Plataformas abrem acervo de 1700 filmes para educar - PORVIR
Por Vinícius de Oliveira

Inovações em Educação

Plataformas abrem acervo de 1700 filmes para educar

Sites CurtaNaEscola e Tamandua.TV.br liberam o acesso gratuito a filmes de animação, ficção e documentários

por Redação ilustração relógio 27 de março de 2020

Para apoiar educadores durante a quarentena, os sites de filmes CurtaNaEscola e Tamandua.TV.br estão liberando o acesso gratuito para assistir 1700 produções de animação, ficção e documentários. O acervo pode ser adotado em atividades para educação infantil, fundamental, ensino médio e para formação de professores.

Baixe lista com o acervo disponível no Tamandua.TV.br com sinopse, etapa e disciplina

Professores, alunos e pais  de alunos podem acessar gratuitamente, até o próximo dia 30 de abril, os conteúdos dos dois sites das seguintes formas:

CurtaNaEscola.org.br – cerca de 600 curtas-metragens nacionais indicados com aplicabilidades pedagógicas para educação infantil (58 filmes), fundamental 1 (181 filmes), fundamental 2 (270 filmes), ensino médio (284 filmes) e Formação de Educadores (66 filmes). O site disponibiliza também 1000 planos de aula com idéias de pedagogos para aplicar os filmes e quase 900 relatos compartilhados por professores sobre suas experiências com o uso dos filmes em sala de aula. O site ficará aberto, basta se cadastrar para assistir aos filmes.

Tamandua.tv.br – 1100 filmes e documentários para uso na educação, já classificados segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). São 316 filmes que abordam temas para ensino fundamental 2 e 821 documentários aplicáveis para o ensino médio, sobretudo nas áreas de humanidades (língua portuguesa, literatura, música, história, política, filosofia, ciências sociais, arquitetura, estudos da religião). Os filmes no Tamandua.tv.br são também classificados por temas de curadoria (pensamento, história política, música, artes, cinema e genéricos). A lista dos filmes disponíveis no Tamanduá.tv.br, com as indicações por temas e conforme a BNCC encontra-se nesta planilha.

Passo-a-passo para acessar a plataforma de streaming Tamandua.tv.br gratuitamente até 30 de abril de 2020: Visitar http://tamandua.tv.br e fazer login ou preencher o cadastro se for a 1ª visita. Os novos cadastrados receberão um email para validação do cadastro.

Após validar o email recebido,  entrar na área do usuário do site e, em seu perfil, digitar o cupom EmCasaComFilmesQueEducam e clicar em “Aplicar”.

Entre outras recomendações do acervo de filmes, estão:

Escola do Amanhã
Documentário – França – 2018 – 2 episódios de 75 minutos
Aplicabilidade: Formação de Professores

Crianças reunidas ao redor de uma mesa discutem conteúdo visto no tabletCrédito: Divulgação

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?

Para assistir, clique aqui e aqui

Vocacional, Uma Aventura Humana
Documentário – Brasil – 2011 – 78 minutos
Aplicabilidade: Formação de Professores

Professor diante de uma sala de alunos. Um deles levanta a mãoCrédito: Divulgação

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Para assistir, clique aqui

Tarja Branca
Documentário – Brasil – 2014 – 80 minutos
Aplicabilidade: Formação de Professores

Criança amarra pião com barbanteCrédito: Divulgação

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Para assistir, clique aqui

Leia mais:
Série Merlí, da Netflix, mostra como conectar ensino médio à vida do jovem
– 6 filmes com histórias de professores inspiradores para ver na Netflix
– Eleva adota minissérie inspirada na Netflix em programa socioemocional


TAGS

coronavírus, educação infantil, educação integral, educação online, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x