Lista reúne 20 melhores aplicativos educacionais de 2019 - PORVIR
Crédito: Visual Generation/iStockPhoto

Inovações em Educação

Lista reúne 20 melhores aplicativos educacionais de 2019

Confira a seleção de aplicativos para iOS e Android que ajudam professores antes e durante as aulas feita por associação dos EUA

por Redação ilustração relógio 6 de janeiro de 2020

Na hora de organizar a aula, incrementar uma apresentação e ensinar programação de maneira divertida um bom recurso educacional pode fazer a diferença. Só que as opções são tantas que ir atrás das novidades demanda um enorme esforço e tempo.

A exemplo de 2018, publicamos abaixo os melhores aplicativos educacionais selecionados pela Associação Americana de Bibliotecários Escolares. Na lista, você encontra os pontos fortes de cada recurso, as etapas mais adequadas para adotá-los e links para matérias do Porvir.

Chatterpix Kids
Pontos fortes: inclusão, colaboração, curadoria e engajamento

É a vez das suas fotos começarem a falar! O Chatterpix pode fazer qualquer coisa falar – animais de estimação, amigos, desenhos e muito mais! Basta tirar uma foto, desenhar uma linha para fazer uma boca e gravar sua voz. Use o ChatterPix sempre que estiver fazendo um projeto de vídeo com os alunos que precisa muito de uma ilustração. Eles podem tirar a foto do que quiserem e incluir a própria voz no personagem.

Plataforma: iOS e Android
Todas as etapas

 

EarthViewer
Pontos fortes: investigação e exploração

O EarthViewer permite que os alunos acompanhem alterações na superfície da Terra ao longo de seus quatro bilhões de anos de história. Os alunos podem interagir com um globo móvel, semelhante ao Google Earth, e animar quatro escalas de tempo – moderna, era glacial, paleozoica e Terra antiga. Camadas podem ser adicionadas para mostrar a localização das fronteiras e cidades atuais, importantes descobertas fósseis e crateras. Gráficos animados comparando temperatura, oxigênio, dióxido de carbono, duração do dia, luminosidade e biodiversidade permitem aos alunos perceber as relações entre essas variáveis ​​ao longo do tempo geológico. O EarthViewer também apresenta artigos e vídeos detalhados, além de uma lista de referências externas e um guia rápido do professor.

Plataforma: iOS e Android
Etapas: ensino fundamental 2 e médio

 

Equity Maps
Pontos fortes: inclusão e colaboração

Faça um gráfico e registre a interação de alunos para medir e ilustrar os níveis e tipos de participação. Os participantes são claramente rotulados e a participação pode ser facilmente rastreada tocando no ícone do aluno. Existem também ícones de caos, par / compartilhamento, grupos pequenos, silêncio, mídia ou conversa com professores. O Analytics é visível imediatamente e pode ser dividido individualmente para fins de conferência com os alunos e fornecimento de feedback.

Plataforma: iOS
Todas as etapas

 

Figment AR
Pontos fortes: exploração e engajamento

Com o Figment AR, você consegue “transformar o mundo em um parque de diversões ampliado”, conforme os desenvolvedores compartilham a descrição na App Store, da Apple. Esse aplicativo permite criar cenas cheias de animais, objetos e emojis interativos. Ainda é possível criar “portais” para entrar em outra dimensão e adicionar fenômenos como chuva, fogos de artifício, neve e muito mais.

Plataforma: iOS
Todas as etapas

 

Green Screen by Do Ink
Pontos fortes: investigação, inclusão, colaboração, curadoria, exploração e engajamento

O Green Screen facilita a criação de vídeos e fotos com fundo verde, que é usado para projetar imagens atrás de um personagem. Com esse aplicativo, esse efeito pode ser obtido direto com o celular. As imagens podem vir de fotos ou vídeos do álbum da câmera ou de uma gravação ao vivo. Com o Green Screen, você pode contar uma história, explicar uma ideia e se expressar de maneiras verdadeiramente criativas e únicas.

