Sindicato consegue aprovação de taxa mais alta pra aluno com deficiência em escolas de SC - PORVIR

Saiu na Mídia

Sindicato consegue aprovação de taxa mais alta pra aluno com deficiência em escolas de SC

por Redação ilustração relógio 3 de março de 2016

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinepe/SC) conseguiu uma nova liminar na justiça, que autoriza escolas do estado a cobrarem taxas de mensalidade mais altas de alunos com doenças físicas e mentais. A regra começou a valer nessa semana para o ensino fundamental e médio, e o sindicato pretende estendê-la às creches. Estima-se que cerca de 1300 alunos possam ser afetados com a medida.

A principal justifica da instituição para a medida é que “pais de crianças normais não deveriam pagar gastos extras com auxílio para os deficientes”. O presidente do Sinepe/SC, Marcelo Batista de Souza, defende a diferenciação da taxa, afirmando que não há preparo para lidar com alunos especiais, além de ressaltar que esses alunos são “agressivos e mordem”.

Segundo a presidente da Comissão de Direitos das pessoas com Deficiência da OAB-SC (Ordem dos Advogados do Brasil), Ludmila Hanisch, a medida fere os direitos fundamentais, além de ser inconstitucional. Três dias depois da aprovação da medida, o Supremo Tribunal Federal julgou a inconstitucionalidade da cobrança diferenciada. Segundo a reportagem do Uol, o assunto será julgado nessa quinta-feira (03).

 

 


Leia a matéria original em Uol Educação

TAGS

inclusão

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x