Vencedores do prêmio ‘Jovens Vozes’ criam soluções para os ODS
Com propostas baseadas na sustentabilidade e no meio ambiente, alunos entre 13 e 17 anos, de 12 países, projetam um futuro mais verde e sustentável
por Redação 22 de outubro de 2024
Que tal construir telhados verdes nas escolas para diminuir a poluição e atenuar as temperaturas externas? Ou desenvolver um sensor para detectar incêndios de forma mais rápida? Estes são alguns projetos que acabam de vencer o prêmio “Jovens Vozes”, promovido pelas organizações Teach the Future e School of International Futures.
O título da iniciativa, The Next Generation Foresight Practitioner – Young Voices (em português, algo como Prêmios Jovens Vozes para Praticantes de Planejamento Futuro da Nova Geração) busca dar visibilidade a iniciativas de jovens de 12 a 17 anos de diferentes partes do mundo, voltadas, em linhas gerais, ao meio ambiente.
💬 Tire suas dúvidas e converse com outros educadores nas comunidades do Porvir no WhatsApp
Com foco nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), as propostas selecionadas em 2024 incluem ação climática, educação de qualidade e cidades sustentáveis.
Ao todo, o prêmio recebeu 89 inscrições completas. Entre os países finalistas, estão Índia, Cazaquistão, Malásia, Indonésia, Egito, Estados Unidos, Paquistão, Quênia, Nigéria, Vietnã, Nepal, Botsuana e Emirados Árabes Unidos. Apesar de o Brasil ser um dos países com o escritório do projeto Teach the Future, apenas o Peru foi selecionado como único representante da América Latina.
Conheça os 10 vencedores:
Primeiro Lugar
💵 Prêmio: US$ 1 mil
Aarin Bothra (EUA)
Estudante do terceiro ano da Oswego East High School, em Illinois (EUA), Aarin Bothra é apaixonado pelas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), linguística e meio ambiente. É cofundador da ONG Seeds of Hope, que oferece sementes de plantas nativas para evitar a perda das pradarias (vegetação típica de seu estado). Aarin engaja moradores locais na restauração de ecossistemas e no combate às mudanças climáticas.
Vencedores do segundo lugar
💵 Prêmio: US$ 500
Belén Yaspana (Peru)
Shine and Be You (Brilhe e seja você, em tradução livre) é um projeto de empoderamento feminino. Por meio da dança, a iniciativa promove o bem-estar emocional, desenvolve habilidades interpessoais e fomenta a igualdade de gênero entre meninas adolescentes de baixa renda, contribuindo para os ODS 3, 4 e 5 (boa saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de gênero, respectivamente).
Siow Jia Xin (Malásia)
O projeto Second Life (Vida sustentável) aborda a desigualdade educacional global, reaproveitando baterias de carros elétricos usadas para armazenamento de energia, a fim de fornecer acesso à internet em escolas e transformar resíduos plásticos em ferramentas educacionais.
Bibhuti Bhattarai (Nepal)
Um projeto no Nepal visa conscientizar sobre os perigos dos fertilizantes químicos e pesticidas. A iniciativa foca na educação de mulheres e meninas sobre os riscos à saúde durante a gravidez e a menstruação, em resposta ao uso generalizado de substâncias tóxicas na agricultura.
Outros 6 projetos finalistas
Aditya Jha (Índia)
Desenvolvido pelo jovem Aditya Kumar Jha, HepaEase (uma combinação de “Hepa”, que se refere ao fígado, do inglês “Hepatic”, e “Ease”, que significa facilitar ou tornar mais fácil) é um biossensor inovador e de baixo custo para detecção precoce da Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica, visando melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde e reduzir desigualdades.
Hitishaa Goyal (Índia)
O projeto Pehchaan Saathi (Parceiro de Identidade) trabalha para melhorar a vida dos povos marginalizados da Índia, facilitando o acesso a documentos governamentais e programas de assistência, colaborando com líderes comunitários e jovens voluntários para promover soluções de longo prazo.
Pragyaan Gaur (Índia)
RoofScape (Telhado Verde) é uma iniciativa para combater a poluição extrema e o calor em Delhi, instalando telhados verdes em escolas governamentais, proporcionando um ambiente protegido para os alunos e promovendo a conscientização sobre sustentabilidade.
Parisha Thakkar (Índia)
Esta iniciativa combina The Ecocery, uma loja de produtos ecológicos, com The Red Badge of Courage, que fornece absorventes menstruais biodegradáveis a mulheres em situação de vulnerabilidade, criando um modelo de negócio que promove a vida sustentável.
Monica Onyango (Quênia)
Uma jovem inovadora da vila inundável de Nyando desenvolveu um método de secagem solar para preservar vegetais nativos, abordando a insegurança alimentar e as perdas pós-colheita, transformando dificuldades pessoais em uma solução comunitária.
➡️ Clique aqui para conhecer as 17 menções honrosas, representando cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (site em inglês).
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades