Pandemia pode fazer com que 71% dos alunos no Brasil não aprendam a ler - PORVIR

Saiu na Mídia

Pandemia pode fazer com que 71% dos alunos no Brasil não aprendam a ler

por Redação ilustração relógio 19 de março de 2021

De acordo com relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta quarta-feira (17), a pandemia poderá fazer com que 71% dos alunos no Brasil e dos outros países da região não aprendam a ler. A situação da América Latina e do Caribe é especialmente grave devido ao aumento de casos e mortes na região e, ao todo, 170 milhões de alunos serão prejudicados.

No Brasil, a pandemia piora um cenário que já era preocupante: 50% dos alunos estavam em pobreza de aprendizagem. Após a pandemia, a estimativa é que o número aumente para 71%. Estudantes mais pobres serão os mais afetados, e a desigualdade de proficiência pode aumentar até 12% entre ricos e pobres. A diferença resulta em quase três anos letivos de atraso em comparação aos ricos. A restrição no acesso à internet é um dos motivos para o aumento das desigualdades entre as classes econômicas dos estudantes.

Além da perda da capacidade de aprender, os estudantes enfrentam outros dilemas, como o abandono escolar – que pode aumentar em 15% nas instituições latinas e caribenhas com a pandemia; e impactos na saúde física, mental e emocional.


Leia a matéria original em Correio Braziliense

TAGS

ensino fundamental, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x