Projetos educacionais premiados em 2023 para inspirar seu ano letivo de 2024 - PORVIR
Crédito: Allison Shelley/The Verbatim Agency for EDUimages

Inovações em Educação

Projetos educacionais premiados em 2023 para inspirar seu ano letivo de 2024

Conheça práticas pedagógicas inovadoras e histórias marcantes de educadores reconhecidos no Brasil e no exterior

por Redação ilustração relógio 3 de janeiro de 2024

Conhecer projetos de vencedores de prêmios de educação significa ter contato com uma fonte valiosa de inspiração para professores de educação infantil ao ensino médio no Brasil, seja em escolas públicas ou privadas. Essas experiências bem-sucedidas podem oferecer novas ideias, estratégias e abordagens inovadoras que enriquecem a prática pedagógica.

Para facilitar a busca por essas iniciativas, o Porvir reuniu os principais projetos realizados em 2023. Essa compilação oferece uma visão geral de iniciativas relevantes e inspiradoras que estão premiando e moldando a educação no Brasil.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Ao explorar os links abaixo, professores têm a chance de começar o ano com uma dose extra de motivação, e se sentir prontos para implementar e inscrever práticas inovadoras nas próximas edições dos prêmios, que vão desde o uso da tecnologia até a integração de diferentes disciplinas, contribuindo assim para o aprimoramento contínuo da educação no Brasil.

Global Teacher Prize

Em 2023, o prêmio da Varkey Foundation foi para a educadora paquistanesa Sister Zeph (Riffat Arif). Sua história pessoal é surpreendente. Cansada de enfrentar discriminação na escola devido à sua identidade como mulher e cristã, Zeph tomou uma decisão corajosa. No 7º ano, após ser agredida por um professor, ela decidiu abandonar a instituição, jurando nunca mais retornar. Determinada, passou a estudar por conta própria em casa, imersa em jornais e notícias em inglês. Em vez de se resignar, optou por compartilhar o conhecimento adquirido, abrindo sua própria escola no quintal de casa aos 13 anos. 

➡️Para acompanhar o prêmio e as próximas inscrições, acesse o site do Global Teacher Prize

World’s Best Schools

A premiação da organização social britânica T4 Education teve duas escolas brasileiras como destaque no ano passado. A Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG), venceu na categoria “Escolha da comunidade”, com o maior número de votos.

A EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), ganhou na categoria “Apoio a vidas saudáveis”, com um programa socioemocional relevante desde a pandemia.

➡️ Para acompanhar o prêmio e as próximas inscrições, acesse o site da T4 Education, responsável pelo projeto

WISE Prize for Education

Em 2023, o prêmio da Qatar Foundation celebrou a trajetória de Safeena Husain, fundadora da Educate Girls, uma organização sem fins lucrativos que faz parceria com o governo da Índia para identificar, matricular e reter meninas fora da escola. 

Desde sua fundação em 2007, ações da instituição levaram à matrícula de 750 mil meninas na escola e melhoraram os resultados de aprendizagem de mais de 1,3 milhão de crianças. Sob a orientação de Safeena, a ONG alcançou grandes marcos globais – o primeiro Título de Impacto Social do mundo na educação e se tornando o primeiro projeto Audacious da Ásia.

➡️ Para acompanhar o prêmio e as próximas inscrições, acesse o site da Qatar Foundation

Prêmio Territórios Tomie Ohtake

Idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, a premiação, voltada às escolas públicas, valoriza os saberes locais na aprendizagem, o encontro entre estudantes e o território e a adoção de políticas de educação integral e democrática. Veja quais foram as escolas selecionadas.

Nos vídeos a seguir, você confere dois bate-papos com educadores premiados. 

➡️ Para acompanhar o prêmio e as próximas edições, acesse o site oficial 

Prêmio Educador Nota 10

Criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e, em 2023, correalizado com o Instituto Somos, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece o trabalho de professores de escolas públicas e privadas de todo o país. Em 24 edições, foram recebidos mais de 82 mil projetos, com 261 educadores premiados.

Confira os premiados no vídeo abaixo:

➡️Para acompanhar o prêmio e as próximas edições, acesse o site oficial do Educador Nota 10

Prêmio Educador Transformador

Criado pelo Instituto Significare e realizado em parceria com Bett Brasil e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o prêmio busca valorizar educadores e promover projetos transformadores implementados na educação básica. Em 2023, recebeu quase 3 mil inscrições. Confira, em detalhes, as iniciativas premiadas.

➡️Para acompanhar o prêmio e as próximas edições, acesse o site oficial do Educador Transformador

Prêmio LED 2024

A premiação da Globo e da Fundação Roberto Marinho Globo e da Fundação Roberto Marinho que reconhece projetos inovadores dentro e fora de escolas definiu recentemente os vencedores da última edição.

Na Paraíba, “Cine Jericóllywood: Transformando a Educação pelo Audiovisual” promove a produção audiovisual em comunidades da zona rural de Serra Branca, no Cariri. Outro projeto do mesmo estado, “Esperança no Espaço“, foi reconhecido na categoria “Empreendedores e Organizações Inovadoras”. Nesta iniciativa, detentos que cumprem pena na Cadeia Pública de Esperança, localizada no Agreste do estado, fabricam telescópios que posteriormente são doados a escolas públicas.

➡️ Conheça todos os vencedores no site do Prêmio LED

Solve for Tomorrow

Programa desenvolvido pela Samsung e já na 10ª edição no Brasil, o Solve for Tomorrow é uma iniciativa global voltada para as juventudes pensarem soluções para problemas atuais. Usando a abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a premiação incentiva projetos de investigação científica ou tecnológica de estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Em 2023, o Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama, em Rondônia, ganhou o primeiro lugar do prêmio, com o projeto “Nanofotocream”, creme feito à base de crajiru (planta medicinal brasileira encontrada na floresta amazônica e na mata atlântica) e óleo de breu. Entre sua lista de funções, protege a pele dos raios solares, previne o câncer de pele e o envelhecimento precoce causado por radicais livres, além de repelir contra insetos. Confira os demais finalistas.


TAGS

competências para o século 21, educação infantil, educação mão na massa, empreendedorismo, ensino fundamental, ensino médio, prêmios, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x