Livros e filmes para inspirar a gestão escolar em 2024 - PORVIR
Freepik

Inovações em Educação

Livros e filmes para inspirar a gestão escolar em 2024

Confira a seleção feita pelo Porvir para ajudar gestores na missão de administrar uma escola

Parceria com Isaac

por Ruam Oliveira ilustração relógio 18 de dezembro de 2023

Desempenhar um bom papel na gestão escolar depende de uma série de fatores. Desde a experiência que se tem em sala de aula até o desempenho na administração, coordenação e acompanhamento de projetos. . Isso implica não apenas em habilidades pedagógicas, mas também em uma compreensão abrangente de elementos como relacionamentos interpessoais, tecnologia, estrutura organizacional e finanças. 

Para aprimorar constantemente as práticas da equipe de gestão, há diversas ferramentas disponíveis. Manter-se atualizado e aprimorar as habilidades pode ser alcançado por meio do contato com materiais audiovisuais e leituras que oferecem abordagens inovadoras para a gestão escolar. Essa abordagem ajuda a ampliar o repertório e descobrir novos caminhos para enfrentar os desafios intrínsecos à administração de uma escola.

O Porvir compilou abaixo uma seleção de livros, palestras e vídeos para inspirar a gestão escolar. Confira a lista abaixo

Livros

“Liderança em gestão escolar”, de Heloísa Lück

Este livro integra a série Cadernos de Gestão, publicada pela Editora Vozes. A autora, uma mestra em educação, apresenta reflexões profundas sobre a prática de gestão compartilhada, a interligação entre gestão e liderança, o desenvolvimento de competências para quem ocupa posição de tomada de decisão, entre outros temas relevantes.

Acesse aqui

“O Planejamento Estratégico: um instrumento para o gestor de escola pública”, de Claudia Zuppini Dalcorso

Uma das tarefas mais importantes da gestão, o planejamento estratégico faz toda a diferença no decorrer do ano letivo. A obra destaca a necessidade de um olhar atento para essa tarefa de planejar. Ele traz um capítulo dedicado à escola pública e aos mecanismos de avaliação externos, outro sobre a gestão em si e também discute resultados de pesquisas.

Saiba onde encontrar

“Mediação de conflitos na escola: Modelos, estratégias e práticas”, de Maria Carme Boqué

Conflitos estão frequentemente acontecendo no ambiente escolar. Como lidar com eles? Aqui, a autora aborda de forma didática os principais fundamentos da mediação de conflitos, incluindo um passo a passo para sua implementação. O livro também traz exemplos bem-sucedidos de mediação e é uma fonte rica para gestores escolares. Encontre o livro aqui.

“Série Educação – Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social” de Eduardo Monteiro e Artur Motta

Para uma gestão eficiente, torna-se imperativo ter uma compreensão do contexto atual.. A proposta deste livro é traçar uma relação entre a escola e a sociedade contemporânea. Além disso, o volume também leva em consideração as bases legais da atividade de gestão, com uma visão sobre metodologias que podem ser adotadas para alcançar bons resultados nas instituições escolares.  Clique aqui e saiba onde encontrar o seu.

“O Que Revela o Espaço Escolar?”, Vários Autores

Aqui há um compilado de escritos de diferentes autores que mostram oportunidades e deveres da gestão em áreas variadas da escola. Desde laboratórios até a gestão de resíduos, esses distintos setores são abordados nos artigos presentes neste livro. Acesse gratuitamente.

TED Talks

Um manual para a gestão ágil e inclusiva

O TED Talks é uma das principais plataformas em vídeo para o compartilhamento de ideias e reflexões sobre uma ampla gama de temas. Esta playlist, cuidadosamente selecionada pela plataforma, compila seis depoimentos inspiradores sobre liderança, abrangendo discursos sobre diversidade, responsabilidade, metas e muito mais. Para assistir aos vídeos, acesse o linke abaixo: (vídeos em inglês com opção de legenda em português).

Acesse.

Filmes

Quando sinto que já sei

Conhecer práticas educacionais inovadoras é uma fonte de inspiração para implementar internamente abordagens igualmente distintas e revolucionárias. Este documentário apresenta depoimentos de diferentes atores da comunidade escolar, que se esforçam para responder a questionamentos sobre a escola tradicional e explorar maneiras de resgatar o interesse dos alunos pela educação.

Assista completo.

Liderança Escolar em Contextos Adversos

Este documentário, resultado do pós-doutorado da pesquisadora Filomena Siqueira, da Universidade de São Paulo (USP), reúne relatos e narra a trajetória de gestores e gestoras de diversas escolas em São Paulo. Eles compartilham reflexões sobre os desafios enfrentados por aqueles que assumem essa posição de liderança.

Assista ao filme

Educação.doc – Eu acredito (ep.3)

Em uma pequena cidade de economia rural, em um dos estados mais pobres do Brasil, a Escola Augustinho Brandão em Cocal dos Alves (PI), já conquistou dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, além de receber prêmios nacionais em áreas como astronáutica, astronomia e física. No Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a escola também se destaca, superando a média nacional.

Já as escolas Raimundo Pimentel Gomes – CAIC (Sobral/CE) e Santa Rita de Cassia (Foz do Iguaçu/PR), contam histórias diferentes. Elas pertencem a dois municípios que zeraram a evasão escolar e alcançaram índices educacionais equiparáveis aos de países de primeiro mundo.

Assista gratuitamente

Quer saber mais sobre gestão escolar?
Conheça nossos parceiros

Isaac

TAGS

gestão escolar

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x