Editor do Porvir participa de intercâmbio cultural a convite do governo dos Estados Unidos
por Vinícius de Oliveira 5 de novembro de 2024
Olá! Aqui é Vinicius de Oliveira, editor do Porvir. Neste mês de novembro, eu participo do IVLP (International Visitor Leadership Program (Programa de Liderança para Visitantes Internacionais), a convite do Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos, equivalente ao Ministério da Educação no Brasil.
Você já tinha ouvido falar do IVLP? Criado em 1940, o intercâmbio cultural e profissional busca promover a cooperação entre os EUA e outros países. Anualmente, cerca de 4,5 mil participantes são indicados pelas embaixadas do país norte-americano ao redor do mundo para participar do programa em diferentes temas, incluindo educação.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
A minha turma, por exemplo, é formada por representantes de governos, empresas e escolas de 21 países: Barbados, Botsuana, Burma, Croácia, Groenlândia, Egito, Eritreia, Israel, Jordânia, Lituânia, Nigéria, Palestina, Filipinas, Ilhas Salomão, Espanha, Sri Lanka, Tajiquistão, Uganda, Ucrânia e Vietnã.
Nossa agenda é composta por viagens e reuniões com representantes do governo, do Departamento de Educação, instituições do terceiro setor, escolas, universidades e empresas de tecnologia educacional.
Entre os objetivos gerais, estão o debate e a aplicabilidade de novas tendências educacionais apoiadas em tecnologia, a formação docente para o uso de recursos digitais, e a integração de tecnologia ao currículo de maneira equitativa e acessível a todos os estudantes.
Mais do que um reconhecimento pessoal e do trabalho desenvolvido pelo Porvir, essa é uma oportunidade de conversar com importantes lideranças educacionais sobre o que aprendemos no Brasil sobre o uso de tecnologia na educação.
É, também, uma chance de atualizar a cobertura do site e compreender como os Estados Unidos e outros países convidados, em contextos similares ao brasileiro, encontraram soluções para barreiras comuns ao acesso e desenvolvimento de propostas de ensino e aprendizagem apoiadas em tecnologia.
Neste sentido, vale lembrar alguns dos nossos guias especiais, como Tecnologia na Educação e Educação Mão na Massa, que tratam justamente de conceitos e boas práticas na adoção de diferentes tipos de tecnologia na educação. Mais recentemente, publicamos o e-book “Guia rápido de IA para a sua aula”, voltado para professores que já utilizam inteligência artificial e para aqueles que estão iniciando nessa jornada tecnológica.
Nos próximos dias, voltarei ao Blog do Porvir para compartilhar como está sendo a experiência! Até já!