Porvir é selecionado em edital para produzir guia de combate ao discurso de ódio nas escolas - PORVIR
Crédito: Rodrigo Zaim/R.U.A Foto Coletivo

Blog

Porvir é selecionado em edital para produzir guia de combate ao discurso de ódio nas escolas

por Andressa Basilio ilustração relógio 19 de abril de 2023

Nos últimos meses, passamos a usar as palavras “massacre”, “atentado” e “extremismo” no léxico de notícias sobre escolas brasileiras. Desde o início de 2022, foram realizados cinco ataques fatais, que deixaram um rastro de luto e medo em famílias, estudantes e profissionais da educação em todo o país. Para ajudar a comunidade escolar a enfrentar essa realidade, o Porvir vai investigar, nos próximos meses, a relação da desinformação com o crescimento do extremismo e de discursos de ódio entre as juventudes.

Nosso projeto “Escola Livre de Ódio” foi um dos nove selecionados, entre mais de 80 inscrições, pelo edital “Jogo Limpo 2.0”, para receber suporte financeiro e mentoria. O programa, que se destina a combater a desinformação, é uma iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas, com apoio do YouTube Brasil. 

A partir de maio, nossa equipe vai mergulhar no contexto dos ataques violentos contra escolas e produzir um guia multimídia para educadores com orientações que pretendem fortalecer ações de educação midiática nas escolas. 

Instrumentalização da comunidade escolar 

Para dar conta de qualificar esse debate nas escolas e oferecer caminhos para a superação da violência e do extremismo, nosso guia multimídia Escola Livre de Ódio terá três componentes. 

O primeiro é uma continuidade de um trabalho que já começamos a realizar em nosso site sobre o crescimento do extremismo nas escolas brasileiras, apresentando dados e relatos que demonstram as implicações físicas, pedagógicas e socioemocionais para toda a comunidade escolar. 

A segunda etapa vai apresentar casos de professores e escolas brasileiras que realizam um trabalho consistente de combate à desinformação e letramento midiático. Por fim, construiremos uma ferramenta digital de autoavaliação, desenvolvida com a consultoria do Instituto Palavra Aberta. A proposta é que os educadores possam identificar se há processos de educação midiática em suas escolas e o quanto eles são efetivos. A partir dos resultados, vamos sugerir materiais para que possam avançar na temática. 

Estamos ansiosos para começar esse trabalho tão importante e essencial, com a alegria de contar com apoio e mentoria do Centro Internacional para Jornalistas. 

Enquanto isso, você pode conferir algumas de nossas matérias sobre o tema: O que significa um ataque em escola para educadores e estudantes, Após extremismos, como a escola pode agir e dialogar com as famílias e os estudantes?, O que é discurso de ódio e como combatê-lo nas escolas?, Pense antes de compartilhar: não colabora com o ‘efeito contágio’ de ataques às escolas.

E se quiser conhecer os demais projetos vencedores do edital Jogo Limpo 2.0, clique aqui.


TAGS

educação midiática

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x