Veja destaques de educação da Campus Party Recife - PORVIR
crédito icholakov / Fotolia.com

Inovações em Educação

Veja destaques de educação da Campus Party Recife

O Porvir fez uma seleção de temas que incluem debates sobre REA, games e uma conversa com Dale Stephens, do Uncollege

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 16 de julho de 2013

Começa amanhã a Campus Party Recife 2013, evento que reúne inovações na área da tecnologia, internet e entretenimento eletrônico, e vai até 21 de julho, no Chevrolet Hall e no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. Para aqueles que querem ficar por dentro das discussões que vão envolver inovações tecnológicas e educação, o Porvir tselecionou uma listas com as principais palestras e debates que tratam de temas como o uso das redes para a educação cidadã, empreendedorismo, games e aprendizado e REA (Recursos Educionais Abertos).

Entre os destaques da edição estão Silvio Meira, engenheiro e especialista em computação, que vai dar uma palestra no palco principal, às 10h da manhã do primeiro dia de evento, sobre empreendedorismo e inovação. Dale Stephens, fundador do movimento Uncollege, que já deu entrevista por aqui falando do seu manifesto contra a universidade, se apresentará, no sábado, contando sua experiência transformadora de aprender fora da escola.

Quem não puder ir ao evento, vai poder acompanhar o que acontece por lá pelo Twitter da Campus Party (@campusparty) e a hashtag oficial (#campusparty). As palestras estarão disponíveis, ao vivo, pelo Campus Channel.

Confira a programação:

18 de julho

14:15h – 15:30h: Fórum Apps de Cidadãos para Cidadãos

O Fórum Apps de Cidadãos para Cidadãos vai discutir como a tecnologia e a comunicação podem viabilizar soluções para o dia a dia das pessoas, visando minimzar problemas e melhorar a qualidade de vida. Entre os palestrantes, que vão discutir os conceitos de cidades inteligentes, estão Eugenio Antunes, diretor presidente da Emprel e Gustavo Maia, co-fundador da Colab, uma rede social voltada para a cidadania.

15:45h – 16:45h: Jogos Educativos: novos rumos para o ensino

Com uma geração acostumada desde cedo à tecnologia e interatividade, torna-se necessário buscar um novo modelo de ensino que acompanhe essa tendência, para que o ato de estudar seja atraente e prazeroso. Nesta palestra será discutida como os jogos educativos são uma possível solução nesse cenário e de que forma eles podem dar novos rumos ao ensino. Ricardo Costa – Engenheiro de Computação e Mestre em Computação Gráfica pela PUC-Rio, atua como professor no Instituto de Tecnologia ORT e é co-fundador da empresa Magistral Game Studios, que tem foco no desenvolvimento de jogos on-line.

15:45h – 16:45h: Empreendedorismo – Comportamento empreendedor faz toda a diferença

Nesta palestra serão resumidas as dez características empreendedoras que fazem a diferença na hora de iniciar um negócio. A palestrante Conceição Moraes é mestre em Gestão Empresarial e atua há catorze anos no SEBRAE/PE, promovendo cursos e consultoria.

20:15h – 21:15h: Smart Cities x Smart Citizens: o segredo está na tecnologia ou nas pessoas?

A visão hi-tech defende um conceito que envolve o uso massivo de tecnologias da informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida em cidades. Outra visão defende que Smart Cities trata-se de pessoas. Os participantes vão discutir se a realização de Smart Cities deve focar nas mudanças na cidade ou no pensamento dos cidadãos.

20:15h – 21:15h: REA – Recursos Educacionais Abertos – do conceito à ação

Entenda o que são Recursos Educacionais Abertos, desde o seu conceito até as permissões que estão no cenário. Qual licença usar? Onde podemos encontrar? Como contribuir para enriquecer essa área? A palestrante Salete Farias Almeida é formada em Ciência da Computação pela UFMA e mestre em Engenharia de Eletricidade – Área Ciência da Computação – pela UFMA.

20:15h – 21:15h: Empreendedorismo – Aprender a Empreender

Conheça as experiências de educação empreendedora da região, o que é ensinado e por que elas são essenciais se queremos tornar o Brasil uma referência internacional no cenário de startups. Palestrantes: Genésio Gomes, idealizador e coordenador do projeto Células Empreendedoras e professor do curso de Engenharia Computação da POLI/UPE (Universidade de Pernambuco), Juliana Queiroga, formada em Relações Internacionais pela FIR e cursando Gestão Empresarial pela FGV, é coordenadora da Endeavor para a região Nordeste e Eduardo Rocha, organizador do Startup Weekend Recife e gestor da Incubadora Cesar.Labs do C.E.S.A.R.

21:30 – 22:30 Jogos contra o Crack

Apresentação de games que contribuem para a formação de cidadãos por meio da educação. com uma linguagem lúdica que apresentem situações do dia a dia. Os jogos As Aventuras de Biu Biu e Desafios da Vida têm o objetivo de serem usados como narrativas interativas para a informação e prevenção ao não uso às drogas, em especial ao Crack, estabelecendo um diálogo entre estudantes infanto-juvenil e professores das escolas da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco sobre os malefícios das drogas. O palestrante Breno José Andrade de Carvalho é designer, professor e coordenador do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco.

19 de julho

11:15h – 12:30h: Criatividade: De onde vem? Para onde vai? Do que se alimenta?

O palestrante Edney Souza, um dos fundadores da primeira rede de blogs do Brasil, vai falar sobre maneiras de expandir a mente e usar cada vez mais a criatividade.

15:45h – 16:45h: Celulares, mobilidade e currículo nas escolas das redes públicas de ensino – encontro possível?

Conversa sobre juventude, cultura digital e mobilização de dispositivos móveis a favor de aprendizagens propostas nos currículos das redes públicas, destacando lições aprendidas no desenho e implementação de projeto para alunos de escolas municipais de São Vicente – SP e Caraguatatuba – SP. Palestrante: Ghisleine Trigo Silveira Licenciada em Biologia e Pedagogia, com Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Saúde Pública.

10:00h – 11:00h: Metareciclagem, robótica e educação: como isso se conecta?

Entenda como robôs podem ser contruídos por qualquer pessoa por meio do uso de lixo tecnológico e como a robótica pode trabalhar novas formas de ensinar nas escolas. O palestrante Marcos Egito Isaac Ferreira é técnico em Inclusão Digital no Centro Marista Circuito Jovem/CRC Recife e articular do Coletivo Marista de Tecnologias Livres.

20 de julho

13:00h – 14:00h: Dale Stephens

O fundador do movimento Uncollege, Dale Stephens, vai falar sobre sua perspectiva sobre o futuro da educação que, segundo ele, não vai ser dentro das escolas. Para ele, o aprendizado pode estar em qualquer lugar, a qualquer mmomento. Dale, que já foi destaque em publicações respeitadas como a Wired e o New York Times, vem ao Brasil para falar também sobre seu primeiro livro, o Hackin your Education, ainda sem tradução para português.

14:30h – 15:30h: Games e sociedade: quando o entretenimento vira cultura

Os games evoluíram e deixaram de ser só um passatempo para uma cultura que faz parte da sociedade. A discussão, que terá a presença de João Coscli, jornalista especializado em games, vai tentar entender como chegamos até aqui e para onde vamos com a presença cada vez maior das tecnologias e dos jogos.


TAGS

campus party, dispositivos móveis, empreendedorismo, jogos, negócios de impacto social, programação, recursos educacionais abertos, robótica, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x