Pequenas práticas diárias para melhorar a saúde mental - PORVIR
Crédito: izkes/iStock

Inovações em Educação

Pequenas práticas diárias para melhorar a saúde mental

Comportamentos psicológicos positivos promovem uma boa higiene da saúde mental, reduzindo o estresse e melhorando o bem-estar geral

por Cathleen Beachboard, do Edutopia ilustração relógio 19 de agosto de 2022

O termo higiene geralmente evoca imagens como lavar as mãos, tomar banho e talvez uma pessoa escovando os dentes. Embora essas práticas ajudem na limpeza e impeçam a propagação de doenças, outro componente da boa higiene consiste no cuidado diário da saúde mental. A Organização Mundial da Saúde define higiene como “uma série de práticas realizadas para preservar a saúde”. Assim como nossos corpos se beneficiam da manutenção diária, nossas mentes também.

Defensor da saúde mental, Clifford Beers (1876–1943) foi um dos primeiros a sugerir como dedicar tempo diário a comportamentos positivos pode melhorar o bem-estar mental, evitando o esgotamento e a fadiga. Clifford co-fundou o National Committee for Mental Hygiene (Comitê Nacional de Higiene Mental), nos Estados Unidos, cuja pesquisa impacta as práticas de higiene em saúde mental desde sua fundação, em 1909.

A higiene da saúde mental se concentra no uso de práticas e ferramentas simples para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa por meio de comportamentos psicológicos positivos diários. Ter uma mente feliz e focada nos ajuda a ser mais criativos e produtivos, e estudos mostram que gastar apenas 10 minutos por dia utilizando tais comportamentos positivos pode melhorar o bem-estar e a saúde mental de uma maneira geral.

Essas práticas não dissiparão problemas externos ou estressores, mas, a longo prazo, ajudarão a melhorar a resiliência e o bem-estar geral de uma pessoa. Pesquisas mostram que praticar a atenção plena e expressar gratidão por alguns minutos todos os dias afeta significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.

3 maneiras rápidas para praticar a atenção plena diariamente

Mindfulness (ou atenção plena, em português) é prestar atenção ao momento presente sem julgamentos. Alguns minutos de prática de mindfulness podem ajudá-lo a focar em um determinado momento e ganhar autocontrole sobre as reações e os padrões de pensamento diários. Praticar a atenção plena pode trazer inúmeros benefícios, desde a diminuição do estresse até o aumento dos níveis de concentração e felicidade.

1. Reserve um tempo para observar uma tarefa específica que você faz diariamente. Por exemplo: ao tomar café da manhã, você pode se concentrar em cada mordida, observando a textura e o sabor do que está comendo. Você pode se concentrar nos cheiros e nos movimentos em sua boca – não julgando a comida ou os movimentos, apenas os observando pensativamente.

2. Considere baixar um aplicativo de mindfulness. Se iniciar a atenção plena por conta própria parece muito cansativo, um aplicativo com um programa de treinamento autoguiado pode ajudar. 

3. Experimente os vídeos do YouTube. O canal oferece inúmeras meditações e práticas de mindfulness que podem ser acessadas fazendo uma simples busca por “mindfulness”. Por exemplo, as postagens do Daily Calm (em inglês) orientam atividades de atenção plena toda semana. Com vários vídeos, é bastante fácil encontrar uma forma de atenção plena que funcione para você.

Relacionadas

O que boas experiências de promoção de saúde mental nas escolas têm a dizer?

ACESSAR

Trabalho socioemocional em sala de aula melhora comportamento dos alunos

ACESSAR

Professora cria caderno de elogios para valorizar autoestima dos alunos

ACESSAR

3 maneiras rápidas de praticar a gratidão diariamente

Gratidão é fazer uma pausa para observar e apreciar as pessoas, coisas e oportunidades em sua vida. Leva um momento para refletir sobre o quão afortunado você é – seja por algo grande ou pequeno. Praticar a gratidão pode impactar significativamente a saúde física e psicológica de uma pessoa. Pesquisas descobriram que, com o tempo, praticar alguns minutos de gratidão por dia está associado a um sono melhor, menos ansiedade e depressão e níveis mais altos de otimismo.

1. Experimente o método de e-mail. Uma maneira de entrelaçar gratidão em seu dia é abrir seu e-mail e criar três novas mensagens com o assunto “Gratidão”. Durante o dia, procure três coisas que fazem você se sentir grato. Antes de fechar seu e-mail no final do dia, preencha as três mensagens. Se as coisas que fazem você se sentir grato se relacionam com uma pessoa, deixe essa pessoa saber como ela impactou seu dia, enviando o e-mail de gratidão para ela.

Se o seu momento de gratidão não gira em torno de uma pessoa, escreva o e-mail e deixe-o ficar na sua pasta de rascunhos. Dessa forma, você pode usar essa pasta para refletir sobre momentos de gratidão e, ao enviar alguns dos momentos de gratidão para pessoas que impactam seu dia, você espalha gratidão para os outros.

2. Use um aplicativo de gratidão. Se fazer práticas diárias de gratidão por conta própria parece muito assustador, considere baixar um aplicativo que ofereça lembretes diários com vários avisos e atividades de gratidão para ajudá-lo a construir uma rotina diária. 

3. Faça uma gravação de áudio. Outra ótima maneira de praticar a gratidão é usar o recurso de gravação de áudio do seu telefone para gravar as coisas pelas quais você é grato em um momento conveniente durante o dia, como no almoço ou antes de voltar para casa. Uma vez por semana, reserve um tempo para ouvir as gravações. Você pode até colocar um lembrete em seu telefone para usar o recurso de gravação de áudio diariamente, tornando isso uma maneira simples de garantir que você reserve alguns minutos para praticar a gratidão.

O aspecto mais importante da higiene da saúde mental é fazer algo diariamente para manter seu bem-estar mental. Encontre tempo para praticar a atenção plena e a gratidão todos os dias de uma maneira que funcione para você e sua agenda. Realizar alguns atos simples durante o dia pode impactar positivamente seu humor e, com o tempo, melhorar seu bem-estar geral.

*Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização
© Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation


TAGS

desenvolvimento integral do professor, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x