Porvir participa de painel no World’s Best Schools Summit, em Abu Dhabi
por Vinícius de Oliveira
28 de outubro de 2025
Como parceiro de mídia exclusivo no Brasil do Prêmio Melhores Escolas do Mundo (World’s Best School Prizes), o Porvir acompanhará de perto e participará de debates no World’s Best Schools Summit, que será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).
A conferência, organizada pela ONG britânica T4 Education em parceria com a Aldar Education e a Emirates Foundation, conta com o apoio da CIFF (Children’s Investment Fund Foundation) e de organizações como Microsoft, Google, Carter Fleet, Inicio Partners, Best School to Work, Education Leaders Forum, HP, International Baccalaureate Organization, Prometric e Magrudy’s.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
O evento que será realizado na escola Yasmina British Academy deve reunir mais de mil líderes das melhores escolas do mundo, além de políticos, ONGs, empresas de tecnologia e grandes nomes da educação global, com o objetivo de mobilizar a educação para formar lideranças comprometidas com um mundo melhor. Entre os participantes, estão representantes de escolas premiadas que apresentamos ao longo do ano aqui no Porvir. A Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão (SP), foi reconhecida pela T4 Education como referência mundial em inclusão e enfrentamento da violência.

“Um quarto do caminho do século 21, o mundo está em uma encruzilhada. Precisamos agir com urgência para conter as mudanças climáticas, adaptar-nos à revolução da IA, promover a paz e enfrentar as desigualdades mais persistentes. Um futuro melhor é possível, mas apenas se líderes de governos, empresas, ONGs, universidades e tecnologia reconhecerem que, no centro de todas essas questões, está a educação”, destaca Vikas Pota, fundador da T4 Education e do World Schools Summit.
A diretora do Porvir, Tatiana Klix, mediará o painel “Driving High Performance in Schools – Learning from Winners of the World’s Best School Prizes” (Impulsionando o alto desempenho nas escolas – aprendendo com os vencedores do Prêmio Melhores Escolas do Mundo).
O debate contará com a participação de três líderes escolares premiados:
- Gemma Thornley, diretora da Arbor School (Emirados Árabes Unidos) e vencedora do prêmio na categoria Ação Ambiental (2025);
- Will Campbell, diretor da Franklin School (Estados Unidos) e vencedor na categoria Inovação (2025);
- Gajendra Singh, diretor da Sandipani Ratlam School (Índia) e vencedor na categoria Inovação (2024).
A edição de 2025 do evento reconhece que educadores e tomadores de decisão vivem um momento complexo. Diante de desafios como a crise climática, o impacto da inteligência artificial, os conflitos globais e o aumento das desigualdades, a conferência reforça que um futuro melhor depende do reconhecimento da educação como chave para todas essas questões.
Nesse contexto, Caroline Mutepfa, diretora da Microsoft Elevate, ressalta a importância de debater o uso ético e responsável da IA na educação: “A Microsoft acredita que a IA pode ajudar educadores a se reconectarem com o que realmente importa: o estudante. No Summit, compartilharemos nossa visão sobre ferramentas impulsionadas por IA, personalização do ensino e caminhos de aprendizagem baseados em competências que fortalecem a confiança e a prontidão profissional.”
O evento também destacará a urgência de soluções educacionais com impacto social e equitativo. Para Eunice Ogolo, diretora do programa Girl Capital/África, na CIFF, a transformação global depende de inovação aliada à justiça social:
“Para transformar a vida de crianças e adolescentes, precisamos de ideias ousadas que permitam que elas não apenas sobrevivam, mas prosperem em um mundo em rápida transformação. É por isso que apoiamos o World Schools Summit, para reunir líderes da África e de todo o planeta em busca de soluções sistêmicas que impactem positivamente a vida de milhões de estudantes.”
O World’s Best Schools Summit 2025 também marcará o lançamento do Global EdTech Prize, criado em parceria com a Owl Ventures e a Digital Promise, que reconhecerá startups, ONGs e empresas com soluções tecnológicas inovadoras capazes de responder aos principais desafios das salas de aula contemporâneas. Os vencedores serão escolhidos após apresentações por votação dos próprios educadores presentes no evento.





