Júri internacional premia startups de edtech em SP - PORVIR

Inovações em Educação

Júri internacional premia startups de edtech em SP

Comunidade inglesa Edmix convida empreendedores da América Latina a vender ideia em 5 minutos; prêmio será de R$ 30 mil

por Redação ilustração relógio 3 de setembro de 2013

Cinco minutos, contando: organizar o raciocínio, explicar o produto, mostrar estratégias de mercado, provar que a ideia é realmente inovadora e ser inspirador. Pode parecer muito para tão pouco tempo, mas quem resolve empreender a própria empresa, vez ou outra, deverá passar pela experiência de fazer um pitch. Startupeiros de educação de toda a América Latina, empresários ou mesmo pessoas que ainda não tiraram a ideia do papel terão essa oportunidade, em outubro, no Edmix PitchFest, evento que ocorre em São Paulo dentro do Bett Show Leadership Summit, um encontro de lideranças educacionais de todo o mundo, que contará com a presença de vários ministros e secretários de Educação. Na ocasião, um júri com especialistas do Brasil e de fora vai se reunir para avaliar as melhores ideias inscritas. Entre os prêmios para a melhor iniciativa estão mais de R$ 30.000 e espaço para expor no Bett Show Brasil e no de Londres no ano que vem. As inscrições já estão abertas.

“Estamos muito animados com a perspectiva de aprender sobre o mercado de edtech da América Latina que, como na Inglaterra, também está borbulhando”, diz Edward Baker, realizador do EdMix PitchFest, evento que já teve sete edições na Europa e nos EUA, mas é a primeira vez que ocorre no Brasil. “Queremos identificar startups que tenham modelos de negócio escaláveis internacionalmente, mas também temos interesse em conhecer iniciativas menores, que tragam soluções para problemas domésticos”, diz o inglês.

Startups de educação terão 5 minutos para vender suas ideiascrédito dimasobko / crédito Fotolia.com

 

Em São Paulo, o PitchFest ocorre em duas etapas: para a primeira, serão convidadas a participar as 15 melhores iniciativas inscritas. Antes das preliminares, no dia 24, essas 15 iniciativas receberão uma preparação sobre como fazer um bom pitch, dada pelo Inspirare em parceria com a Aceleratech. Depois do treinamento, as empresas vão se apresentar e as seis que tiverem melhor performance serão selecionadas para participar da grande final, que acontece durante o Bett Show Leadership Summit.

O Bett é uma das maiores feiras do mundo onde empresas de educação e tecnologia apresentam seus produtos. Ela ocorre todos os anos em Londres. A partir de 2014, porém, ela passará a ocorrer também no Brasil, como parte da já tradicional Educar Educador. Mas para se apresentar à comunidade brasileira e da América Latina, o Bett está organizando, em 31 de outubro e 1o de novembro próximos, um encontro com grandes lideranças educacionais políticas e grandes atores do mercado educacional latino-americano. É nesse evento que os empreendedores vão fazer seus pitches.

“Eles terão a oportunidade de apresentar suas ideias para outras startups, para especialistas e para possíveis investidores”, afirma Baker, responsável pelo Edmix, comunidade que reúne educadores e empreendedores na Inglaterra e ele mesmo um dono de startup de educação. A rede de Baker organiza eventos para promover o ecossistema das startups de educação, além de ter reuniões mensais, dos quais participam cerca de 150 pessoas, em que os empreendedores compartilham angústias, dúvidas e boas ideias. Com esses eventos, visitas a escolas e interlocução com governos, o Edmix funciona como um articulador entre as demandas de sala de aula e as pessoas que desenvolvem soluções.

Passo a passo de como se inscrever no Pitch Fest

1. Ficha de inscrição. Acesse o site do Edmix e baixe a ficha de inscrição;
2. Preenchimento. Complete as perguntas com cuidado. A ficha cadastral deverá ser respondida em inglês, uma vez que a avaliação dos candidatos será feita por um grupo de especialistas nacionais e internacionais;
3. Vídeo. Faça um vídeo de até três minutos em inglês explicando sua ideia.
4. Inscrição. Submeta sua inscrição até 12 de outubro;
5. Chamada. Espere a chamada para as 15 semifinalistas. Resultado sai até 19 de outubro;
6. Treinamento. Se você estiver entre os 15 semifinalistas, prepare-se para o primeiro pitch: rodada de treinamento ocorre em São Paulo no dia 24 de outubro;
7. Preliminares. Coloque em prática as dicas do coaching na semifinal, em 26 de outubro. O pitch ocorrerá na língua nativa do candidato – português ou espanhol. Os seis finalistas serão anunciados na hora;
8. Final. Se estiver entre os finalistas, faça os últimos ajustes e mostre a que veio na final, em 31 de outubro. O pitch será novamente na língua nativa do candidato.

——-

Nota da Redação: Devido a problemas logísticos envolvendo a vinda da equipe do Edmix ao Brasil, a competição foi cancelada. Veja anúncio oficial.


TAGS

empreendedorismo

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x