Porvir participa do lançamento do e-book 'Experiências Didáticas' - PORVIR
Divulgação

Blog

Porvir participa do lançamento do e-book ‘Experiências Didáticas’

Publicação do Oi Futuro, realizada em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Porvir, apresenta seis experiências pedagógicas interdisciplinares com foco em arte, cultura e cultura digital.

por Redação ilustração relógio 28 de setembro de 2021

Nesta terça-feira (28), o Porvir participou do lançamento do e-book “Experiências Didáticas: arte e cultura construindo caminhos para o sucesso escolar”, uma parceria entre Oi Futuro e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para o enfrentamento da cultura do fracasso escolar no Brasil, que envolve indicadores como distorção idade-série, reprovação, abandono e evasão.

Em uma série de seis Experiências Didáticas inéditas, sistematizadas com o apoio do Porvir, a publicação apresenta propostas pedagógicas construídas de forma coletiva por educadores do NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de educação do Oi Futuro com as Secretarias de Estado de Educação de Pernambuco e do Rio de Janeiro.

– Clique aqui para baixar o e-book

Entre referências, ilustrações e orientações pedagógicas repletas de arte e cultura, o e-book traz inspirações e caminhos que podem ser percorridos por qualquer profissional de educação, escola ou rede de ensino para engajar estudantes do ensino médio e trabalhar de forma integrada diferentes áreas do conhecimento.

“Escutar educadores e educadoras do NAVE e sistematizar suas experiências didáticas foi um trabalho muito inspirador para o Porvir. Esperamos que agora elas possam inspirar outros professores a integrar a arte e a cultura em suas práticas pedagógicas”, destacou Tatiana Klix, diretora do Porvir.

Conheça um resumo das Experiências Didáticas que fazem parte da publicação:

PigmentArte (Artes, Biologia e Química) – Botânica, Química, Artes e um universo de possibilidades. Nesta Experiência Didática, os/as estudantes aprendem sobre soluções e misturas enquanto conhecem as diferentes partes de uma planta. Enquanto extraem tintas de diferentes pigmentos para produzir obras de arte, eles/elas exercitam a sua criatividade, refinam conhecimentos e criam retratos da natureza.

Storyverso (Geografia e Multimídia) – Conhecimento, desenvolvimento criativo, ludicidade e autoria. Nesta Experiência Didática, você encontra um pouco de todos esses elementos. A partir de uma jornada de exploração dos principais biomas brasileiros, os/as estudantes são incentivados/incentivadas a construir suas próprias histórias. Para isso, contam com a ajuda de um baralho, produzido pelos/pelas colegas de classe, que indica personagens, cenários, desafios e situações que podem fazer parte da história.

A minha identidade visual (Multimídia e Filosofia) – Quem é você e como você acredita que a sua imagem é percebida pelos outros? A partir de questões existenciais e reflexões sobre o processo de construção de identidade, a experiência incentiva que os/as estudantes valorizem suas singularidades, celebrem as diversidades e entendam como a representação de quem eles/elas são pode ser atravessada pelas suas escolhas, experiências e vivências culturais e também pela forma como a sociedade constrói representações. No fim dessa jornada, eles/elas ainda produzem um autorretrato digital ou manual.

O pontilhismo e a pixel art (Artes e Multimídia) – A cultura pop e o universo dos games fazem parte do cotidiano dos/das estudantes. A partir da estética dos jogos, a experiência didática explora as técnicas do Pontilhismo e da Pixel Art para incentivar a produção artística dos/das jovens. Em uma jornada de atividades, que podem ser feitas de forma digital ou analógica, você pode estimular sua turma a refletir sobre diferentes períodos artísticos, recriar obras e simular a construção de imagens a partir de pontos coloridos no computador, no celular ou no papel. Por fim, materializar essa experiência na construção de um cenário que pode acontecer dentro de um jogo ou em uma maquete física.

Retextualização de poemas visuais (Língua Portuguesa e Multimídia) –  A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco para a compreensão do desenvolvimento e da construção da identidade literária no Brasil e no mundo. A Experiência Didática “Retextualização de poemas visuais” propõe uma exploração verbal e visual da literatura para ampliar o repertório cultural dos/das estudantes, promover a autoria e discutir a importância da Semana de Arte Moderna.

Paródias Artísticas (Língua Portuguesa, Educação Midiática e Artes) – Museus de todo o mundo podem estar a um clique de distância da sua turma. Nesta Experiência Didática, você tem a chance de apresentar aos/às estudantes movimentos artísticos e culturais, colocá-los como autores de releituras audiovisuais de obras conhecidas ou ainda como críticos de arte para produzir um texto de opinião. As aulas também vão demonstrar como a acessibilidade tem sido um tema cada vez mais priorizado pelos museus para que a experiência de fruição da arte não seja apenas para alguns.

Webinário de lançamento

O e-book foi lançado durante o programa “Papo de Futuro”, no canal do Oi Futuro no YouTube, com a participação do arte educador André Gravatá, da professora de Língua Portuguesa do NAVE Recife, Patrícia Oliveira e da professora de Arte do NAVE Rio, Maiara Zacarone. Com a mediação da diretora do Porvir, Tatiana Klix, a conversa também teve a participação da presidente do Oi Futuro, Suzana Santos, e do chefe de Educação e Parcerias do UNICEF, Ítalo Dutra. Confira a íntegra:


TAGS

ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x