Plataforma gratuita oferece filmes para professor usar em aula - PORVIR
Crédito: Divulgação

Inovações em Educação

Plataforma gratuita oferece filmes para professor usar em aula

Saiba como se cadastrar na Ecofalante Play, que apresenta produções sobre mudança climática, questões socioambientais, saúde, trabalho e mais

por Ruam Oliveira ilustração relógio 7 de abril de 2021

Neste momento em que estar em casa afetou completamente a maneira como as aulas são organizadas, a inserção de filmes para discutir diferentes assuntos tende a estar cada vez mais presentes nas dinâmicas de aulas. Quem já passou por todo o catálogo das já conhecidas plataformas, agora pode optar por um novo serviço gratuito de streaming com filmes selecionados para o professor adotar em programas educacionais. Trata-se do Ecofalante Play.

Com curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema, os 130 filmes disponíveis abordam questões como mudança climática, questões socioambientais, saúde, trabalho, entre outras.

Cena aproximada de jovem indigena com o rosto pintadoCrédito: Divulgação

Cena do filme “Amazônia Sociedade Anônima”

A plataforma surgiu neste contexto de pandemia e como um reflexo desse aumento de demanda. Para usar a ferramenta é necessário que o educador faça um cadastro na própria Ecofalante Play vinculando a instituição de ensino onde atua. Assim é possível ter acesso ao catálogo e agendar sessões.

Entre os filmes disponíveis estão “Obrigado, Chuva”, de Julia Dahr, que acompanha a história do agricultor Kisilu e como ele usou sua câmera para registrar os impactos das mudanças climáticas na vida de sua família e de sua comunidade. O catálogo também traz o “A Era das Consequências”, documentário que mostra os impactos das mudanças climáticas em conflitos ao redor do mundo, pela ótica da Segurança Nacional norte-americana.

Alguns dos títulos também abordam povos tradicionais, como é o caso do “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estevão Ciavatta que aponta como o cacique Juarez Saw Munduruku e índios ribeirinhos enfrentaram máfias no combate ao roubo de terras e desmatamento ilegal.

O projeto está vinculado ao Ecofalante Universidades que visa trazer ao ambiente educacional filmes de teor socioambiental e promover reflexões e debate sobre a realidade brasileira.

➡️ Acesse a plataforma


TAGS

aplicativos, dispositivos móveis, educação online, tecnologia

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação