Livro grátis traz propostas para trabalhar objetivos de desenvolvimento sustentável - PORVIR
Crédito: RomoloTavani/iStockPhoto

Como Inovar

Livro grátis traz propostas para trabalhar objetivos de desenvolvimento sustentável

Saiba como trabalhar os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas) na escola de maneira transversal e com apoio de tecnologia

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 16 de janeiro de 2020

À medida que recursos naturais continuam sendo explorados de maneira irresponsável, que educação inclusiva, equitativa e de qualidade está longe de longe de ser uma realidade para todas as crianças e as desigualdades sociais e de gênero persistem, pedir que alunos apenas decorem os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas) não vai mudar esse cenário.

Com o objetivo de tornar o aprendizado desses conceitos mais prático e apoiar a discussão em sala de aula, o movimento Innovation Lab Schools, que apoia 12 escolas em quatro continentes e oferece formações online para professores, acaba de lançar a versão em português do livro “Global Goals book”, chamado por aqui de “Livro das Metas Globais” (instruções para download ao final do texto).

Leia mais:
Vídeo do Global Teacher Prize mostra o trabalho de Koen Timmers
– Sustentabilidade em creche começa na construção
– Projeto de biblioteca sustentável trabalha colaboração entre alunos e escolas

Além de explicar cada um dos 17 ODS e as metas para 2030, o livro apresenta projetos que podem ser desenvolvidos em sala de aula por professores de todas as disciplinas que busquem ensinar com foco no protagonismo do aluno. O currículo é estruturado de acordo com a fórmula de etapas da metodologia Roots and Shoots, elaborado pelo Jane Goodall Institute, que estabelece quatro etapas rumo à transformação social de comunidades pelos jovens: 1) envolva-se; 2) observe; 3) entre em ação e 4) comemore.

A edição do livro foi feita pelo educador Koen Timmers e pela pesquisadora Jennifer Williams. Timmers é um professor universitário belga que em 2018 foi apontado como um dos 10 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize, premiação organizada pela Varkey Foundation, por seu projeto para levar educação para 1.000 crianças e jovens refugiados no campo de Kakuma, no Quênia.

No Brasil, o projeto teve a colaboração do professor Francisco Tupy, especialista em aplicação de jogos digitais na educação. Ele é autor do oitavo capítulo, que mostra como utilizar o jogo Minecraft para construir uma estação de tratamento de água, simular impacto das mudanças climáticas na paisagem, gerar energia limpa e estabelecer diálogo para superar conflitos por meio da lógica e empatia.

“A ideia do livro é ser um chute inicial para quem quer trabalhar na prática e não simples memorização. Ele busca inspirar o uso dos ODS por meio de prática constante e do fortalecimento das redes de cooperação entre professores”, diz Tupy.

Após cada aula, o professor é estimulado a fazer uma reflexão sobre o aprendizado dos alunos e a compartilhar os resultados de seu trabalho com demais educadores ou especialistas presentes na rede Innovation Lab por videoconferência.

O download do livro é gratuito. Basta cadastrar nome e e-mail no site do Innovation Lab Schools, escolher o idioma (language), responder se irá usar o livro em sua escola e clicar em submit (enviar).


TAGS

educação mão na massa, ensino fundamental, ensino médio, jogos, sustentabilidade, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x