Plataforma gratuita apoia desenvolvimento socioemocional de professores - PORVIR
Hackin Mahn / Getty / Canva

Inovações em Educação

Plataforma gratuita apoia desenvolvimento socioemocional de professores

O objetivo é criar um espaço de formação, experimentação e compartilhamento conjunto entre docentes a fim de fortalecer e apoiar educadores conectados com a educação do século 21.

por Redação ilustração relógio 19 de maio de 2022

Entre os muitos desafios a serem enfrentados pelos professores e professoras, aqueles relacionados aos aspectos socioemocionais representam uma parcela significativa. Isso é demonstrado a cada nova matéria que fazemos a respeito de acolhimento na escola ou sobre gestão escolar.

O Instituto Ayrton Senna lançou recentemente uma plataforma para quem busca recursos sobre a questão socioemocional dos professores: a “Humane”, espaço voltado para compartilhar experiências dentro e fora da sala de aula. 

O objetivo, de acordo com o Instituto, é oferecer aos educadores um espaço para aprender, ensinar, compartilhar e cocriar experiências de desenvolvimento para fortalecer práticas, carreiras e, consequentemente, a educação brasileira. 

Como primeira ação, a plataforma liberou dois cursos. O primeiro deles, chamado de “Socioemocional de professores”, sugere uma perspectiva integral do assunto. A jornada de desenvolvimento inclui um instrumento avaliativo, para que o professor sistematize quais aspectos deseja trabalhar, além de trilhas formativas que trabalham macrocompetências como autorregulação das emoções, conexões com o outro e inventividade, por exemplo. Há, também, um espaço chamado “Diário de Bordo”, no qual é possível compartilhar pensamentos, ideias e objetivos. 

Em um segundo curso liberado nesta primeira fase,”Alfabetização 360“, há uma Biblioteca de Alfabetização. Nela, há ferramentas para o processo da aprendizagem inicial da leitura e escrita, sem perder de vista as competências socioemocionais e o conceito de educação integral. 

Relacionadas

Acolhimento e empatia em 4 iniciativas para o retorno às aulas presenciais

ACESSAR

As lições de programas nacionais sobre saúde mental na escola

ACESSAR

Podcast ‘De 0 a 5’: O que pensam as crianças sobre a pandemia

ACESSAR

Há, também, um trecho dedicado à implementação do conceito na escola. Esta área traz avaliações diagnósticas e trilhas de gestão da aprendizagem com foco em alfabetização inicial e desenvolvimento socioemocional. 

Novos conteúdos serão adicionados à plataforma, acessível gratuitamente por meio do link: humane.institutoayrtonsenna.org.br


TAGS

competências para o século 21, formação de professores, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x