Curso de pós ensina cultura pop e games a professores - PORVIR

Como Inovar

Curso de pós ensina cultura pop e games a professores

Com duração de um ano e meio, o programa busca docentes que queiram inovar com jogos digitais e analógicos na aula

por Maria Victória Oliveira ilustração relógio 9 de junho de 2015

A CAPACITAR, centro de formação acadêmica de pesquisadores, líderes e profissionais, dará início, em agosto, ao curso de pós-graduação em Games e Tecnologia da Inteligência aplicados à educação. Utilizando o conceito de coworking, ou trabalho compartilhado, o curso tem duração de um ano e meio e é híbrido: haverá aulas presenciais e à distância.

A criação do curso deu-se a partir da necessidade de uma formação mais técnica e aplicada de tecnologias relacionadas ao uso de games na educação, como conta o coordenador do curso, o professor Tiago Eugênio. “Existem muitas ferramentas disponíveis, mas o uso ainda é dificultado, muitas vezes por falta de conhecimento do próprio professor quanto a esse universo”, diz. Segundo o responsável pela pós, o objetivo é capacitar o docente para que ele se aproprie das ferramentas e consiga trabalhar com novos formatos de ensino.

Pos graduação Games para professoresCrédito: phyzick / fotolia.com

 

As 15 disciplinas do curso são voltadas para produção de conteúdo que, posteriormente, resulte em um portifólio. “Serão trabalhadas questões pontuais e simples, mas que permitam ao aluno pensar e usar diferentes plataformas”. Além disso, devido à temática do curso, ao lado de temas concretos haverá espaço ao universo da fantasia para criar estratégias que atraiam os alunos. Algumas das matérias da grade curricular são Storytelling – a arte de contar histórias e construir metauniversos, programação básica para criação de jogos e animações, a cultura geek e pop em sala de aula, uso de celulares e tablets em atividades educativas e corporativas, entre outras.

Leia mais: Refugiados ensinam idiomas a partir de experiências

Para que a proposta seja colocada em prática, ferramentas como ambiente virtual Moodle e um grupo fechado do Facebook servirão para manter os participantes conectados mesmo fora da sala de aula. Com exceção do primeiro dia de curso, todos os outros serão realizados seguindo o modelo de sala de aula invertida: os alunos terão acesso a textos e tutoriais sobre as ferramentas para, mais tarde, em classe, compartilharem o conhecimento adquirido e criar projetos, sempre contando com a ajuda dos colegas.

Pos graduação Games para professores2Crédito: Divulgação

 

No trabalho final, os alunos poderão optar entre a criação de um produto – game, aplicativo, animação, dentre outros – voltado a resolução de problemas da sociedade ou criar um plano de aula que proporcione uma experiência diferente ao aluno. Essas duas opções seguem a lógica da necessidade de unir empreendedorismo e educação, o que, segundo Tiago, é pouco explorado atualmente. “As empresas sabem trabalhar soluções, mas a presença de um professor com uma expertise específica pode orientar na elaboração de produtos para resolução de problemas”.

Leia mais: Plataforma corrige redação usando regras do Enem

“As empresas sabem trabalhar soluções, mas a presença de um professor com uma expertise específica pode orientar na elaboração de produtos para resolução de problemas”.

Por envolver trabalhos colaborativos, como a criação de games, o Impact Hub, um coworking localizado na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, foi escolhido para sediar as aulas. Tiago conta que a possibilidade de reconfigurar o espaço é um ponto forte do lugar, além do acesso à rede WiFi e paredes coloridas, que estimulam a criatividade.

As inscrições podem ser realizadas neste link ou através do email posgraduacao.games@gmail.com com cópia dos documentos: fotocópia autenticada do diploma e histórico da graduação; 01 foto 3×4 atual; fotocópia do CPF; fotocópia da carteira de identidade; comprovante de residência; certidão de nascimento ou casamento e currículo.


TAGS

aplicativos, ciências, educação online, ensino híbrido, ensino superior, jogos, novos espaços, sala de aula invertida, traga seu próprio dispositivo (BYOD)

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

19 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
19
0
É a sua vez de comentar!x