Competências socioemocionais - PORVIR
Crédito: Marcos Suguio

Série de Diálogos

Competências socioemocionais

Especialistas, gestores e educadores discutiram experiências e construíram recomendações para o desenvolvimento de socioemocionais na educação

por Redação ilustração relógio 23 de setembro de 2014

O encontro da “Série de Diálogos – O Futuro se Aprende”, realizada pelo Inspirare/Porvir em parceria com o Instituto Ayrton Senna, destacou a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais na educação. O evento reuniu especialistas, gestores e educadores para discutir experiências e construir recomendações que impactem políticas públicas e práticas pedagógicas. Confira todos os vídeos:

– Jennifer Adams, secretária de educação do distrito de Ottawa-Carleton, no Canadá, fala sobre o processo de inserção do desenvolvimento de competências socioemocionais no currículo das escolas da rede de ensino.

– Anita Abed, consultora da UNESCO e autora de estudo-base sobre competência socioemocionais para o Conselho Nacional de Educação, explica como a abordagem das competências socioemocionais ajuda a formar um cidadão completo.

– Maria Ignez Diniz, especialista da Mathema (SP), fala como mudar a metodologia para ensino de competências socioemocionais para apoiar o trabalho do professor.

– A analista de projetos da Área de Avaliação e Desenvolvimento do Instituto Ayrton Senna Daneila Arai falou sobre a avaliação das competências socioemocionais.

– O diretor do Colégio Estadual Chico Anysio (RJ) falou sobre como preparar as escolas para desenvolver as competências socioemocionais.

– O aluno Marcos Ferrari e a professora Ana Lucia Viana, ambos da Escola Estadual Professora Altina Moraes Sampaio (Araçatuba-SP), falaram sobre o desenvolvimento competências socioemocionais via relação relação interpessoal entre adultos e alunos.

– A professora do Instituto Placidina, Patrícia Costa, falou sobre como utilizar a tecnologia para desenvolver competências socioemocionais.

 

– O Coordenador de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Rogers Mendes, e a Coordenadora Pedagógica da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Matos, Iane Terceiro Nobre, apresentaram a experiência da rede de ensino do estado do Ceará com competências socioemocionais.


TAGS

competências para o século 21, série de diálogos, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

27 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Cynthia

Onde posso assistir esses momentos?

Gisleine Aparecida Leite

Sempre é bom inovar as nossas práticas

Milena

Mudanças de atitudes e reflexões socioemocionais favorecem as competências

Eliane Peres de Souza

EStamos em um momento impar em nossa história educacional, e agora mais do que antes, precisamos valorizar as relações socio emocionais para que possamos desenvolver novos mecanismos de sobrevivencia.

Anônimo

Pode-se concluir que as competências socioemocionais devem ser trabalhadas com intencionalidade nas escolas, juntamente com as questões cognitivas.

Gislene

As mudanças são sempre bem vindas, inovando nossas práticas e valorizando nossas relações

Gislene

As mudanças são sempre bem vindas, inovando nossas práticas e valorizando nossas relações.

Wanessa Graziela da Silva Almeida

As relações socioemocionais são importantes não apenas para a vida acadêmica do indivíduo, mas sim para a sua trajetória de vida como um todo.

andreza

A importância das relações socio emocionais nos dias de hoje é algo muito relevante em sala de aula.

CASSIA REGINA DOS SANTOS LOURENÇO

Precisamos estimular o aumento da autoestima, do relacionar-se consigo mesma, aumentar confiança e resiliência para enfrentarmos os desafios da vida, termos relações mais saudáveis.

Lucimara de Oliveira Medeiros

Sempre é bom inovar nossas práticas.

Cristiane

As relações socioemocionais nos dias de hoje são primordiais para a construção do indivíduo e o fato do ser humano refletir e se reconstruir é o que a nossa sociedade necessita.

Eluana de Oliveira Rodrigues Aparecido

É fundamental inovar sempre!!!

Marlete Batista de Souza

É necessário atualizar o processo educacional com metodologias positivistas,envolvidas com atitudes socioemocionais e interpessoais.

Terezinha Torquato santana

E fundamental ter formação para nós aprofundar os nossos conhecimetos

SILENE SILVA

SOCIOEMOCIONAIS REFLEXIVAS FAVORECEM AS COMPETENCIAS E AS HABILIDADES.

Pedro Brandão

Eu sempre acho rico demais poder explorar outras experiências porque conseguimos olhar a nossa bolha de fora. Excelente artigo, cheio de insights.

isaias rodrigues

promover uma forma de vida,e essencial para o jovem

lusirene silva

conteúdo com muita clareza.

lusirene silva

Após toda essa etapa de pandemia precisamos estimular o aumento da autoestima de cada um educando.

Clara Leal

Compreender as competências socioemocionais nos garante não só melhor entendimento do aluno e das práticas de sala, como também podem nos ajudar a colaborar e entender os pais, nos abre margens para novas abordagens em atendemos melhor a todos

katia Moura Madureira

A constante busca pelo conhecimento ,nos trás a oportunidade de reflexão sobre nossa prática.Dessa forma caminhamos para um aprendizado mais significativo para nosso aluno.

Bruna

muito bom reflexões que construíram muitos conhecimentos

ANA KARLA FIORATTI CAVINATTI

As competências socioemocionais são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional, pois nos equipam com a habilidade de interagir harmoniosamente em sociedade e resolver conflitos com compreensão e respeito mútuo.
 

Claudia Beneti Ribeiro

Precisamos trabalhar em prol de uma educação de qualidade.

Marindia Bavaresco

sempre é bom inovar nossas práticas

CARMEN GILDA FARIAS DE ALBERNAZ DE AVILA

Excelente conteúdo

Canal do Porvir no WhatsApp: Receba as notícias mais relevantes sobre educação e inovaçãoEntre agora!