Competências socioemocionais
Especialistas, gestores e educadores discutiram experiências e construíram recomendações para o desenvolvimento de socioemocionais na educação
por Redação 23 de setembro de 2014
O encontro da “Série de Diálogos – O Futuro se Aprende”, realizada pelo Inspirare/Porvir em parceria com o Instituto Ayrton Senna, destacou a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais na educação. O evento reuniu especialistas, gestores e educadores para discutir experiências e construir recomendações que impactem políticas públicas e práticas pedagógicas. Confira todos os vídeos:
– Jennifer Adams, secretária de educação do distrito de Ottawa-Carleton, no Canadá, fala sobre o processo de inserção do desenvolvimento de competências socioemocionais no currículo das escolas da rede de ensino.
– Anita Abed, consultora da UNESCO e autora de estudo-base sobre competência socioemocionais para o Conselho Nacional de Educação, explica como a abordagem das competências socioemocionais ajuda a formar um cidadão completo.
– Maria Ignez Diniz, especialista da Mathema (SP), fala como mudar a metodologia para ensino de competências socioemocionais para apoiar o trabalho do professor.
– A analista de projetos da Área de Avaliação e Desenvolvimento do Instituto Ayrton Senna Daneila Arai falou sobre a avaliação das competências socioemocionais.
– O diretor do Colégio Estadual Chico Anysio (RJ) falou sobre como preparar as escolas para desenvolver as competências socioemocionais.
– O aluno Marcos Ferrari e a professora Ana Lucia Viana, ambos da Escola Estadual Professora Altina Moraes Sampaio (Araçatuba-SP), falaram sobre o desenvolvimento competências socioemocionais via relação relação interpessoal entre adultos e alunos.
– A professora do Instituto Placidina, Patrícia Costa, falou sobre como utilizar a tecnologia para desenvolver competências socioemocionais.
– O Coordenador de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Rogers Mendes, e a Coordenadora Pedagógica da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Matos, Iane Terceiro Nobre, apresentaram a experiência da rede de ensino do estado do Ceará com competências socioemocionais.