Professora usa QR Code para expor trabalhos da educação infantil - PORVIR
Tanymara Paganelli

Diário de Inovações

Professora usa QR Code para expor trabalhos da educação infantil

A partir da ideia de estimular vivências lúdicas, crianças exploram folhas, galhos, pedras, flores, areia, argila e água

por Tanymara Paganelli ilustração relógio 13 de fevereiro de 2019

Sou professora da educação infantil e desenvolvi o projeto “Um brinquedo chamado natureza” a partir de duas necessidades básicas: apresentar uma proposta inédita para a mostra de trabalhos e encontrar uma série de vivências lúdicas que pudessem estimular o equilíbrio interno e o autocontrole das crianças como um todo. A ideia era permitir aos alunos “extravasar” emoções, perceber o outro e se acalmar por meio de brincadeiras e atividades.

O projeto em sua totalidade é bastante singelo. Seu foco principal é oferecer às crianças a possibilidade de vivenciar e explorar, desaceleradamente, elementos da natureza. Realizamos atividades e brincadeiras com folhas, galhos, pedras, flores, areia, argila e água, sempre respeitando a curiosidade e ritmo dos alunos. Por exemplo, tocar na argila causou estranheza e resistência por parte de alguns.

Conheça a série sobre inovação na educação infantil
Veja a apresentação completa da professora Tanymara Paganelli

Ao pensar na forma como expor o trabalho, pensei que não fazia sentido falar da natureza e em seguida imprimir inúmeras fotos e papéis, que depois da exposição acabariam indo para o lixo. Deste modo, a inovação do projeto ficou por conta da forma como optamos por compartilhá-lo com os pais e a comunidade escolar: utilizando as ferramentas digitais QR CODE (disponível em diferentes aplicativos, inclusive nativos da câmera do celular ou tablet) e Microsoft Sway.

O QR CODE é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado utilizando a câmera do celular. Este código é convertido em texto, neste caso, um endereço URL, que direcionava para a página do nosso projeto. Já o Sway é um programa de apresentação que faz parte do pacote Office. É um aplicativo digital para criar apresentações (entre outros) de modo intuitivo.

A ideia de utilizar estas duas ferramentas tinha como objetivo permitir que os pais e a comunidade escolar pudessem ver com detalhe como foi o processo de construção das produções (modelagens com argila, mandala de folhas, pintura com água e sabão, pinhas, bonecos de alpiste, etc.). No entanto, com este formato, conseguimos alcançar muito mais. Desde pais que não puderam visitar a Mostra de Trabalhos naquele dia até avós e outros familiares que mesmo longe puderam vivenciar junto com a criança suas aprendizagens.

Houve, sim, pais resistentes às tecnologias sugeridas, famílias que seus celulares não liam QR CODE, visitantes que acharam que havia poucas fotos impressas do processo, e dificuldade em fazer tudo funcionar em todos os celulares. No entanto, o entusiasmo e a colaboração foram mais fortes.

E quando avaliamos os resultados: famílias cientes e engajadas nas atividades da criança, desde o início até sua produção final, pais que relataram alegria por terem este acesso ao processo todo facilitado e crianças empolgadas porque a mãe comprou argila para brincarem juntos em casa. Percebemos que vale a pena arriscar e inserir novas tecnologias inovando a forma de compartilhar, não apenas os resultados, mas também o processo, pois na educação infantil é na caminhada, nas tentativas e nos recomeços que percebemos a evolução das crianças.


Tanymara Paganelli

Professora de educação infantil, com pós-graduação em alfabetização e letramento para educação infantil e séries iniciais. Atuou por oito anos na rede privada de ensino, vivenciou desde a sala de aula até as funções de gestão escolar, área que tem um apreço enorme. Hoje, tem se desafiado na rede pública de ensino e sempre pesquisando.

BAIXAR

DOCUMENTO ORIENTADOR FEITO PELO PORVIR PARA VOCÊ

TAGS

aplicativos, aprendizagem colaborativa, autonomia, educação mão na massa, engajamento familiar, personalização, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x