Site reúne boas práticas de gestão escolar e conecta lideranças de todo o país - PORVIR
Freepik

Inovações em Educação

Site reúne boas práticas de gestão escolar e conecta lideranças de todo o país

Desenvolvida pelo Centro Lemann, a plataforma oferece um passo a passo para a solução de problemas comuns na educação pública, baseando-se em experiências de diretores que já os solucionaram

por Redação ilustração relógio 21 de fevereiro de 2025

Com o retorno de mais de quatro milhões de estudantes às salas de aula neste novo letivo, diretores e diretoras seguem enfrentando desafios recorrentes à educação pública. Para apoiá-los, foi lançada a plataforma “Gestão Educacional na Prática”, um ambiente digital colaborativo que reúne práticas comprovadas e adaptáveis, compartilhadas por gestores escolares de diversas regiões do país.

💬 Tire suas dúvidas e converse com outros educadores nas comunidades do Porvir no WhatsApp

A página oferece soluções detalhadas, organizadas em passo a passo, como se fossem conversas e recomendações de diretor para diretor. A ideia é abordar os problemas enfrentados, os resultados obtidos e a forma como a equidade é considerada em cada estratégia. Além disso, o site disponibiliza ferramentas de aplicação, glossário e materiais de referência para auxiliar a rotina da gestão escolar.

De acordo com Anna Penido, diretora-executiva do Centro Lemann, a plataforma será um espaço de troca e aprendizado entre lideranças educacionais. “A gestão escolar é uma função complexa, e queremos oferecer subsídios para que diretores e diretoras possam inovar com base em experiências bem-sucedidas, promovendo uma educação mais equitativa e de qualidade”, afirma.

Grande parte das práticas disponíveis foi compartilhada por diretoras escolares que participaram do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann. Esse programa já capacitou mais de três mil gestores escolares em 64 redes municipais e três estaduais em todo o Brasil, abordando temas como gestão democrática e liderança compartilhada.

Os relatos estão organizados nos seguintes temas:

  • Alfabetização na idade certa
  • Clima escolar
  • Envolvimento da comunidade na aprendizagem
  • Formação continuada de docentes
  • Gestão de processos e recursos
  • Infrequência escolar
  • Recomposição de aprendizagem

Da observação à ação

Uma das práticas disponíveis na plataforma é a do Centro de Educação Infantil Dolores Lustosa, em Sobral (CE). Com 467 estudantes e 16 docentes titulares, a escola passou por um período de desafios na comunicação. O clima escolar parecia diferente, com falhas no diálogo entre docentes, lideranças e famílias.

Diante desse cenário, a diretora Maria Lucilene de Lima agiu rapidamente e convocou a equipe para elaborar estratégias que fortalecessem a comunicação inclusiva. As ações implementadas incluíram a recepção e entrega dos estudantes, observação das dinâmicas escolares e a prática da escuta ativa e empática, sem julgamentos.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

O detalhamento da rotina implementada na escola de Maria Lucilene, assim como todas as práticas registradas na plataforma, conta com um infográfico explicativo. No caso dessa iniciativa, as sugestões são simples, mas demonstraram eficácia na melhoria do clima escolar. Entre as principais recomendações estão:

  • Ao chegar à escola, realize uma caminhada pedagógico-administrativa para verificar a limpeza, organização e preparação dos espaços para receber os estudantes.
  • Caso identifique algo que necessite de atenção, acione os responsáveis. Participe ativamente do acolhimento no portão de entrada, recepcionando funcionários, famílias e estudantes.
  • Após a entrada da maioria dos estudantes, faça uma caminhada pedagógica pelas salas de aula, planejando a visita a diferentes turmas ao longo dos dias, caso haja muitas.
  • Observe a atuação dos professores, a interação dos estudantes e os diálogos nas salas de aula. Registre pontos relevantes, identificando desafios e oportunidades de melhoria.
  • Se notar alguma situação que demande intervenção — como um estudante sem participação, chorando ou uma sala sem atividade mesmo com o tempo avançado —, avalie a melhor abordagem para lidar com o caso.

Confira as demais práticas na plataforma Gestão Educacional na Prática


TAGS

formação continuada, gestão escolar

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x