Podcast do Porvir é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo - PORVIR
Crédito: Ronaldo Abreu

Blog

Podcast do Porvir é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo

por Mariana Rossi ilustração relógio 8 de julho de 2022

Nesta sexta-feira (8), o podcast O Futuro se Equilibra, produzido pelo Porvir em parceria com o Instituto Unibanco, foi anunciado como um dos finalistas do Prêmio ABMES de Jornalismo. O prêmio organizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) valoriza e dá visibilidade à cobertura jornalística da educação superior brasileira desde 2017.

No podcast O Futuro se Equilibra, discutimos a importância da equidade para a educação brasileira e como diferentes marcadores influenciam as trajetórias educacionais e de vida. Ruam Oliveira e Tatiana Klix concorrem ao prêmio na categoria nacional, na modalidade áudio, com o episódio 16: Equidade Racial no Ensino Superior.

Neste episódio, discutimos a Lei de Cotas, que completa dez anos em 2022. Por meio dela, muitas pessoas pretas tiveram acesso à universidade. O episódio, que conta com a participação de Daniel Teixeira, diretor executivo do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade), e de Gilglécia Mendes, que é estudante do quinto semestre de Medicina e ingressou no ensino superior por meio do sistema de cotas, reflete como o cenário no ensino superior mudou, se há necessidade de revisar essa lei após uma década de existência e quais os próximos desafios para garantir equidade racial no ensino superior. Ouça aqui.

O Futuro se Equilibra também traz outras discussões necessárias para se alcançar a equidade na educação brasileira, como as políticas de permanência estudantil, a necessidade de muitos alunos de conciliarem os estudos com o trabalho, a pobreza menstrual e a violência no caminho de casa até a escola. Você também pode escutar O Futuro se Equilibra na Rádio Universitária 967, da Universidade Federal do Piauí.

O julgamento dos finalistas será realizado por membros da Academia Brasileira de Letras e os vencedores serão conhecidos em 9 de agosto, em cerimônia especial que comemora os 40 anos da ABMES.


TAGS

poraqui

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x