Crédito: filo/iStockPhoto

Inovações em Educação

Dicas de formatos de atividades online durante a crise do coronavírus

Conheça alguns tipos de recursos digitais e saiba o que cada um deles pode oferecer aos alunos em termos de possibilidades de aprendizagem

por Sérgio Daniel Ferreira ilustração relógio 23 de março de 2020

Diante do fechamento de escolas por conta da pandemia do coronavírus COVID-19, muitos educadores precisam agora saber quais tipos de aplicativos ou plataformas são mais importantes para suas aulas a distância. Antes de passar horas selecionando os recursos, é importante saber o que cada um deles pode oferecer aos alunos em termos de possibilidades de aprendizagem.

Leia mais:
Secretarias criam plano para entregar aula a distância em pandemia do coronavírus
Plataformas liberam recursos para escolas fechadas durante pandemia do coronavírus

Confira abaixo as melhores formas de interação de aprendizagem a distância e dicas relacionadas ao desenvolvimento de atividades educacionais que podem ser desenvolvidos usando as ferramentas do Google For Education. Há também alguns links de sites de plataformas que podem nos ajudar a potencializar atividades mais interativas com os estudantes.

1 – Wiki
Atividade que permite a construção coletiva de um texto, onde cada estudante precisa ler, contextualizar e desenvolver uma ideia dentro de um viés colaborativo, fazendo que o texto ganhe forma com a contribuição escrita de cada um do grupo.

Ferramenta: Google Docs / Google Apresentações 

2 – Fórum
Permite trabalhar com uma pergunta disparadora para promover uma discussão onde os estudantes possam opinar e construir argumentações escritas sobre determinado assunto, é possível contabilizar tanto a frequência das interações quanto a relevância do texto nesse tipo de atividade.

Ferramenta: Google Docs 

3 – Questionários
Permite trabalhar com questões abertas ou de múltipla escolha, pode servir para verificar uma compreensão de conteúdo trabalhado em tempo real, para balizar os trabalhos subsequentes, ou ser usado como atividade avaliativa, é possível tabular os dados com gráficos e planilhas usando os recursos do Google formulário.

Ferramenta: Google Formulário

4 – Vídeos
O uso de vídeos possibilita muitas aplicações:
– Podemos indicar links de vídeos e pedir uma análise.
– Podemos pedir a produção de pequenos vídeos com o uso do celular para apresentação de uma ideia (Esses vídeo podem ser postados em um canal pessoal do Youtube e ser compartilhado apenas com o professor).
– Podemos pedir a localização de vídeos já produzidos e disponíveis para ser apresentado como exemplos ou contraexemplos de alguma ideia.

Observação: Os vídeos não precisam expor visualmente nenhum aluno ou professor, ele pode conter áudio, ou somente legenda e uma interação/animação feita com as mãos de forma demonstrativa.

Ferramenta: YouTube

5 – Levantamento ou base de dados
Criação de um banco de dados – imagens, textos, vídeos ou áudios, relacionados a um determinado assunto para que possamos de forma coletiva explorar seu uso quanto a verificação de relevância para o que está sendo discutido.

Ferramenta: Google Docs / Google Apresentações / Google Fotos

6 – Chat
Permite a comunicação em tempo real para tirar dúvidas e promover esclarecimento das atividades propostas.

Ferramenta: Google Hangouts

7 – Diários 
Produção de texto individual onde o estudante expõe suas ideias e/ou pesquisas sobre determinado assunto, esse texto pode ser revisitados ao longo de um período e o professor pode inserir caixas de comentários para que o estudante reveja determinado trecho ou ideia.

Ferramenta: Google Docs / Google Apresentações / Google Sites

8 – Enquete
Usar uma pergunta para coletar respostas como pesquisa sobre determinado assunto. Nesse caso, o professor pode fazer uma enquete com os estudantes ou os estudantes podem fazer enquetes em grupos amostrais (virtuais) e apresentar como resultado de pesquisa.

Ferramenta: Google Formulário

9 – Glossário
Criação de um glossário para termos relacionados ao assunto estudado.

Ferramenta: Google Docs / Google Planilhas

10 – Laboratório de avaliação colaborativa
1ª rodada: Trocas de atividades entre os estudantes para contribuições
2ª rodada: Devolutiva do material com as contribuições
3ª rodada: Produção do material que será submetido ao professor com os indicativos das  modificações feitas pelas contribuições do colega.

Ferramenta: Google Docs / Google Planilhas / Google Apresentações / Google Sites

11 – Chaves de dicotômicas
Apresentação de uma atividade que pode levar a caminhos diferentes a partir da escolha da resposta.

Ferramenta: Google Planilhas / Google Apresentações / Google Formulário

Outros links úteis:

GoConqr – Mapas mentais / flashcards / fluxogramas
WDL  – Biblioteca digital mundial
IME-Unicamp – Matemática para Ensino Médio
Escola Digital – Recursos digitais de aprendizagem
Aberta – Recursos Educacionais Abertos
Nova Eja – Material para download


TAGS

coronavírus, educação infantil, educação online, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior