MIT e Khan Academy se unem para fazer videoaulas - PORVIR

Inovações em Educação

MIT e Khan Academy se unem para fazer videoaulas

Universitários elaboram miniaulas de 5 a 10 minutos para ensinar conceitos básicos das ciências a crianças e jovens

por Patrícia Gomes ilustração relógio 2 de maio de 2012

O MIT resolveu unir esforços à Khan Academy e está incentivando seus alunos a produzirem vídeos curtos, de 5 a 10 minutos, para ensinar conceitos básicos de ciências e engenharia a estudantes da educação infantil ao ensino médio.

O projeto, chamado MIT+K12, vai disponibilizar essas miniaulas em seu site e em um canal específico do YouTube. Algumas vão fazer parte da Khan Academy, projeto lançado por um ex-aluno do MIT que começou dando aulas despretenciosamente para os sobrinhos pelo YouTube e se tornou um sucesso mundial.

“Nós queremos ajudar a inspirar jovens a mudar o mundo pela engenharia e pela ciência e percebemos que temos 10 mil estudantes no MIT que estão excepcionalmente bem preparados para fazer isso”, disse Ian A. Waitz, professor da Escola de Engenharia e responsável pelo programa, ao MIT News.

O projeto vinha sendo testado desde o segundo semestre do ano passado e, no fim de abril, o site da iniciativa foi lançado já com dezenas de vídeos disponíveis sobre assuntos que incluem astronomia, biologia, química, engenharia, física.

Em um deles, um aluno de química ensina o conceito de ácido e base para alunos de seis anos. Para atrair a atençao dos pequenos, a explicação começa com uma espécie de mágica: o jovem enche copos aparentemente vazios e o líquido que cai nos copos toma a cor que ele ordena. Em seguida, o estudante do MIT vai ao laboratório e explica o que fez o líquido mudar de cor.

Assista ao video (em inglês)

 

Além desse vídeo, pela plataforma é possível também aprender como ocorre a transferência de calor entre os corpos, como os aviões voam, assistir a uma representação de guerra entre fungos e bactérias e uma série de outros temas, sempre apresentados de forma lúdica. Para assistir às aulas pelo site, basta clicar no assunto ou na série desejada.

“Nosso objetivo é desenvolver e hospedar uma plataforma aberta, com curadoria de conteúdo de ciência, tecnologia, matemática e engenharia, que seja relevante para a educação de todas as séries da escola”, afirma o site do projeto.

Para participar, os alunos do MIT tanto podem escolher o assunto que gostariam de explicar, quanto tratar de temas sugeridos pelos professores. Uma vez que sua proposta tenha sido aceita, os universitários se tornam roteiristas, atores, produtores e diretores. Eles terão uma aula sobre como fazer e editar vídeos, receberão ajuda de custo para desenvolvê-lo, orientação dos professores e terão à disposição todo o aparato do MIT para transformar a ideia em uma aula interessante.


TAGS

educação online, mit, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x