram mais dificuldades para seguir aprendendo em 2020. Esses obstáculos devem agravar uma realidade que é anterior à pandemia: ao final da trajetória escolar, quando conseguem concluir o ensino médio, jovens negros aprendem menos e se sentem menos motivados a prestar o Enem e a ingressar no ensino superior.

No infográfico que você encontra a seguir (e pode baixar um PDF em alta resolução no rodapé), sistematizamos toda essa discussão com dados do Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão e de pesquisas recentes para mostrar como gestores precisam atuar para que os reflexos da pandemia não ampliem as desigualdades raciais na educação.

Crédito: Regiany Silva/Porvir Instituto Unibanco

TAGS

avaliação, competências para o século 21, ensino médio, equidade, personalização, Série Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão, tecnologia

1
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
1 Autores
Igor Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Igor
Visitante
Igor

boa tarde, NÃO consigo baixar o PDF….. caso consigam me enviar por email