Programa Educast apresenta série sobre inovação na educação - PORVIR
Crédito: Marina Lopes

Como Inovar

Programa Educast apresenta série sobre inovação na educação

Parceria Nova Escola, Porvir e Central3 apresenta no primeiro episódio a EMEI Gabriel Prestes, que usa a cidade como uma extensão da escola

por Redação ilustração relógio 15 de agosto de 2016

O que faz uma escola ser considerada inovadora e criativa? Em parceria com a Nova Escola e a Central3, o Porvir lança nesta segunda-feira (15), o primeiro episódio da série Educast, dedicada a falar de inovação na educação. Neste podcast, você conhece a Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes, localizada na região central de São Paulo (SP). Dentro de uma perspectiva da educação integral, a instituição busca fortalecer o protagonismo das crianças com a atividades que exploram a cidade como um espaço de aprendizagem.

Ouça o Educast (e compartilhe com seus amigos):

Ficha da EMEI Gabriel Prestes

Onde: São Paulo (SP)
Etapa: Educação Infantil
Matrículas: 175
Funcionários: 28
Principais tendências educacionais identificadas: Competências para o Século 21, Experimentação e Uso do Território.

Destaques da experiência: A escola entende o espaço urbano como uma extensão da sala de aula. Com a proposta de fortalecer o protagonismo das crianças, ela trabalha com o conceito de cidade educadora e organiza visitas exploratórias por ruas, praças, bancas de jornal, mercados, bibliotecas e tantos outros equipamentos culturais do entorno. Na Gabriel Prestes, a comunidade também é bem-vinda e pode se envolver em diversas atividades da escola. E, por lá, não faltam projetos, como a cozinha experimental, os cantinhos brincantes e festas culturais.

Resultados: Promove a autonomia e o protagonismo das crianças, que podem expressar sentimentos, falar e serem ouvidas. Por meio de diferentes atividades, meninos e meninas podem se desenvolver de forma integral, considerando as dimensões intelectual, afetiva, social e física. A escola também consegue acolher as famílias e envolver a comunidade.

Veja galeria de fotos da EMEI Gabriel Prestes

Créditos
Roteiro e produção: Laís Semis (Nova Escola), Vinícius de Oliveira, Marina Lopes (Porvir). Captação de áudio das entrevistas: Larissa Darc (Nova Escola). Locução: Laís Semis. Gravação, edição e mixagem: Leandro Iamin.

Confira outros episódios: 
Educast #01: EMEF Dom Duarte transforma suas práticas em busca de gestão democrática
Educast #03: Debate sobre inovação na escola


TAGS

educação infantil, educast, escolas inovadoras, série educast, uso do território

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x