Prêmio apoia práticas de desenvolvimento local
Instituto Brasis vai selecionar, em SP, duas pequenas iniciativas na área de cultura e educação para receberem suporte e R$ 5mil
por Vagner de Alencar 21 de setembro de 2012
ONGs, empresas privadas ou pessoas físicas do estado de São Paulo que desenvolvam projetos voltados à educação, cultura e desenvolvimento local podem se inscrever, até 30 de novembro, no Prêmio Instituto Brasil Social, Educacional e Cultural. O concurso organizado pelo Instituto Brasis Estudos e Ações – que atua na elaboração de estudos e debates de problemas brasileiros com foco no desenvolvimento social – vai dar suporte e R$ 5 mil para duas iniciativas de pequeno porte.
Para participar, os interessados devem inscrever seus projetos no site do instituto. Serão aceitas inscrições de vários tipos, vale projetos que já estejam sendo desenvolvidos e também ideias que ainda não saíram do papel. “Nossa proposta é não apenas premiar os projetos, mas também apoiá-los e nos aproximarmos deles”, afirma Arthur Zobaran Pugliese, diretor executivo do Instituto Brasis.
Serão escolhidas as práticas que consigam desenvolver a cidadania e a participação inclusiva em regiões vulneráveis do estado. “Existem muitas iniciativas bacanas como capacitações para líderes comunitários ou, até mesmo, projetos que tratam de inclusão cultural e formação de público”, afirma.
De acordo com Pugliese, o concurso surgiu a partir da necessidade do instituto em focar no lado prático, estabelecendo um contato mais direto com os projetos que venham a conhecer por meio do concurso. “Quando surgiu, em 2009, a ideia do instituto era se tornar apenas uma plataforma de divulgação de estudos realizados na área de desenvolvimento social. A partir do concurso vamos conhecer mais diretamente os projetos.”
Essa edição é uma versão piloto, a ideia é que, nos próximos anos, o concurso possa receber apoio de patrocinadores ou ainda que cada prêmio tenha um tema mais específico. Os projetos escolhidos serão anunciados no início de 2013.