Plataforma corrige redação usando regras do Enem - PORVIR
Crédito: locoleal / Fotolia.com

Inovações em Educação

Plataforma corrige redação usando regras do Enem

Imaginie conta com um time de corretores certificados para aliviar trabalho do professor e melhorar feedback dado ao estudante

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 25 de maio de 2015

A cada nova edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os resultados da prova de redação decepcionam. Na última edição, 8,5% dos 6,2 milhões de alunos zeraram na parte subjetiva da prova. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), isso aconteceu porque os alunos deixaram de atender ou infringiram os critérios de correção, problemas que seriam facilmente resolvidos com maior prática e correção que ajude no desenvolvimento do aluno. É isso que a plataforma Imaginie busca resolver.

Leia mais: 4 ferramentas online para estudar para o Enem

Por meio de um aplicativo instalado no smartphone, o aluno bate uma foto de seu texto e consegue enviá-la para correção, mediante o uso de créditos adquiridos pela escola. Do outro lado, dois corretores leem o texto (um terceiro entra em ação em caso de notas muito distintas), fazem anotações e enviam devolutiva em até três dias. Além disso, são disponibilizados relatórios de desempenho e ranking que compara o resultado individual com relação a outros alunos da cidade, do estado, ou do país todo.

Menos trabalho para a escola

“A redação causa muita dor para as escolas por causa do trabalho de correção, que exige corretor individual. Isso é caro, exige treino e monitoramento”, diz Daniel Machado, CEO da Imaginie, que atuou como gestor escolar durante 10 anos antes de criar o aplicativo.

Segundo ele, diferentemente da parte objetiva, que já conta com aplicativos baseados em algoritmos, a prova discursiva depende da infraestrutura e da carga de trabalho do professor, que nem sempre consegue dar uma resposta significativa para o aluno diante da avalanche de textos. Ao estabelecer um relacionamento mais próximo entre o corretor e o estudante, a Imaginie tenta fechar essa lacuna e estimular o aluno a escrever cada vez mais.

Com experiência de quem esteve à frente de uma rede de escolas de Belo Horizonte que obteve o primeiro e quinto melhores desempenhos na redação do Enem em 2014, Machado diz que a receita é fazer com que os estudantes pratiquem. “Em média, o aluno tem melhorado 220 pontos após 10 redações e quanto maior é a frequência, melhor é o resultado”, diz.

Leia mais: Videoaulas para ajudar na revisão para o Enem

Como a prova é corrigida no app

crédito: Divulgação. Como a prova é corrigida no app

Trabalho do corretor

A Imaginie tem cerca de 1.500 corretores cadastrados, sendo que 180 deles participam da análise de textos entre duas e três vezes por semana e 50 têm uma assiduidade diária. “Os professores passam por um treinamento, recebem certificação e a gente continua monitorando, porque preciso saber o motivo da discrepância de notas caso precisar acionar para um terceiro corretor”, diz Machado. Atualmente, esse terceiro profissional entra em cena em 20% dos casos.

Os corretores são remunerados com parte dos créditos pagos por estudantes individuais ou por escolas. Um crédito custa R$ 9,90 e um pacote de 10 sai por R$ 69,90, mas redes de escolas compram milhares para usar ao longo do ano.

Ao intermediar o contato de uma rede cada vez maior de estudantes por meio do conceito conhecido como crowdsourcing, a Imaginie tem criado novas oportunidades para profissionais aposentados ou recém-formados, que constituem a maior fatia dos cadastrados.

“Tenho caso de professor que está deixando a rede estadual para ficar em casa cuidando dos filhos e corrigindo redações no horário e na frequência que quiser”, conta o CEO da Imaginie.


TAGS

aplicativos, enem, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

20 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Jamine Vieira

Tem alguma forma da pessoa experimentar antes de adquirir??

Lucas

Olá, Jamine! Cadastrando-se na plataforma, o aluno poderá enviar sua primeira redação gratuitamente para correção. Dessa forma, ele poderá visualizar como funciona o processo, além de entender a logística da correção das redações. :)
http://www.imaginie.com

geslla

Ola, qual é o nome do APP ? Estou procurando a horas e nao encontro

Romney Andrade

Geslla, bom dia!!

Acabei de encontrar o app… Trata-se do Imaginie. É uma plataforma que parece ser bem fácil de trabalhar.

Boa sorte!!

Darah

Qual o Nome do aplicativo?

Lucas

Olá, Darah! O nome do aplicativo é Imaginie. :)

Lucas

Olá, Geslla! É Imaginie. :)

Irmaci

Olá gostaria de mais informações sobre o aplicativos,.
Como contatar/

Obrigada

Lucas

Olá, Irmaci! Você pode visitar o site http://www.imaginie.com e entrar em contato diretamente com a empresa para tirar todas as suas dúvidas. :)

JAQUELINE DE ARAUJO GOMES PRAZERES

Sou professora de uma escola pública, vi a reportagem sobre o aplicativo e gostaria de saber como as escolas públicas podem fazer para participar do programa.

Lucas

Olá, Jacqueline! Tudo bem?

Você pode acessar o site http://www.imaginie.com para entrar em contato com a empresa e tirar todas as dúvidas sobre o processo de implementação da plataforma nas escolas públicas. :)

Dionatan

Gostaria de saber como faço para fazer parte dos corretores. Sou acadêmico de Letras Português/ Inglês e estou na fase final do curso? É ser um dos corretores?

Maxwell Martins

Alquem sabe o nome do aplicativo? Não consigo acha-lo

JAQUELINE DE ARAUJO GOMES PRAZ

Sou professora de uma escola pública, vi a reportagem sobre o aplicativo e gostaria de saber como as escolas públicas podem fazer para participar do programa.

Irmaci

Olá gostaria de mais informações sobre o aplicativos,.
Como contatar/

Obrigada

Lucas

Olá, Irmaci! Você pode visitar o site http://www.imaginie.com e entrar em contato diretamente com a empresa para tirar todas as suas dúvidas. :)

Jamine Vieira

Tem alguma forma da pessoa experimentar antes de adquirir??

geslla

Ola, qual é o nome do APP ? Estou procurando a horas e nao encontro

Darah

Qual o Nome do aplicativo?

Valéria m de Oliveira

Boa tarde sou professora, formada em letras com licenciatura desde 2001, atuo na rede
particular (português e redação) quero
fazer parte dessa equipe de professores.
Pode me auxiliar?
Onde me cadastro.
Grata,
Professora Valéria

Canal do Porvir no WhatsApp: Receba as notícias mais relevantes sobre educação e inovaçãoEntre agora!