Startup promove Olimpíada Digital de Matemática
Presente em redes públicas e privadas, plataforma Matific abre competição para alunos de educação infantil ao 6º ano do ensino fundamental
por Redação 24 de agosto de 2018
A empresa israelense Matific está com inscrições abertas para sua primeira olimpíada digital de matemática, que acontecerá entre 26 de setembro e 9 de outubro. O torneio tem participação gratuita e é destinado a todos os alunos da educação infantil até o 6º ano do ensino fundamental, da rede pública e privada, com idades entre 5 e 11 anos (veja o regulamento).
Serão premiadas as três escolas que obtiverem o maior número de acertos nos jogos propostos, além de professores e alunos com melhor desempenho na plataforma. No total, serão oferecidos R$ 150 mil reais em prêmios e em dinheiro. Os alunos ou classes só vão competir contra outros do mesmo ano/série. A expectativa dos organizadores é atingir a adesão de cerca de 1 milhão de alunos no Brasil para o torneio.
Atualmente, a plataforma está presente em escolas públicas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Entre os colégios privados, sua atuação é concentrada em colégios de São Paulo, com nomes como Rio Branco, Arquidiocesano (Marista), Beit Yaacov, Miguel de Cervantes, Alef Peretz, Mackenzie, Santa Cruz e Mater Dei.
Como funciona
A Matific usa objetos comuns em ambientes comuns com os quais as crianças podem se conectar com os conceitos da matemática. A plataforma não pune as crianças por erros, mas as estimula a experimentar e brincar, promovendo a compreensão.
Tudo é organizado em episódios, ou seja, um grupo de tarefas orientadas por jogos e projetadas para transmitir um conceito, habilidade ou percepção matemática. Cada episódio envolve a criança de 5 a 15 minutos.
Com um algoritmo adaptativo, as crianças podem se reconectar com conceitos fundamentais cada vez mais difíceis, além de reforçar as habilidades aprendidas anteriormente.