6 filmes com histórias de professores inspiradores para ver na Netflix - PORVIR
Crédito: zia_shusha / Fotolia.com

Inovações em Educação

6 filmes com histórias de professores inspiradores para ver na Netflix

Porvir reuniu obras que mostram a importância de um educador na vida dos seus alunos

por Redação ilustração relógio 5 de abril de 2016

Um professor inspirador pode fazer toda a diferença na vida do seu aluno. E como dizem que a arte imita a vida ou a vida imita a arte, no cinema também não poderia ser diferente. Pensando nisso, o Porvir fez uma seleção de filmes da plataforma Netflix que reafirmam o papel transformador da educação e a importância do trabalho desempenhado por um docente comprometido.

Está esperando o que para se inspirar com boas histórias? Confira a lista:

Sociedade dos poetas mortos
Encantar os alunos com a disciplina de literatura foi apenas uma parte do trabalho feito pelo professor John Keating (Robin Williams). Quando começou a dar aulas na tradicional escola preparatória Welton Academy, ele passou a utilizar métodos para retirar os alunos de uma posição passiva e transformá-los em livres pensadores, que perseguem seus interesses e vocações.

Duração: 2h 08min

Mentes perigosas
Ao perceber que os métodos convencionais não estavam conseguindo chamar a atenção da sua classe, a professora LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer) decidiu inovar. Para motivar os seus alunos, ela começou a trazer para suas aulas assuntos que estavam relacionados ao universo deles, como o Karatê ou as músicas de Bob Dylan. Com essas estratégias, ela conseguiu se aproximar dos estudantes e mostrar que era possível repensar as práticas pedagógicas. O filme é baseado em uma história verídica de uma educadora norte-americana.

Duração: 1h 38min

Coach Carter: Treino para a Vida
Em uma escola com altas taxas de repetência e evasão, o dono de uma loja de artigos esportivos Ken Carter (Samuel L. Jackson) aceitou o convite para se tornar técnico do time de um time de basquete que já colecionava derrotas. Enquanto treinava o grupo para vencer as competições, ele demostrava preocupação com o desempenho escolar dos jogadores. O filme mostra como o técnico acreditou no potencial dos alunos e desafiou que eles fossem além das suas limitações.

Duração: 2h 16min

Matilda
Demostrando que era uma garota com altas habilidades, Matilda (Mara Wilson) era incompreendida pelos pais. No entanto, na escola ela encontrou uma professora que notou o seu potencial. Em diversos momento do filme, Jennifer Honey (Embeth Davidtz) mostra como um professor inspirador e afetuoso pode ser importante para um estudante.

Duração: 1h 38min

Preciosa – Uma história de esperança
Um bom professor consegue ir além dos conteúdos. E foi exatamente isso que ajudou a fazer diferença na vida da adolescente Claireece Preciosa Jones (Gabourey Sidibe), que frequentemente era discriminada por ser negra e obesa. Aos 16 anos, ela vive em um ambiente hostil, privada de uma série de direitos e violentada pelos pais. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é expulsa da sua escola e vai para uma instituições educacional que também recebe outros alunos que não se adaptaram ao local onde estudavam. Lá a menina encontra a professora Mrs. Rain (Paula Patton), que incentiva os alunos a escrever para expressar o que estavam sentindo e enfrentar os desafios das suas vidas.

Duração: 1h 49min

O milagre de Anne Sullivan
Para ajudar a sua aluna surda e cega conseguir se adaptar e aprender, a professora Anne Sullivan (Anne Bancroft) é incansável. Em determinado momento, ela também questiona o papel desempenhado pelos pais, que sempre sentiram pena da menina e nunca estimularam que ela também pudesse aprender como qualquer outra criança. O filme é baseado na história real de Helen Keller, uma escritora e ativista social norte-americana que foi reconhecida por ser a primeira surda e cega a receber um diploma de bacharelado.

Duração: 1h 46min


TAGS

cinema

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

7 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
7
0
É a sua vez de comentar!x