Plataforma: iOS
Todas as etapas

 

iCell
Pontos fortes: investigação, exploração e engajamento

Os alunos podem escolher entre animais, bactérias ou células vegetais na tela principal. O texto explicativo possui três opções de complexidade: básica, intermediária ou avançada. Os alunos podem ampliar ou diminuir o zoom e ainda girar as células para uma visualização de 360 ​​graus. O texto básico geralmente fornece uma ou duas frases curtas, descrições de estruturas, o intermediário fornece descrições mais longas com vocabulário adicional, enquanto o avançado é muito detalhado com vocabulário desafiador.

Plataforma: iOS, Android, Windows
Etapas: ensino fundamental 2 e médio

 

iCivics – Suite
Pontos fortes: investigação, exploração e engajamento

O iCivics é um conjunto de aplicativos que variam de “Ganhe a Casa Branca” e “Sua Declaração de Direitos” a “Nação da Imigração” e “Comando Executivo”. Há um total de 11 aplicativos no iCivics Suite. “Ganhe a Casa Branca” ajudará os alunos a explicar o processo eleitoral dos EUA, identificar a influência da mídia na formação da opinião pública e analisar como partes do todo interagem para produzir resultados em sistemas complexos.

Plataforma: iOS e Android
Etapas: ensino fundamental 2 e médio

 

Khan Academy Kids
Pontos fortes: inclusão, colaboração, curadoria e engajamento

Aplicativo permite que as crianças manipulem formas, letras e números. Elas podem aprender leitura, linguagem, escrita, matemática, desenvolvimento socioemocional, habilidades para resolução de problemas e desenvolvimento motor. Também são oferecidas atividades abertas, como desenho, narração de histórias e cores, incentivando a criatividade e a autoexpressão.

Plataforma: iOS Android
Etapa: educação infantil

 

Mixerpiece
Pontos fortes: curadoria e engajamento

Mixerpiece é uma espécie de quadro magnético digital com mais de 200 itens e formas que você pode usar e combinar para criar novas obras enquanto aprende a história da arte. Peça aos alunos que demonstrem sua compreensão dos elementos artísticos (linha, forma, cor) usando obras-primas originais. Os alunos podem aprender a identificar semelhanças ou diferenças em obras de arte, reunindo-as em algo novo. As possibilidades são limitadas apenas por sua imaginação.

Plataforma: iOS
Todas as etapas

 

Nearpod
Pontos fortes: inclusão, colaboração, curadoria e engajamento

Nearpod é um aplicativo que ajuda o professor na hora de criar aulas interativas. Dá pra economizar um bom tempo no planejamento porque o app permite importar facilmente as lições existentes (documentos PDF, fotos ou apresentações PPTs) e adicionar recursos interativos, como passeios virtuais, objetos 3D, questionários, pesquisas, perguntas abertas etc. O Nearpod já apareceu no Porvir.

Plataforma: iOS e Android
Todas as etapas

 

Novel Effect
Pontos fortes: inclusão e exploração

O Novel Effect usa o reconhecimento de voz para complementar a leitura em voz alta com efeitos sonoros e música. O app possui um catálogo de mais de 200 títulos populares e adaptados para crianças, com novos títulos sendo adicionados regularmente. Pais, professores e bibliotecários podem usá-lo para incrementar suas leituras em voz alta ou revisitar arquivos favoritos adicionando uma nova paisagem sonora. Os alunos podem praticar sua fluência de leitura quando o aplicativo responder à sua voz.

Plataforma: iOS
Todas as etapas

 

Object Viewer for Merge Cube
Pontos fortes: investigação, colaboração, exploração e engajamento

Com o Object Viewer do Merge Cube, alunos e professores podem converter seus projetos 3D em objetos de realidade aumentada antes da impressão 3D, tudo para garantir a precisão. Os professores podem usar o Object Viewer para converter modelos 3D de bibliotecas populares como Google Poly e Remix 3D em objetos virtuais para ilustrar tópicos complexos e dar vida aos planos de aula.

Plataforma: iOS e Android
Todas as etapas

 

PBS Kids Scratch Jr.
Pontos fortes: inclusão, colaboração e engajamento

O PBS KIDS ScratchJr é um aplicativo de programação criativa em que os alunos podem criar suas próprias histórias, jogos e animações interativas. Basta juntar blocos de programação coloridos para fazer seus personagens favoritos se moverem, pularem, dançarem e cantarem. Com o app, alunos têm a possibilidade de resolver problemas, projetar seus próprios projetos, demonstrar conhecimento e desenvolver habilidades de pensamento computacional que são fundamentais para o sucesso acadêmico ao longo da vida escolar.

Plataforma: iOS e Android
Etapa: educação infantil

 

Quizlet
Pontos fortes: investigação, inclusão, colaboração, curadoria, exploração e engajamento

O Quizlet é um aplicativo gratuito que permite que professores e alunos criem cartões de memória digitais. O questionário também pode gerar automaticamente jogos interativos e até testes do material inserido nele. Cinco ou dez minutos de digitação (ou colagem) podem render literalmente horas de atividades avaliadas automaticamente dentro e fora da sala de aula. O Quizlet já apareceu no Porvir.

Plataforma: iOS e Android
Todas as etapas

 

Sites em VR
Pontos fortes: investigação e inclusão

Sites em VR é uma plataforma que oferece experiência interativa de realidade virtual, onde os alunos podem mergulhar em lugares ao redor do mundo. As opções incluem desde atrações turísticas a pontos de referência, centros culturais e religiosos.

Plataforma: iOS e Android
Todas as etapas

 

Sora
Pontos fortes: inclusão, curadoria e exploração

Com o Sora, alunos e professores podem acessar áudio e e-books por meio de uma plataforma digital personalizada para usuários de bibliotecas escolares. O Sora pode ser conectado a uma coleção da biblioteca escolar e, com autorizações da secretaria, à coleção da biblioteca pública local. Os educadores ainda podem atribuir textos para alunos lerem e os alunos podem fazer isso por conta própria. Quanto mais os alunos leem, maiores são as  chances de conseguir medalhas virtuais.

Plataforma: iOS e Android
Todas as etapas

 

Stop Motion Studio
Pontos fortes: inclusão, colaboração, curadoria e engajamento

O Stop Motion Studio ajuda você a criar ótimos filmes usando a técnica de animação stop motion. Como o editor quadro a quadro, a linha do tempo e o editor de som nunca se perdem. Também dá para adicionar planos de fundo, primeiro plano e efeitos sonoros.

Plataforma: iOS e Android
Todas as etapas

 

Tynker
Pontos fortes: exploração e engajamento

Com o Tynker, os alunos aprendem a programar de um jeito divertido, seja resolvendo quebra-cabeças envolventes, modificando mundos do Minecraft, programando robôs e drones e jogos personalizados. Os alunos podem liberar seu potencial criativo por meio desta introdução divertida e interativa à ciência da computação.

Plataforma: iOS e Android
Etapas: ensino fundamental 1 e 2

 

Wakelet
Pontos fortes: investigação, inclusão, colaboração, curadoria, exploração 

Wakelet é o lugar certo para achar recursos para a biblioteca escolar. Como esse aplicativo no seu dispositivo móvel, é possível enviar links diretamente para uma coleção de uso pessoal ou público. Você pode criar uma coleção de recursos em parceria com equipes pedagógicas para os alunos usarem como referência em seus projetos. As coleções podem ser compostas de sites, links, notas, tuítes, fotos do seu dispositivo e muito mais.

Plataforma: iOS e Android
Todas as etapas

 

Wolfram Alpha
Pontos fortes: inclusão, curadoria e engajamento

O Wolfram Alpha é uma fonte confiável para acesso instantâneo a conhecimento especializado e computação. Ele usa algoritmos e dados para calcular respostas e gerar relatórios. Este aplicativo é muito mais do que apenas ter uma enciclopédia na palma da sua mão, é realmente como ter alguém que procura o que você está pensando e interpreta as informações disponíveis, sejam curiosidades ou problemas de matemática.

Plataforma: iOS e Android
Etapas: ensino fundamental 2 e médio


TAGS

aplicativos, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
5
0
É a sua vez de comentar!x